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Primeiro veículo movido a gás natural de Israel é um Iveco Stralis.

Fiat Chrysler Automobiles e CNH Industrial firmaram uma parceria com o governo de Israel para o uso de combustíveis sustentáveis

Caminhão será utilizado pela Fridenson Group, uma das maiores empresas de logística do país

A CNH Industrial e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciaram uma importante conquista para o mercado israelense de veículos: a comercialização do primeiro caminhão movido a gás natural. A negociação é o resultado do memorando de entendimento assinado recentemente com a Iniciativa Israelense de Combustíveis Alternativos (IFCI – sigla em inglês) para o uso de combustíveis sustentáveis.

 

O IFCI é um programa do governo israelense dedicado a reduzir a dependência do mundo ao transporte movido a petróleo, apoiando o desenvolvimento de combustíveis alternativos. O memorando de entendimento especifica que a FCA e a CNH Industrial ajudarão na pesquisa, no desenvolvimento e na implementação de combustíveis à base de gás natural para o transporte.

 

O primeiro veículo do projeto é um Stralis 4×2, caminhão Iveco da linha dos extrapesados, que possui um motor Iveco Euro VI, Cursor 8, alimentado por Gás Natural Veicular (GNV). O veículo será fornecido para a Fridenson Group, uma das principais empresas de logística de Israel, que possui uma frota com mais de 140 caminhões e reboques. A entrega foi gerenciada pela MCA, o importador Iveco e de diversas marcas pertencentes à FCA em Israel.

 

A Fridenson Group planeja usar o Stralis em um programa piloto que demonstra o seu compromisso de garantir um ambiente mais limpo. Como expressam os dirigentes do grupo, esse primeiro passo vai propiciar a substituição de um número significativo de caminhões de motor diesel em favor de modelos movidos a gás natural.

 

As vantagens do GNV são numerosas, tanto em termos de sustentabilidade ambiental, bem como de rentabilidade do cliente. Com relação às emissões, o gás natural é um combustível absolutamente limpo, devido à sua baixa emissão de partículas (-95% em comparação ao diesel) e 35% a menos de NOx. Com o GNV, é possível, ainda, reduzir as emissões de CO2 dos veículos, a partir de 10%, ou quase 100%, no caso da utilização de Biometano.

 

Em termos de custo, as vantagens são ainda mais aparentes. De acordo com estudos realizados entre a IFCI de Israel e a CNH Industrial, o uso do gás natural representa uma diminuição de até 40% nas despesas com combustível, que é uma grande notícia para um país sem reservas de petróleo como Israel.

 

“Como uma empresa inovadora, estamos sempre à procura de tecnologias ambientalmente sustentáveis. Estamos ansiosos para colaborar com a Iveco em relação aos veículos movidos a GNV. Acreditamos que as economias demonstradas no programa piloto vão estimular a mudança para a tecnologia”, disse David Fridenson, proprietário e CEO da Fridenson Group.

“Como parte do memorando de entendimento que foi assinado entre a FCA, CNH industrial e o governo de Israel, nós estamos orgulhosos de desempenhar um papel de vanguarda na implementação de veículos movidos a GNV no transporte israelense. Gostaríamos de enfatizar o nosso compromisso de promover essa tecnologia que, além de ser verde, é rentável. Estamos confiantes de que esse é o primeiro caminhão entre muitos”, comenta Ori Lahav, diretor executivo da MCA.

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