Três PEUGEOT 3008 DKR lideram no dia de repouso.
Devido ao cancelamento da Etapa Especial 6 em razão das condições climáticas adversas, a caravana do Dakar rumou para La Paz (Bolívia), a 3.660 metros de altitude. A mais alta capital do mundo reservou-lhe uma recepção calorosa neste dia de repouso. Foi a ocasião de fazer um balanço a meio-percurso, no momento em que as duplas do Team Peugeot Total ocupam as três primeiras posições da classificação geral.
- Como os organizadores já haviam anunciado, esta edição do Dakar está sendo particularmente árdua. Entre a introdução dos waypoints de controle e dificuldades de diferentes tipos, o road-book constitui um grande desafio para as duplas, em termos de navegação, e os copilotos estão sujeitos a uma pressão ainda maior do que nos anos anteriores. A chuva e a neve, a altitude elevada, que chegou a 4.960 metros (na ligação) na terceira etapa, intensificam os trabalhos.
- Apesar das dificuldades do percurso, os pilotos do Team Peugeot Total conseguiram, até o momento, impor suas garras nesta edição. Eles venceram quatro das cinco especiais disputadas, perdendo apenas a mais curta e menos relevante delas. Todas as nossas duplas que permanecem na competição ganharam pelo menos uma especial e estiveram, a uma determinada altura, na liderança da classificação geral, cujas três primeiras posições estão atualmente ocupadas pelos PEUGEOT 3008DKR. A dupla Loeb/Elena é a única a ter ganhado duas especiais, mas é a dupla Peterhansel/Cottret, detentora do título, que lidera a meio-percurso, com uma vantagem de 1 min 30 seg. Sempre muito veloz, a dupla Sainz/Cruz teve que abandonar a prova depois de capotar na quarta etapa, pois o carro não pôde ser reparado.
No seu primeiro Dakar, o PEUGEOT 3008DKR, sucessor do vitorioso PEUGEOT 2008DKR, fez até o momento um percurso quase sem falhas. Graças às evoluções aerodinâmicas viabilizadas pela carroceria do modelo SUV Peugeot 3008, as duplas puderam explorar uma boa velocidade de ponta, uma vantagem preciosa na etapa 2. As outras novidades introduzidas no motor e nas suspensões mostraram toda sua pertinência. Houve apenas um pequeno incidente com o motor na etapa 4, que atrasou a dupla Seul Loeb/Elena.