Avaliação da Semana – Etios Sedã Platinum – O sedã médio com maior espaço interno da categoria.
Caros amigos internautas, nesta semana apresentamos a avaliação do Etios Sedã Platinum, a versão Platinum é a topo de linha e o preço ultrapassa a barreira dos R$ 50 mil.
A Toyota tratou de caprichar mais no seu veículo de entrada. E o ponto alto dessa estratégia foi a criação da Platinum, atual versão de topo da linha Etios. No caso do sedã, a novidade deu um ar um pouco mais “requintado” em relação às outras configurações. O Etios Platinum de três volumes é responsável por 11% as vendas da versão.
Os cromados estão em evidência na grade dianteira, faróis auxiliares e tampa do porta-malas. Ao entrar no habitáculo duas constatações imediatas: espaço interno avantajado e falta de esmero no acabamento. Há rebarbas nos puxadores de porta e o quadro de instrumentos na parte central do painel foge ao convencional e é preciso desviar o olhar da pista para fazer a leitura do velocímetro e conta-giros. Isso compromete a segurança.
A enorme tela frontal com ótima definição da câmera de marcha a ré contrasta com a falta de regulagem de distância do volante, plástico duro no painel central cuja aparência não convence e há iluminação somente no interruptor da porta do motorista. No banco traseiro, estão ausentes apoio de cabeça e cinto de três pontos para o assento central. Itens básicos de segurança. O travamento das portas não é automático, como ocorre com outros modelos na mesma faixa de preço. Se o motorista esquecer… Cintos dianteiros têm pré-tensionador, que seguram o ocupante ainda mais em freada brusca ou batida, mas falta regulagem de altura.
Dirigir o Etios é muito agradável. A posição de dirigir é boa e logo encontrada. O banco do motorista tem regulagem de altura, o que facilita o posicionamento adequado conforme a estatura. Os engates do câmbio são leves, curtos e precisos. O motor 1.5 com cabeçote multiválvulas e abertura variável de válvulas responde rápido aos comandos do acelerador e é elástico. Usa corrente em vez da correia dentada, o que dispensa manutenção. O Etios pesa menos de uma tonelada, contribuindo para melhor desempenho e menor consumo.
A direção com assistência elétrica mantém a tradição japonesa de leveza nas manobras e firmeza em velocidades mais elevadas.
No porta malas a sua enorme abertura a entrada de objetos maiores – a maioria dos sedãs não possuem essa abertura, limitando a colocação de bagagens grandes. O encosto do banco traseiro não é fracionado. Quando rebatido, ocupa todo o assento. Se fosse fracionado, um ou dois passageiros poderiam dividir espaço com bagagem. Seria mais prático.
A suspensão bem calibrada segura o carro nas curvas de baixa e alta, mantendo o conforto. Os retrovisores bem dimensionados ajudam na visibilidade. A conectividade está presente, com Bluetooth, navegador, entrada USB e demais espécies do gênero. O Etios tem um conjunto mecânico muito bem acertado, ótimo espaço interno.
A climatização do veículo é por comando manual. A caixa de ar tem quatro velocidades. São quatro os difusores de ar no painel, todos de formato circular e giram 360°. Apresentou bom funcionamento, em geral. Não tem difusor específico para os passageiros de trás e está bem vedado.
Os freios estão bem dimensionados e calibrados. O pedal de freio tem boa sensibilidade e relação, e o ABS atuou com eficiência. O freio de estacionamento atuou normalmente. Em frenagem simulada de emergência, com o veículo em alta velocidade, sobre piso de asfalto seco/molhado, a desaceleração foi boa e com manutenção da trajetória.
O interior tem acabamento todo em preto, boa parte dele brilhante e prateado, com alguns cromados, inclusive no câmbio. Os bancos são parcialmente revestidos em couro e o volante ganhou o mesmo design dos sedãs Corolla e Camry, também forrado com material sintético.
O motor é um grande trunfo dessa versão. Pela ficha técnica, não parece que renda tanto quanto ele de fato entrega em movimento. O propulsor 1.5 de 96 cv com etanol no tanque e 92 cv com gasolina não tem qualquer dificuldade para mover o Etios. Arrancadas, ultrapassagens e retomadas são feitas com boa disposição, o que traz até uma tocada esportiva ao modelo. Do lado de fora do carro, porém, apenas as belas rodas de liga leve com 15 polegadas e tonalidade prata e preta insinuam essa agilidade e esperteza que se sente em cada pisada no acelerador.
A suspensão gera a estabilidade agradabilíssima no uso normal, seja vazio ou carregado, com pequena alteração no handling com carga útil máxima, mas em nível aceitável. O conforto de marcha é razoável, mesmo quando sobre piso irregular usual.
Na iluminação os interruptores elétricos instalados nos painéis de porta não têm iluminação, somente para o vidro do condutor. Não tem sensor crepuscular. Há luz de cortesia somente no porta-malas, mas sua eficiência é limitada pela pouca claridade para a área do vão. Os faróis têm construção com parábola simples e são eficientes no baixo/alto, mas não têm regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Os faróis auxiliares de neblina estão no para-choque. No habitáculo tem somente uma lanterna simples na parte frontal do teto, com resultado discreto. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente e leitura apenas aceitável pelo posicionamento.
Ficha Técnica
Motor/Performance |
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Motorização: | 1.5 | ||
Alimentação | Injeção multi ponto | ||
Combustível | Álcool | Gasolina | |
Potência (cv) | 96.0 | 92.0 | |
Cilindrada (cm3) | 1.496 | N/D | |
Torque (Kgf.m) | 13,9 | 13,9 | |
Velocidade Máxima (Km/h) | 186 | N/D | |
Tempo 0-100 (Km/h) | 11.3 | N/D | |
Consumo cidade (Km/L) | 8.4 | 11.9 | |
Consumo estrada (Km/L) | 9.3 | 14.0 |
Dimensões |
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Altura (mm) | 1510 |
Largura (mm) | 1695 |
Comprimento (mm) | 4265 |
Entre-eixos (mm) | 2550 |
Peso (kg) | 980 |
Tanque (L) | 45.0 |
Porta-malas (L) | 562 |
Ocupantes | 5 |
Mecânica |
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Câmbio | Manual de 5 marchas |
Tração | Dianteira |
Direção | Elétrica |
Suspensão dianteira | Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. |
Suspensão traseira | Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal. |
Freios | Dois freios à disco com dois discos ventilados. |
Itens de Série |
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Airbags 2. | |
Conexão externa para entretenimento inclui tomada com entrada auxiliar e inclui conexão USB. | |
Bluetooth inclui telefone. | |
Portas motorista, atrás do motorista, passageiro, atrás do passageiro e abertura à frente. | |
Consumo de combustível secundário: 11,9 e 14,0. | |
Visor de Entretenimento dianteira, inclui televisão digital e inclui DVD. | |
Distribuição eletrônica de frenagem EBD. | |
Sistema de navegação. | |
Estepe em ferro e normal. | |
Rodas dianteiras e traseiras em liga leve 15 com 5,5pol de largura Dois-tons. | |
Vidros elétricos na dianteira com acionamento em um só toque, vidros elétricos na traseira. | |
Limpador do pára-brisa com intermitência fixa. | |
Vidros verdes. | |
Vidro traseiro fixo com anti-embaçante. | |
Retrovisores das portas do motorista e passageiro com ajuste elétrico na pintado. | |
Retrovisor interno. | |
Ar condicionado. | |
Transmissão manual com cinco velocidades no assoalho, C550 e manual. | |
Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais, suspensão tipo eixo de torção e traseira com roda tipo semi-independente e molas helicoidais. | |
Direção Assistida proporcional à velocidade e tipo. | |
Volante de direção com ajuste de altura multifuncional. | |
Banco traseiro com capacidade para três lugares, encosto em uma peça, com assento inteiriço e voltado para frente. | |
Bancos dianteiros individuais, sem ajustes para motorista, manual, manual e manual, bancos dianteiros individuais, sem ajustes para passageiro, manual e manual. | |
Revestimento dos bancos em couro. | |
Cintos de segurança traseiros no assento do motorista, cintos de segurança traseiros no assento do passageiro, cintos de segurança traseiros tipo abdominal no assento central estático. | |
Cintos de seguranca no assento do motorista e do passageiro com pré-tensionador. | |
Com ajuste na altura nos bancos dianteiros, dois apoios de cabeça com ajuste na altura nos bancos traseiros. | |
Airbag dianteiro para motorista e passageiro. | |
Pintura metálica. | |
Alarme. | |
Travamento central remoto. | |
Pneus: dianteiros, traseiros, 185 x 60 H e 88. | |
Faróis de neblina dianteiros. | |
Faróis de superfície complexa e lâmpada halógena. | |
Acabamento de luxo com cromado e couro na alavanca de câmbio e piano preto no painel nenhum. | |
Conta-giros. | |
Dois hodômetros parciais. | |
Painel instrumentos. | |
Tração dianteira. | |
Capacidade de carga: banco traseiro normal – até altura dos vidros (litros): 562 e medida do fabricante. | |
Sensor de estacionamento traseiro e tipo radar e câmera. | |
Espelho de cortesia para motorista e passageiro. | |
Luz no porta malas. | |
Imobilizador. | |
Pára-choques na pintado, dianteiros e traseiros. | |
ABS. | |
Dois freios à disco com dois discos ventilados. | |
Acabamento cromado. | |
Tomada com saída 12v dianteira. | |
Controle de áudio montado no volante. | |
Equipamento de som AM / FM com CD no painel CD Player com leitor de MP3. | |
Quatro alto-falantes. | |
5 assentos com configuração 2+3. | |
Carroceria com quatro portas tipo sedan entre eixos curto. |