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Avaliação da Semana – Renault Captur, conforto, eficiência e durabilidade são pontos marcantes deste veículo.

Nesta semana andamos com o Renault Captur Intense 1.6 2018, no qual fizemos uma viagem de 500 Km (ida e volta) aproximadamente, e nela pudemos constatar as qualidades na qual a fabricante francesa conta para alcançar ainda mais o prazer e o desejo do povo brasileiro; nelas estão latentes o conforto, a eficiência e sua durabilidade.

 

Com o Captur a Renault quer conquistar o consumidor mais conservador, que usa o carro para viajar, ir ao shopping, curtir um passeio com a família etc. A marca também aproveitou o belo desenho da sua carroceria para aumentar a sua conectividade e a oferta de easy life. Além da grande novidade da versão avaliada, o câmbio X-Tronic CVT.

 

 

A transmissão X-Tronic CVT, amplamente utilizada pela Aliança Renault-Nissan em todo o mundo, está disponível no Captur 1.6 SCe. O casamento do moderno câmbio continuamente variável – que tem opção de seis marchas simuladas – com o novo motor 1.6 SCe garante um rodar suave e silencioso em velocidade de cruzeiro. Além disso, o motor pode ser mantido em rotação constante, auxiliando no menor consumo de combustível. Tal situação foi constada em nosso teste feito em perímetro urbano.

O câmbio X-Tronic CVT traz uma transmissão adicional, garantindo menor tamanho e peso do conjunto. Esta solução permite que o conjunto mecânico seja 10% menor e 13% mais leve. Além disso, como neste câmbio as polias não entram em contato com o óleo, se obteve a redução do nível de atrito em 30%.

 

Pensando no conforto, há o sistema Lock-up com Active Slip Control. Neste sistema, a polia é liberada de forma gradual para que o torque seja transmitido de forma linear. Essa característica garante acelerações com respostas mais vigorosas e sem alternâncias, pois “segura” a polia e a solta de forma gradual para que o torque seja transmitido de forma linear e rápida.

Motor e Conforto são os pontos fortes

Sob o capô, está o motor 1.6 16V SCe, que entrega 120 cv e 16,2 kgfm a 4.000 rpm, que é um pouco fraco para o peso do SUV, que é de 1.352 kg. As arrancadas são normais, sem muita pressão e a desenvoltura do Captur poderia ser mais empolgante, mas nada que desabone a sua origem. Ao jogar a manopla do câmbio para a esquerda, o motorista até pode controlar as mudanças de marcha.

 

O conforto à bordo chama a atenção no Captur, que conta com isolamento acústico reforçado e suspensão bem calibrada, que até possuem um ajuste mais durinho e conservador, mas nada que comprometa a vida dos ocupantes, tanto na frente, quanto atrás. Seu porta-malas de 437 litros, se destaca entre os concorrentes, traz a mesma capacidade oferecida pelo Honda HR-V, porém maior que o dos rivais.

 

Bem equipada, a versão avaliada Intense vem com quatro airbags e dos essenciais controles eletrônicos e tração e estabilidade, o modelo possui itens como partida por botão e chave presencial, ar-condicionado digital, sensor e câmera de ré, sensores de chuvas e crepuscular, controlador de velocidade e volante com acabamento de couro e comandos do rádio e telefone, além da central multimídia Media NAV.

 

No que diz respeito ao consumo o Captur não surpreendeu. Mesmo com o modo Eco ativado e gasolina no tanque, suas médias de consumo foram de 11,5 km/l na cidade e 14,7 km/l  na estrada,  com etanol, esses números caem para 7,3 km/l e 8,1 km/l, segundo dados do Inmetro. A versão 1.6 CSe com câmbio CVT parte de R$ 84.900 (Zen) chegando a R$ 89.950 (Intense, versão avaliada)conforme informaremos a seguir utilizamos um posto de nosso confiança e controle para que podíamos aferir as medições.

 

Abastecemos o veículo no Posto de Serviço Jardim da Glória, na Avenida Lins de Vasconcellos, 1867 – Jardim da Glória – São Paulo/ SP; onde colocamos 40 litros de gasolina original Ipiranga. Gostaríamos de agradecer ao Sampaio (gerente do posto) pela parceria com a Veloxtv neste ano para realização do nosso trabalho.

 

 

O Captur tem garantia de fábrica de 3 anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. Clientes que optarem pelas facilidades de financiamento via Banco Renault têm 5 anos de garantia total. O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.

 

Outro fator positivo do Captur é sua direção, de assistência eletro-hidráulica, ela é precisa e eficaz, permitindo uma dirigibilidade muito interessante na cidade, ao mesmo tempo que ganha a necessária “dureza” em velocidades maiores.

Ainda antes de um resumo final sobre nossa avaliação, uma breve observação aos resultados do modelo que tem atualmente cerca de um ano e meio de mercado brasileiro. Se os primeiros meses foram de aceitação lenta, os últimos vêm trazendo mais folego ao SUV francês. Foram 1367 unidades vendidas em Março e 1684 ao longo do mês de Abril, totalizando 5632 unidades emplacadas em 2018, segundo a Fenabrave.

 

Como resumo, e aproveitando os dados com os resultados nas concessionárias, o Captur, nesta versão testada por nós, é vendido pelo valor recomendado de R$ 89 950,00, e mantem todas as qualidades que já conhecíamos do modelo, com um design muito interessante e moderno, o interior sólido e com muito espaço, adicionando os principais itens exigidos para os veículos do segmento, mas em que faltava a eficiência mecânica, motor/câmbio, situação vencida com a introdução desta versão equipada com o câmbio CVT e motor 1.6, e que o posicionou agora como o mais interessante e equilibrado da linha Captur, entregando mais conforto e eficiência ao veículo.

 

 

 

 

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