Daimler apoia iniciativa brasileira de transformação social pelo esporte.
- Membro fundador da entidade internacional Laureus Sport for Good, a Companhia apoia o Instituto “Bola pra Frente”, liderado pelo ex-jogador Jorginho, tetracampeão mundial pela seleção brasileira
- Wilfried Porth (membro do Board de Administração da Daimler AG) e Hugo Porta (membro da Laureus Academy e um dos maiores atletas da história do rugby) visitaram a sede da entidade no Rio de Janeiro, conhecendo as atividades que envolvem cerca de 900 jovens por ano
- Ação segue os princípios de Responsabilidade Social Corporativa do Grupo Daimler
A Daimler AG é um dos membros criadores da Fundação Laureus Sport for Good, movimento que engloba também a Academia Laureus World Sports e o tradicional Prêmio Laureus World Sports. Promovendo o uso do esporte como ferramenta de transformação social, a entidade atua em 35 países, apoiando mais de 150 projetos que vêm mudando a vida de milhões de crianças e adolescentes. Além disso, busca promover e reconhecer atletas e equipes pela excelência do desempenho, premiando as grandes lendas do esporte.
No Brasil, a Fundação Laureus Sport apoia duas iniciativas lideradas por ex-jogadores tetracampeões pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos: o Instituto “Bola pra Frente”, criado por Jorginho no Rio de Janeiro, e a Fundação “Gol de Letra”, implantada por Raí e Leonardo em São Paulo e no Rio de Janeiro.
No dia de ontem, o trabalho realizado pelo “Bola pra Frente” ganhou novo apoio da Companhia, o que foi reafirmado pela visita de Wilfried Porth, membro do Board de Administração da Daimler AG e responsável por Recursos Humanos e Relações Trabalhistas, como também por IT e pela unidade de negócios da Mercedes-Benz Vans.
Juntamente com Wilfried Porth estiveram presentes Hugo Porta, membro da Laureus Academy, considerado o maior jogador de rugby da Argentina e um dos maiores do mundo; Anita Greiner, responsável pelas atividades ligadas ao Laureus na Mercedes-Benz da Alemanha; e Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.
O grupo foi recebido por Jorginho Campos, consagrado jogador da seleção brasileira e hoje técnico de futebol, e por Victor Ladeira, diretor do Instituto. Além de participar de atividades com os jovens no campo de futebol, os visitantes assistiram a uma apresentação da “Branda”, uma banda formada pelos próprios adolescentes da instituição.
Na oportunidade, a Daimler realizou a entrega de bonés e bolas de futebol para uso pela entidade. A Companhia já doou um veículo Sprinter e 1.350 pares de chuteiras, que foram enviadas da Alemanha após uma campanha de doação voluntária organizada pela Mercedes-Benz e por Franz Beckenbauer, ex-craque da seleção alemã.
Parceria alinhada com a Responsabilidade Social Corporativa
Inspirada no lema “Esporte pelo bem”, a Fundação Laureus Sport for Good atravessa fronteiras para unir pessoas no contexto da educação por meio do esporte, arrecadando fundos para projetos de treinamento e educação para jovens em ambientes desafiadores.
“A Daimler é uma parceira global da Laureus desde sua fundação, em 2000”, informa Luiz Carlos Moraes. “Seguindo seus princípios de Responsabilidade Social Corporativa, a Companhia apoia e promove os objetivos e os valores deste programa global sem fins lucrativos, com o objetivo de minimizar problemas sociais por meio do esporte”.
Sobre o Instituto “Bola pra Frente”
Criado há 15 anos, o Instituto “Bola pra Frente” ocupa uma área de cerca de 12.000 metros quadrados, no bairro de Deodoro, na cidade do Rio de Janeiro. Anualmente, atende, em média, 900 jovens. A entidade busca motivar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social a sonharem com um futuro diferente. Além de incentivar os sonhos, o Instituto aponta caminhos para que eles se tornem reais por meio do esporte, da educação, arte e cultura e qualificação profissional.
O “Bola pra Frente” criou e consolidou uma metodologia de intervenção social própria, que utiliza o esporte educacional para possibilitar a promoção de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares que vivem em situação de vulnerabilidade. Com isso, amplia o conceito de “craque” para habilidades reconhecidas não apenas no esporte, mas principalmente em outros núcleos em que a criança e o adolescente estão inseridos: a família, a escola e a comunidade.
Sobre a Daimler AG
Com mais de 125 anos de tradição e de conquistas pioneiras, a Daimler AG é o maior fabricante mundial de veículos comerciais, oferecendo ao mercado global um amplo portfólio de produtos, como os caminhões das marcas Mercedes-Benz, Freightliner, Fuso, Western Star, Thomas Built Buses e BharatBenz; ônibus Mercedes-Benz e Setra; vans Mercedes-Benz. A Daimler é também um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, destacando-se pelas marcas Mercedes-Benz, AMG, Maybach e smart.
A Daimler está presente no País por meio da Mercedes-Benz do Brasil. Próxima de completar 60 anos de atuação, o que irá ocorrer em 2016, a Empresa é a maior e mais tradicional fabricante de caminhões e ônibus da América Latina.
A unidade brasileira é responsável por todos os negócios do Grupo Daimler na América Latina, bem como pela operação de cinco unidades industriais. São três unidades no Brasil (caminhões, chassis de ônibus e agregados são produzidos em São Bernardo do Campo/SP; caminhões em Juiz de Fora/MG; e central de distribuição de peças e atividades de pós-venda em Campinas/SP); uma planta na Argentina (para fabricação de veículos das linhas Sprinter e Vito, caminhões e chassis de ônibus); e uma unidade na Colômbia (montagem de chassis de ônibus).