Foton divulga balanço de vendas do primeiro trimestre na China.
Marca é líder absoluta no segmento de leves com 22,3% de market share
Com mercado total de 794.100 veículos, Foton detém a liderança com 14,6% de market share
No segmento de médios, Foton também é líder com 32,7% de share
A Foton, maior empresa de veículos comerciais da China, apresentou um resumo do seu resultado de vendas do primeiro trimestre de 2020. De acordo com o relatório, o mercado chinês absorveu um total de 794.100 veículos de carga no período, desde o segmento de leves até o de pesados. Desse volume a participação da Foton foi de cerca de 116 mil unidades, o que representa 14,6% de market share sobre o mercado total e a liderança no mercado chinês. As projeções presentes no relatório até o final de 2020 apontam vendas de 3.176.400 veículos, sem considerar os microtrucks, que se encaixam na categoria menor ou igual a 1,8 tonelada de PBT. Até o final de 2020 as projeções para o mercado total apontam para um volume de 464 mil unidades somente para a Foton.
No segmento de médios, que compreende veículos com PBT de 6 a 14 toneladas, a Foton comercializou 26.6 mil unidades com 32,7% de market share, com a liderança.
Um dos segmentos mais expressivos da China na atualidade é o de veículos comerciais pesados, com um volume de 274.100 unidades, PBT maior que 14 toneladas, no qual a Foton comercializou 23.700 unidades.
Dentro deste segmento de pesados, na categoria de caminhões equipados com transmissões automatizadas, a Foton é líder de mercado com 60% de share para esta configuração. Nele, a Foton trabalha com transmissões AMT automatizadas da ZF, cujo mercado total foi de 6.325 veículos com essa tecnologia, ainda crescente no país.
Mercado de Leves é o maior da China – De acordo com o relatório divulgado, o maior mercado da China atualmente é o de leves, que corresponde à faixa acima de 1,8 até menor que 6 toneladas de PBT, com um volume total de vendas de 335.100 unidades. A Foton participa deste segmento com 74.800 veículos e 22,3% de share, como líder absoluta. Para este segmento há perspectivas de um volume de vendas de aproximadamente 300 mil unidades somente da Foton até o final deste ano. De acordo com o relatório, a marca concorrente mais próxima da Foton alcançou 11,9% de participação no período.
Dentre as marcas chinesas que exportam veículos comerciais para os países das Américas no período destacado, a Foton também atingiu a liderança com 1.164 unidades comercializadas para vários países do continente e 26,8% de market share.
No primeiro trimestre do ano, a Foton foi considerada mais uma vez uma das “100 mais valiosas marcas automotivas no mundo em 2020”, pela agência britânica, Brand Finance.