Avaliação da Semana: Peugeot 408 Allure, um sedã imponente com câmbio automático de 6 marchas.
Bem amigos da Veloxtv, iniciamos esta semana com mais uma matéria exclusiva, na última semana avaliamos o Peugeot 408 Allure, um sedã imponente em sua aparência e já com o câmbio automático de 6 marchas.
Espaço e visual elegante nunca foram problema para o Peugeot 408, mas o câmbio automático de quatro marchas e as suspensões firmes em excesso manchavam a imagem da versão Allure, intermediária. Na linha 2014, esses problemas, felizmente, foram resolvidos.
Com tabela de R$ 69.990, o sedã passa a vir equipado com a caixa automática de seis velocidades, a mesma utilizada pela opção THP, de topo da linha. Para acabar com a fama de desconfortável em pisos irregulares, foram trocadas as buchas de articulação do eixo traseiro e adotados pneus de menor resistência ao rolamento.
Na prática, as alterações aprimoraram o conforto a bordo e o desempenho do motor 2.0 flexível de até 151 cv. O câmbio de seis marchas administra de forma competente os 22 mkgf de torque entregues a 4.000 rpm. As trocas são feitas com mais suavidade que antes e as oscilações da carroceria foram reduzidas sensivelmente.
Andamos por diversos tipos de pisos/asfaltos inclusive por vias esburacadas, é possível perceber que as pancadas secas das suspensões deixaram de ser comuns, como ocorria antes. O sedã está mais macio sem comprometer a estabilidade em curvas ou em alta velocidade.
Com os pneus “verdes”, o silêncio a bordo foi ampliado. Em rodovia, a 120 km/h, o isolamento acústico é impecável. Como a grande maioria dos modelos de entrada, conforto ao extremo não é o ponto mais forte do Peugeot 408, mas em nossa avaliação esta. Todavia, ele oferece itens básicos, como ar-condicionado de duas zonas, direção eletro-hidráulica e sistema de som com entrada auxiliar e bluetooth. Câmbio e piloto automático auxiliam nessa tarefa ao dirigir.
A linha 2014 do sedã manteve as virtudes e deslizes do “antigo”. Entre os pontos positivos está o amplo espaço interno. São 2,71 metros de entre-eixos e área suficiente para cinco adultos viajarem confortavelmente, com direito a saída de ventilação atrás.
A relação custo-benefício do 408 Allure automático é favorável, frente a concorrência. Ele tem bom desempenho, lista de itens de série razoável, e também é convidativo ao ter preço baixo. O consumo de combustível com etanol, no entanto, é muito elevado; no qual constatamos na cidade um consumo de 5 km/l; enquanto na estrada o consumo foi de 6.8 km/l.
Motor | Dianteiro, transversal |
Número de cilindros | 4 cilindros |
Número de válvulas | 16 válvulas |
Combustível | Flex |
Cilindrada (cm³) | 1 997 cm³ |
Potência (cv) | 151cv (E) 6000 rpm / 143cv (G) 6250 rpm |
Torque (mkgf) | 22 mkgf (E) / 20 mkgf (G) a 4000 rpm |
Câmbio | Automático, 6 marchas |
Tração | Dianteira |
Suspensão dianteira | Independente, McPherson |
Suspensão traseira | Eixo de torção |
Direção | Elétrica |
Rodas | Liga leve, 16 |
Pneus | 205/55 R16 |
Comprimento (m) | 4,69 m |
Largura (m) | 1,81 m |
Altura (m) | 1,51 m |
Entre-eixos | 2,71 m |
Porta-malas / Caçamba (l) | 526 l |
Tanque (l) | 60 l |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1 494 kg |