Avaliação da Semana – Renault Duster Tech Road – Uma SUV que une o estilo off-road e o estilo selva de pedra.
Avaliamos a série limitada do Renault Duster Tech Road, que reúne diversos equipamentos que preenchem as necessidades de quem busca um carro neste segmento SUV, ainda mais com o motor 2.0 16V Hi-Flex e com câmbio de 6 marchas.
Baseado na versão Dynamique, o Duster Tech Road está disponível em três configurações: 1.6 16V Hi-Flex com câmbio manual de cinco marchas; 2.0 16V Hi-Flex com transmissão manual de seis marchas (essa versão que avaliamos) e 2.0 16V Hi-Flex, com caixa automática de quatro velocidades, ambas com tração 4X2.
Na verdade, o modelo reúne uma série de equipamentos, além do motor eficiente e câmbio manual justo, que propiciam grande satisfação a motorista e até mais quatro acompanhantes. O SUV, apesar desta versão não contar com tração das quatro rodas, acaba cumprindo bem o papel, de carro robusto para enfrentar o trânsito das cidades e rodovias, sem se aventurar no fora de estrada. Nada mal para um veículo que custa R$ 63.900 na versão avaliada. Ou seja, completo e com preço honesto.
O motor 2.0 16V cumpre bem sua função nas mais diversas situações. Desenvolve a potência de 142 cv (etanol) / 138 cv (gasolina) a 5.500 rpm e torque máximo de 19,7 kgfm (gasolina) / 20,9 kgfm (etanol) a 3.750 rpm
O bem estar é garantido justamente pelos equipamentos embarcados, como o sistema Media Nav que oferece uma tela sensível ao toque (touch screen) de 7 polegadas, integrada ao painel do veículo. Com display colorido e botões grandes, os menus são de fácil identificação e configuração. Em poucos toques, o motorista tem acesso a úteis tecnologias, graças a um sistema totalmente intuitivo. Na função rádio, por exemplo, o equipamento exibe as estações por frequência, com opção de memorização de até 12 emissoras. As músicas podem ser executadas por meio do celular (via Bluetooth) ou por fonte auxiliar (via USB). A entrada auxiliar faz parte da conectividade do Media Nav e permite conexão ao mp3 player.
Outra importante função do equipamento é a de GPS. Para permitir que o motorista chegue ao seu destino sem ter problemas com o caminho, o sistema de navegação tem uma fácil programação de destinos e vasta lista de pontos de interesse. É possível programar e salvar a rota, enquanto o mapa é mostrado na tela. A hora programada para chegada ao destino, a distância a percorrer, a velocidade média e outras informações importantes também são passadas ao condutor.
O Media Nav do Duster Tech Road oferece comandos satélites na coluna de direção e possibilita que o motorista manuseie as funções mais úteis como, trocar de música, atender e terminar chamadas, trocar estações do rádio sem tirar as mãos do volante.
O Duster Tech Road tem visual esportivo, com destaque para os faróis de máscara negra e as rodas de alumínio aro 16, na cor cinza Inox. Nas laterais, ganham realce os adesivos na parte de baixo da porta com a inscrição Tech Road” harmonizando ainda mais o design e o adesivo preto na coluna B.
Apesar de ter um design não tão moderno, em comparação com outros modelos da concorrência, que primam por linhas futuristas e seguem praticamente na mesma toada, o Duster prima pela robustez. Com 4,32m de comprimento e 1,82m de largura, não chega a ser grande demais que se torna um problema para, por exemplo, encontrar vagas. O espaço para passageiros permite acomodar com conforto cinco pessoas e o porta-malas conta com capacidade para até 475 litros.
São de série do Duster Tech Road direção hidráulica, ar-condicionado e travas e vidros elétricos, freios com sistema ABS e airbag duplo também já são de série. Também vem equipado com computador de bordo, bolsas do tipo canguru atrás dos bancos dianteiros, porta-malas e porta-luvas com iluminação, retrovisores externos com regulagem elétrica, sensor de estacionamento traseiro e volante com revestimento em couro e com regulagem de altura. O único opcional fica por conta dos bancos com revestimento em couro.
Na avaliação de seus consumidores o Renault Duster Tech Road além de suprir as expectativas esta se mostrando um carro com um excelente consumo; tanto na estrada quanto na cidade como informou o proprietário do veículo o Sr. José Roberto Almeida. Já na opinião do Sr. Alexandre Barbosa além de econômico o carro é muito confortável, ágil e com motor vigoroso uma SUV de fácil dirigibilidade e suave em suas tocas de marchas.
A seguir apresentamos a ficha completa do Renault Duster Tech Road.
Motor | Dianteiro, transversal |
Número de cilindros | 4 cilindros |
Número de válvulas | 16 válvulas |
Combustível | Flex |
Cilindrada (cm³) | 1 998 cm³ |
Potência (cv) | 142 cv (E) / 138 cv (G) a 5 500 rpm |
Torque (mkgf) | 20,9 mkgf (E) / 19,7 mkgf (G) a 3750 rpm |
Câmbio | Manual, 6 marchas |
Tração | Dianteira |
Suspensão dianteira | Independente, McPherson |
Suspensão traseira | Eixo de torção |
Direção | Hidráulica |
Rodas | Liga leve, 16 |
Pneus | 215/65 R16 |
Comprimento (m) | 4,31 m |
Largura (m) | 1,82 m |
Altura (m) | 1,70 m |
Entre-eixos | 2,67 m |
Porta-malas / Caçamba (l) | 475 l |
Tanque (l) | 50 l |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1 294 kg |
Consumo de Combustível
Consumo Cidade Km/ L ( Álcool) |
8,8 Km/l |
Consumo Cidade KM/L (Gasolina) |
11,3 Km/l |
Consumo Estrada KM/L (Álcool) |
11,8 Km/l |
Consumo Estrada KM/L (Gasolina) |
15,2 Km/l |
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