Automobilismo Internacional – Porsche apresentou o novo 935 ‘Moby Dick’.
Como celebração do seu 70º aniversário, a Porsche revelou uma nova edição do seu mítico 935, que nasceu a partir da base do 911 GT2 RS. Esta é uma edição limitada, e serão construídos apenas 77 exemplares, sendo que o primeiro dono receberá o seu carro em junho do próximo ano.
A Porsche revelou o novo 935, por ocasião do seu evento “Rennsport Reunion” que celebra os 70 anos da marca, numa apresentação que teve lugar no Laguna Seca Raceway, na Califórnia. Com uma carroceria resultante do lendário Porsche 935/78 será produzido num número limitado de 77 unidades: “Este carro espetacular é um presente de aniversário da Porsche Motorsport para os adeptos de todo o mundo”, disse o Dr. Frank-Steffen Walliser, vice-presidente da Porsche Motorsport e GT Cars. “Como o carro não é homologado para estrada, engenheiros e designers não necessitaram seguir as regras usuais e, portanto, tiveram liberdade no desenvolvimento”.
A tecnologia baseia-se no Porsche 911 GT2 RS. Como seu antecessor histórico, a maior parte da carroceria foi substituída ou complementada por peças de fibra de carbono. Com sua traseira estendida mais simplificada, o 935 atinge, ainda assim, um comprimento de 4,87 metros. Tem 2,03 metros de largura.
A aerodinâmica é completamente nova e presta homenagem ao Porsche 935/78 Le Mans, que os adeptos apelidaram de ‘Moby Dick’ devido à sua forma alongada, carenagem maciça e base de cor branca. Os difusores de ar nas cavas das rodas dianteiras, que também estão presentes no Porsche 911 GT3 R, aumentam a força descendente no eixo dianteiro. Medindo 1,909 milímetros de largura por 400 milímetros de profundidade, a asa traseira empresta equilíbrio aerodinâmico.
Muitos detalhes exteriores são uma saudação aos carros vencedores na história do automobilismo da Porsche: As rodas aerodinamicamente fechadas são semelhantes às do 935/78, com as luzes traseiras LED nas longarinas traseiras adotadas do Porsche 919 Hybrid LMP1. Os espelhos laterais vêm do atual 911 RSR vencedor de Le Mans, com os tubos de escape em titânio expostos, modelados no Porsche 908 de 1968.
No cockpit, o botão na alavanca da manete da caixa de câmbio tem um design de madeira laminada e lembra o que existia no 917, o 909 Bergspyder e o supercarro esportivo Carrera GT. O volante de carbono e o mostrador colorido foram retirados do 911 GT3 R do modelo de 2019.
O novo 935 é equipado com um moderno motor bi-turbo de seis cilindros e 3,8 litros, que é em grande parte idêntico à unidade montada no 911 GT2 RS. A potência é transferida para o motor traseiro através de uma caixa de sete velocidades (PDK), com suspensão rígida da caixa de velocidades no eixo traseiro de 310 milímetros de largura. Tal como nos modelos de estrada GT do 911, o condutor muda de velocidade através de patilhas posicionadas no volante.
O novo Porsche 935 pode ser encomendado a partir de 701.948 euros, mais o IVA específico do país de destino.
Galeria de Imagens: