Pedro Sampaio volta ao Moto 1000 GP após temporada de estreia na Europa.
Pedro Sampaio está de volta ao Moto 1000 GP. Depois de cumprir sua primeira temporada no motociclismo europeu, o gaúcho de 17 anos confirmou nesta sexta-feira (9) sua participação no GP Santa Cruz do Sul, sétima etapa da categoria GP 600. Ele se inscreveu para a corrida de 25 de outubro com a Yamaha R6 da Fábio Loko, equipe que defendeu nas duas temporadas em que disputou o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.
Sampaio estreou no Moto 1000 GP em 2013, disputando a categoria de formação de pilotos GPR 250. Foi campeão brasileiro com duas vitórias em oito corridas e migrou para a GP 600 no ano passado. Obteve dois segundos, três terceiros e dois quartos lugares e assegurou o vice-campeonato. Em 2015, deu sequência à internacionalização de sua carreira disputando o Campeonato Europeu de Superstock 600, pelo Team Aspi.
“O aprendizado que tive no Moto 1000 GP foi muito importante. Na GPR 250 eu aprendi a andar lançado com a moto. Na GP 600, fiz uma temporada de aprendizado, já que a moto é muito diferente de uma 250cc”, expõe Sampaio, que foi vice-campeão em 2014 pilotando uma Kawasaki ZX6. “Eu precisava do aprendizado no Brasil para correr com uma 600 cilindradas lá fora”, acrescenta o gaúcho, que no Europeu pilotou uma Yamaha R6.
A primeira temporada no Europeu foi marcada por dificuldades, segundo o piloto da cidade de Bento Gonçalves. “É um campeonato de nível altíssimo e todas as pistas eram novidade para mim, obviamente”, comenta o piloto, cujo melhor resultado foi o 22º lugar na etapa de Jerez de La Frontera, na Espanha. “Vou correr em Santa Cruz do Sul para me testar, ver o quanto evoluí nesse ano no exterior e para sentir a evolução do Moto 1000 GP, também”, diz.
Sampaio acompanhou da Europa toda a temporada do Moto 1000 GP. “O nível técnico da GP 600 está bem alto. A chegada do Eric Granado fez com que vários pilotos evoluíssem. A meu ver, o Joelsu Mitiko e o Matheus Oliveira foram os que mais evoluíram. Estou bem ansioso para ver meu desempenho”, expõe o gaúcho, que ainda não confirma participação na última etapa do Moto 1000 GP, no dia 29 de novembro em Curitiba. “Talvez”, limita-se a dizer.
Pedro Sampaio ainda não tem definições sobre seu futuro imediato na motovelocidade. “Meu plano é continuar na Europa, mas tudo ainda está muito incerto. Temos de esperar pelos regulamentos, saber quais as categorias que serão oferecidas em 2016 e, depois, ainda buscar patrocínio. Quero correr no Brasil também, isso seria muito legal, mas a verdade é que ainda não temos nada definido quanto a isso”, finaliza o piloto da equipe Fábio Loko.
As motocicletas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade utilizam a gasolina Petrobras Podium e o lubrificante Lubrax Tecno Moto. A Petrobras e a Lubrax patrocinam a competição ao lado da Michelin, que fornece seus pneus de competição a todas as equipes inscritas. O Moto 1000 GP também conta em 2015 com o apoio de Beta Ferramentas, MSR Macacões Personalizados, Puig, Servitec, LeoVince, Shoei e Tutto Moto.
09/10/2015 Grelak Comunicação (45) 3037-6667
Legenda 1 (crédito da foto – Sérgio Sanderson/Grelak Comunicação):
Campeão de 2013 da GPR 250, Pedro Sampaio foi vice da GP 600 em 2014 com a Kawasaki da equipe Fábio Loko
Legenda 2 (crédito da foto – Jaromir Havraneck/Grelak Comunicação):
Sampaio estreou neste ano no Europeu de Superstock 600 pilotando uma Yamaha do Team Aspi
Legenda 3 (crédito da foto – Sérgio Sanderson/Grelak Comunicação):
Aos 17 anos, Pedro Sampaio volta ao Moto 1000 GP na etapa de Santa Cruz do Sul para testar a evolução de sua pilotagem