Volvo Cars revelará o novo XC60 no Salão do Automóvel de Genebra.
Modelo apresenta três novos recursos avançados de direção assistida
Novo XC60 promete ser um dos destaques do prestigiado evento europeu
SUV médio de luxo tem lançamento confirmado no Brasil no segundo semestre deste ano
A Volvo Cars vai apresentar o sucessor do XC60 – utilitário esporte médio mais vendido da Europa, com mais de 1 milhão de unidades em oito anos – no Salão do Automóvel de Genebra, que ficará aberto ao público de 9 a 19 de março.
Com o novo modelo, a fabricante sueca consolida sua liderança no segmento ao desenvolver o SUV sobre a inovadora plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), a mesma dos veículos da série 90. Sua grande versatilidade garante ao modelo, por exemplo, apresentar três novos recursos avançados para auxiliar o motorista e mantê-lo longe do perigo.
Esses novos equipamentos de segurança oferecem ao condutor assistência automática em manobras – quando exigida – para evitar possíveis colisões. Isso deve fazer com que o novo XC60 seja referência no assunto e um dos automóveis mais seguros do mundo.
“Durante muitos anos, trabalhamos no desenvolvimento de sistemas para evitar colisões e agora vemos sua eficácia. Somente na Suécia, percebemos uma diminuição de cerca de 45% no número de batidas*, traseiras ou frontais, devido ao nosso sistema de aviso de colisão com freio automático. Com o novo XC60, estamos focados em tomar o próximo passo na redução de colisões evitáveis ao acrescentar sistemas de apoio e assistência de direção”, afirma o diretor Sênior do Centro de Segurança da Volvo Cars, Malin Ekholm.
O City Safety foi atualizado no XC60 para incluir o suporte à direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferecerá assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety atua entre 50 e 100 km/h e ajuda a evitar batidas com outros veículos, pedestres e animais de grande porte.
A Volvo Cars também acrescentou um sistema chamado Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h.
“Todos os três novos recursos representam passos claros em nosso trabalho de desenvolver carros de direção plenamente autônoma”, acrescenta Malin Ekholm.
O Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System) opcional da Volvo Cars, que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego, também foi atualizado. Agora, o recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.
“Temos incluído no novo XC60 todos os benefícios da tecnologia de segurança que havíamos introduzido nos carros da série 90. Isso está plenamente alinhado com a nossa abordagem estratégica de desenvolver sistemas de segurança automotivos baseados na segurança na vida real. Nossa visão é de que ninguém seja morto ou sofra lesões graves num carro novo da Volvo até 2020”, acrescentou Malin Ekholm.
O XC60 apresentará os sistemas de segurança de última geração, assim como os modelos da série 90, incluindo Detecção de Animais Grandes (Large Animal Detection), Mitigação de Saída de Estrada (Run-off Road Mitigation) e recurso de direção semiautônoma (Pilot Assist) como opcionais.
*O sistema de Aviso de Colisão com Frenagem Automática (Collision Warning with Autobrake) faz parte do City Safety. A diminuição de 45% no número de colisões traseiras ou frontais na Suécia é relacionada aos carros equipados com a terceira geração dessa tecnologia.