FIA WEC: BoP vai favorecer a Aston Martin em Nürburgring, reduzindo seu peso em 20kgs.
Apesar do êxito conseguido nas 24 Horas de Le Mans, onde venceu a categoria GTE Pro, a Aston Martin vai ter o peso reduzido para a próxima prova do FIA WEC. Em Nürburgring os Vantage GTE vão se beneficiar de uma redução de peso de 20 kg bem como um restritor de ar 0,1 milímetros mais largo, em comparação ao que utilizaram nas 6 Horas de Spa-Francorchamps.
Porque é que isto acontece? A FIA não tem em consideração á “clássica prova francesa de endurance”, que não é tida em conta pelo novo sistema de BoP (Balanço de Performance), que recorre a um algoritmo desenvolvido conjuntamente com as montadoras que participam na categoria GTE Pro.
Comparado com a sua configuração de Le Mans, que tem um BoP específico, o Aston Martin irá correr em Nürburgring 5 kg mais leve (1188 kg em vez de 1193 kg) e também com um restritor de ar mais largo (29,7mm em vez de 29,5mm), enquanto os dois Porcshe 911 RSR e os Ford GT estarão mais pesados relativamente à prova do mês passado.
Enquanto o BoP do Porsche permanece idêntico ao que utilizou em Spa, já o Ford corre 20 kg mais pesado, apesar dos níveis de ‘boots’ do turbo dos carros da oval são os mesmos da prova belga.