Honda inicia as vendas do Civic Type R na Europa.
Após uma espera de cinco anos, julho de 2015 marca a chegada na Europa do mais aguardado hot hatch do planeta, o Honda Civic Type R. Descrito como um “carro de corrida para as ruas”, o modelo é movido pelo motor mais extremo e de mais alto desempenho já produzido para um Type R, e estabelecerá novos padrões para o segmento hatch de alta performance com tração dianteira.
Tendo como base a palavra japonesa Buttigiri, que significa “romper com o presente e deixar o resto para trás”, os engenheiros da Honda buscaram desenvolver um Type R que faria mais do que atender às grandes expectativas do emblema vermelho. O novo Civic Type R foi projetado para oferecer um desempenho dinâmico e de ponta, tanto em pistas rápidas como naquelas repletas de curvas ou mesmo nas pistas de corrida, ao mesmo tempo em que oferece um pacote prático e de fácil uso, tudo o que se espera de um Civic.
A estreia mundial do novo motor VTEC Turbo de 2,0 litros da Honda, um ronco esportivo, o estilo agressivo único e as novas tecnologias de ponta do chassi são combinados para entregar uma das mais gratificantes experiências ao volante disponíveis na categoria.
O novo Civic Type R 2015 marca o início de uma nova era de alta performance da Honda, que busca, a partir do DNA de corrida da marca, entregar o ápice da linha Civic. Como parte da última geração de veículos Honda, o modelo demonstra a abordagem pioneira da marca em relação à inovação tecnológica, que proporciona mais comodidade e conforto a seus clientes. Disponível apenas com cinco portas e em duas versões, o novo Civic Type R está pronto para levar a Honda de volta ao topo entre os hatches de alta performance com tração em duas rodas, com o início de sua comercialização na Europa, a partir de julho deste ano.
Novo motor VTEC Turbo 2.0: o mais potente da história na linha Type R
No coração do Civic Type R está o novo motor a gasolina VTEC Turbo 2.0 de injeção direta, que entrega potência, torque e desempenho em números sem iguais no segmento hot hatch com tração dianteira. O pico de potência é de 310 cv a 6.500 rpm e o torque máximo é de 400 Nm entre 2.500 e 4.500 rpm – ambos mais altos do que os de qualquer outro modelo Honda Type R.
Possuindo limite de rotações a 7.000 rpm, o motor (parte da série da nova geração Honda Earth Dreams Technology) apresenta um novo e avançado sistema turbocharger que traz as lendárias tecnologias VTEC (Variable Timing and Lift Electronic Control – controle variável de tempo e abertura das válvulas) e VTC (Dual-Variable Timing Control – controle duplo de variação do tempo das válvulas), que aumentam a resposta em baixos regimes e entregam aceleração contínua.
A combinação de um turbocharger com as tecnologias VTEC e Dual-VTC da Honda traz uma série de benefícios à geração de potência e torque, eficiência e disposição dos componentes. O Dual-VTC permite um grau de sobreposição do tempo das válvulas (overlap), que é controlado minuciosamente, abrangendo um amplo regime de rotações para beneficiar a capacidade de resposta e eficiência. O VTEC varia o nível de abertura das válvulas de exaustão para reduzir o retardamento do turbo por meio de uma maior pressão de exaustão em baixas rotações, enquanto entrega um alto rendimento em giros mais altos. Como resultado dos benefícios oferecidos por essas tecnologias, um mono scroll turbocharger pode ser utilizado para produzir um pico de potência de ponta em sua categoria, enquanto preserva a resposta nas baixas rotações do motor e a entrega de potência nas altas. Para aumentar ainda mais a capacidade de resposta, o sistema de turbocharger inclui uma válvula eletrônica que proporciona um maior grau de liberdade ao controle de pressão de indução em relação a uma válvula convencional.
Tecnologias de combustão de alta precisão não apenas contribuem para a melhoria da potência do motor, mas também resultam em maior economia de combustível e em emissões mais baixas. A essência dessas tecnologias é um sistema de injeção direta que previne a aderência do combustível na admissão, injetando-o diretamente nos cilindros e fazendo com que apenas o ar passe por ela, com o auxílio do controle da injeção multiponto da Honda. Um injetor de alta pressão (20MPa) é utilizado para aumentar significativamente a atomização do combustível e é auxiliado por uma melhoria de 85% na taxa de fluxo e um aumento de 45% na pressão do combustível em relação a um sistema convencional baseado em uma bomba de combustível.
O desempenho arrebatador do Civic Type R é incomparável no segmento hot hatch de tração dianteira: a aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em apenas 5,7 segundos e a velocidade máxima é a maior da categoria, 270 km/h. Apesar de sua impressionante performance, o Civic Type R alcança um baixo nível em emissões de CO2 com apenas 170 g/km, uma excepcional eficiência no consumo de combustível e está de acordo com as regulamentações de emissões Euro 6b.
Design a favor da performance
As exclusivas modificações no estilo do Civic Type R conferem ao carro uma atitude agressiva, porém, quase todas possuem um propósito funcional. O tamanho das aberturas na grade do para-choque dianteiro, que conduzem o ar ao intercooler, é projetado com o propósito de minimizar perdas aerodinâmicas. O design aerodinamicamente eficiente e suave reflete um carro desenvolvido para alta performance, garantindo zero de coeficiente de lift (sustentação positiva) e um arrasto mínimo, o que resulta em um desempenho de ponta em sua categoria.
O exclusivo pacote aerodinâmico do Civic Type R utiliza elementos específicos para a geração de downforce e, com isso, criar uma sustentação negativa total, o que é incomum na indústria e único nesta categoria em particular. A atenção ao fluxo de ar, não apenas em torno, mas também através do carro, garantiu uma sustentação negativa em ambos os eixos, além de um arrasto mínimo. Esse resultado é um grande diferencial, especialmente na parte dianteira do veículo, permitindo estabilidade em altas velocidades, mesmo no auge de seus 270 km/h, a maior velocidade da categoria.
A administração das altas temperaturas foi outro ponto central para a equipe de design, influenciando diversas importantes modificações no desenho externo. Grades superiores e inferiores no para-choque dianteiro permitem a entrada de um volume maior de ar no compartimento do motor. O fluxo de ar é canalizado do compartimento para difusores nos para-lamas alargados e saídas de ar nos arcos das rodas dianteiras, para proporcionar um melhor resfriamento e ventilação ao motor de alta performance, ao mesmo tempo que minimiza o arrasto resultante das grades ampliadas.
Os arcos das rodas traseiras e dianteiras do novo Civic Type R são alargados para acomodar um crescimento nas bitolas traseiras e dianteiras. As expansões integradas dos arcos são de alumínio, proporcionando uma redução de 42% no peso em relação a um painel convencional em aço.
Os spoilers dianteiros e laterais têm acabamento em black piano (preto brilhante) para realçar o visual largo e baixo do carro. Na traseira, destaque para um par de escapamentos duplos nas extremidades do difusor. O espaço entre as ponteiras de escape e o difusor em black piano foi reduzido ao menor possível, conferindo um visual agressivo ao modelo. As lanternas traseiras possuem barras marcantes em LED.
Na dianteira, acompanhando a extremidade inferior de cada conjunto ótico, há uma luz de navegação diurna em LED. Sua aparência “invocada”, proporcionada pela utilização de duas fontes de luz em LED e uma luz guia, destaca o formato dos faróis e cria uma máscara dianteira, reforçando a esportividade.
Novas rodas de liga leve de alta rigidez de 19 polegadas, exclusivas do Type R, complementam as mudanças visuais. Elas preenchem os ampliados arcos das rodas com pneus 235/35R19 desenvolvidos especialmente para o modelo em conjunto com a Continental.
O novo Civic Type R está disponível em cinco cores distintas que conferem ao novo e arrojado estilo um maior impacto visual. Além da Championship White – compartilhada com sucessivas gerações dos icônicos modelos Type R – os consumidores podem escolher entre as cores Crystal Black (perolizada), Polished Metal (metálica), Brilliant Sporty Blue (metálica) e Milano Red.
No interior, uma série de melhorias estéticas e funcionais, projetadas exclusivamente para o novo Type R, resultam em um cockpit voltado tanto para a pilotagem nas pistas como para uma direção mais esportiva no dia a dia. Os bancos, o volante e a manopla da alavanca do câmbio são exclusivos e levam em conta a posição de direção, a visualização de informações importantes e as condições necessárias para o controle do veículo pelo motorista.
Bancos esportivos tipo concha, revestidos com tecido preto e efeito tipo suede com costura dupla vermelha, se moldam perfeitamente ao corpo, enquanto uma estrutura modificada do assento proporciona ao condutor e ao passageiro da frente um amplo apoio, tanto na condução do dia a dia quanto na direção mais esportiva em curvas fechadas. Um ponto importante para que o novo Civic Type R proporcione uma posição adequada para a direção é a altura do banco. Ao revisarem a densidade e altura da espuma de uretano utilizada, os engenheiros tornaram os bancos dianteiros 20% mais finos, porém mantendo o conforto para a condução diária. Com isso, a posição do quadril ficou 20 mm mais baixa no assento em relação à proporcionada pelo modelo padrão. O assoalho também foi rebaixado em 10 mm, sendo que a posição final do quadril ficou 30 mm mais próxima do solo do que a encontrada na versão convencional do modelo.
O banco traseiro, exclusivo do Type R, com uma estrutura remodelada e uma espessura reduzida dos materiais, acomoda dois passageiros e pode ser bipartido (60/40), além de oferecer uma superfície plana quando rebatido. As modificações resultam em uma redução de 17% do peso em relação ao modelo padrão do Civic de cinco portas, mantendo a mesma capacidade de carga.
Tendo em vista a posição baixa do assento, o volante foi rebaixado para garantir uma boa visualização do painel de informações – a parte inferior reta assegura maior espaço para os joelhos. A sensação de controle do motorista é ainda maior devido à redução da espessura dos raios do volante, tornando a posição da pegada mais ergonômica. A marca vermelha na parte central do aro do volante proporciona ao motorista um claro indicador do ângulo de esterço do volante nas curvas.
A costura dupla vermelha no revestimento do volante em couro preto, assim como da alavanca do câmbio, combina com a dos bancos. O acabamento do teto é em tecido preto. A exemplo dos modelos anteriores do Type R, a manopla da alavanca do câmbio é feita em alumínio usinado.
Exclusivos e avançados sistemas de suspensão
Uma série de inovadores sistemas de suspensão, exclusivos do Type R, foram introduzidos para produzir uma condução prazerosa e maximizar a transferência de potência. Um novo sistema de amortecimento adaptativo nas quatro rodas foi desenvolvido especialmente para o Type R. Ele permite um controle independente contínuo de cada roda para entregar uma excepcional aderência ao asfalto, limitar a transferência da carga sobre as rodas em acelerações e desacelerações acentuadas, além de proporcionar uma rodagem estável, com movimentação contida. Isso também significa que os percursos do dia a dia e as viagens longas são mais confortáveis.
O sistema EPS (Electric Power Steering) de duplo pinhão, desenvolvido a partir do utilizado no Civic de série, ajuda a entregar uma rápida e linear resposta de direção, além de extrema sensibilidade ao volante, com maior potência e torque.
O sistema Agile Handling Assist é outra tecnologia avançada aplicada para melhorar ainda mais a estabilidade dinâmica do esportivo, em especial na reação a rápidas mudanças ou em situações de altas cargas laterais, como as realizadas em manobras de emergência. Ele é acionado por meio do sistema Vehicle Stability Assist e aplica uma frenagem muito sutil, imperceptível ao motorista, às rodas internas quando o volante é girado. O resultado é um aumento na resposta e na estabilidade do veículo, além de uma experiência ao volante mais prazerosa.
O carro é também equipado com um pacote de freios Brembo de alta performance, desenvolvido especialmente para o Civic Type R. Na parte dianteira, pinças de quatro pistões exercem a força de frenagem sobre os discos de 350 mm, os maiores já instalados em um modelo Type R de produção, frisados para estabilizar o atrito da frenagem entre o disco e a pastilha em altas temperaturas.
O diâmetro dos discos traseiros foi aumentado em 20 mm, assim como a largura, para que a capacidade térmica também fosse ampliada e o desempenho aperfeiçoado.
Novo modo +R: para uma condução com mais emoção
O novo Civic Type R marcará a estreia do novo botão “+R” que aumenta a velocidade de resposta de diversos sistemas do chassi e do drivetrain. O resultado é uma experiência ao volante ainda mais intensa, ideal para as pistas e certamente apreciada pelos entusiastas de uma condução esportiva genuína. Com o modo +R selecionado, diversas modificações dinâmicas são ativadas no powertrain e no sistema dinâmico do veículo.
A capacidade de resposta do motor foi elevada, com o mapeamento do torque modificado para uma configuração mais agressiva e voltada à alta performance, permitindo que mais torque seja liberado em baixas rotações. A direção assistida eletronicamente oferece uma sensação mais firme e ajustada ao volante.
Na suspensão, a força de amortecimento básica do novo sistema adaptativo de quatro pontas é aumentada em 30%, tornando o comportamento do carro mais firme e ágil para uma condução de alta performance. O sistema Vehicle Stability Assist é ajustado para priorizar a aceleração e o desempenho, permitindo um maior nível de derrapagem antes de intervir.
O modo +R também traz um enfoque mais dinâmico à tela do i-MID em frente ao motorista. É possível acessar as informações do Type R diretamente a partir de qualquer uma das quatro telas de informações básicas, ou acessar diretamente a primeira tela específica para o modelo. A seleção de uma tela de desempenho é indicada pela exibição de uma imagem do Type R. Em modo +R, também é possível exibir informações do veículo, mesmo quando o cronômetro estiver ativado.
Versões ainda mais completas
O novo sistema de informação e entretenimento Honda Connect é um item de série no novo Civic Type R, proporcionando conforto e conectividade ao volante. Fácil e intuitivo, o Honda Connect funciona com o popular sistema operacional Android e emprega as já familiares funcionalidades de “pinças, arraste e toque” de um smartphone para acessar seus recursos.
A central multimídia Honda Connect oferece fácil acesso aos ocupantes dos assentos dianteiros, incluindo desde informações do veículo, câmera de ré e sistema de áudio até conectividade Bluetooth. As funcionalidades incluem: acesso à internet, aplicativos pré-instalados, Honda App Centre, AM/FM/DAB e rádio via internet, interface para o telefone e conectividade Bluetooth, além de controles no volante e câmera de ré com orientações dinâmicas. O conjunto de áudio conta com seis alto-falantes de 180 watts.
O novo Civic Type R mantém as mesmas cinco estrelas no Euro NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos), classificação alcançada pelo Civic cinco portas convencional. Eles compartilham a mesma carroceria ACE (Advanced Compatibility Engineering™) e os sistemas de airbags (dianteiros, laterais e de cortina para motorista e passageiro dianteiro), de contenção (incluindo apoios de cabeça que reduzem o efeito chicote) e de segurança eletrônica ativa.
Desenvolvida nas instalações de teste de colisão em Tochigi, a carroceria ACE™ é agora um reconhecido ponto forte das credenciais de segurança da Honda, pois oferece uma proteção significantemente melhor ao ocupante em uma série de condições reais de colisão. Montada na parte dianteira, a estrutura da carroceria em formato poligonal é projetada para evitar a deformação da cabine, distribuindo as forças em diversas direções por pontos estruturais e para longe do compartimento dos passageiros. Outro ponto positivo é ajudar a minimizar a possibilidade de se ter um veículo por cima ou por baixo do outro, o que é de extrema importância, em caso de uma colisão frontal entre veículos de alturas, pesos ou estruturas de carroceria diferentes.