Mercado Europeu – Toyota GT 86
A Toyota ‘reformulou’ o GT86, fezando algumas alterações estéticas, melhorou a suspensão e direção, mas como em equipe que ganha não se mexe… muito, tudo o resto ‘está lá’ e é bem bom. (obrigado) Toyota…
Foi preciso coragem para construir este Toyota GT86, um pequeno esportivo desenvolvido pela Toyota e Subaru. Nasceu em 2012, chama-se Toyota 86 na Ásia, Austrália, África do Sul e América, GT86 na Europa e Nova Zelândia e FT86 na Nicarágua e Jamaica. ‘Chama-se’ ainda Subaru BRZ em todo o mundo e chamava-se Toyota Scion FR-S nos EUA e Canadá. Até há bem pouco tempo. É tudo isto, mas é também um daqueles automóveis ‘out of the box’, num mundo de muitas ‘Maria vai com as outras’. Foi preciso muita coragem para o ‘meter’ cá fora, mas que valeu a pena não há dúvida, pois o carro é fantástico a vários níveis.
Este GT86 tem esse bordão, pois foi pensado precisamente para isso e construído para oferecer ao condutor o máximo de prazer possível ao volante, dentro do contexto, claro. Este GT86 é bem ‘leve’, tem um motor boxer de 2.0 litros e 200 cv, tração traseira, uma estética arrebatadora – gostos não se discutem, mas pronto – e tem essencialmente muito para oferecer em termos de prazer em dirigir. Logicamente, com os mais de 44.000€ que custa, consegue comprar muitos outros carros totalmente ‘racionais’, mas… desconfiamos seriamente que num mundo que esta mudando muito rapidamente, esta questão do prazer de condução pode estar a esbater-se e daqui a uma geração se vê em caso de dúvidas já poucos vão saber o que isso é. Mas nesse sentido só posso dar por feliz por estarmos vivendo os últimos tempos em que se extrai algum prazer da condução dos carros. E invejo os ‘antepassados’ que se divertiram à grande, nos anos 60 e 70, sem ‘ajudas’, só mesmo ‘com’ o prazer de guiar.
Pequenas Alterações
Voltando ao presente e ao GT86, logicamente que carros perfeitos não há e por isso a Toyota teve que fazer alguns ‘tweaks’ neste GT86, corrigindo as queixas que foi ouvindo. A dinâmica do GT86 foi melhorada com a introdução de uma nova suspensão, que é agora bem mais dura e que ajuda claramente a subir um nível na ligação do carro à estrada, e deu ao GT86 uma agilidade e estabilidade que não tinha. O chassis foi reforçado e a direção é agora mais informativa.
O carro devolve boas sensações, que precisa de muita ‘mão de obra’, pois não confie muito nestes pneus para andar sempre bem agarrado ao chão, pois não é preciso muito mais do que uma qualquer aceleração para sentir a traseira ‘nervosa’. Portanto, diversão é ‘coisa’ que não vai faltar e aquela sensação de sermos bem ‘empurrados’ num tração traseira, leve e com 200 cv, está sempre presente. E sabe onde me diverti mais? A subir a Lagoa Azul, pois é o pedaço de estrada perfeita para aproveitar bem o motor boxer feito pela Subaru e a caixa manual de seis velocidades de relações bem curtas e precisas. E não faltou, já lá em cima, na esquerda junto ao posto de observação dos bombeiros, a traseirada da ‘ordem’, algo quase inevitável aqui e ali. De qualquer forma, em termos globais, a frente é bem confiável e sem andar a exagerar, a traseira também fica lá atrás, quieta.
A Toyota manteve o mesmo motor, um 4 cilindros boxer, 2.0 litros e 200 cv, que aliado ao baixo peso do carro lhe dão uma grande alma, pois este GT86 precisa apenas de 7.6s para chegar dos 0 aos 100 Km/h, isto para uma velocidade máxima de 226 Km/h. De qualquer forma há um pormenor que é preciso referir. Provavelmente este Toyota GT86 conseguiu uma aura após o seu nascimento em 2012 que agora terá mais dificuldade em manter, pois apesar de não ter perdido predicados, antes pelo contrário, também não ganhou nada de muito novo que lhe permita destacar-se claramente. A verdade é que também não há muitos carros assim, talvez o Mazda MX-5, que é mais barato mas também bem menos potente, ou o 124 Abarth, ambos modelos que rivalizam com esta proposta da Toyota.
Melhores Imagens
Ficha Técnica
Motor – 4 cil. boxer, injeção direta, gasolina
Cilindrada – 1998 cm3
Transmissão – Traseira
Cx Vel – 6 vel. manual
Potência – 200 cv/7000 rpm
Binário – 205 Nm/6600 rpm
Vel máx – 226 km/h
Aceleração – 7,6 s (0-100 km/h)
Consumo – Médio 7,8 l/100 km, AutoSport 8,9 l/100 km
Suspensão dianteira – Tipo McPherson
Suspensão traseira – Eixo de torção
Travões dianteiros – Discos ventilados
Travões traseiros – Discos
Peso – 1297 kg
Depósito – 50 l
Mala – 243 l
Emissões – 180 g/km CO2
Preço base – 44.200 €