Fundação Toyota celebra 6º aniversário com conquistas na preservação ambiental.
Criada em 2009 com o objetivo de focar em ações de conservação ambiental e na formação de cidadãos, a Fundação Toyota do Brasil comemora seis anos de atuação com resultados positivos na preservação e multiplicação de espécies, fruto do apoio a dois projetos: Arara Azul e Toyota APA Costa dos Corais.
Realizado no Nordeste brasileiro, em três municípios de Alagoas e oito em Pernambuco, o projeto Toyota APA Costa dos Corais está completando quatro anos de parceria entre a Fundação Toyota do Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, ICMBio e entidades locais. A ação tem como prioridades a conservação dos recifes de corais, proteção das áreas de manguezais e o desenvolvimento de negócios sustentáveis ligados à pesca e ao turismo responsáveis dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, um dos ambientes recifais mais importantes do mundo.
Também faz parte da ação a preservação do habitat e dos ecossistemas associados ao peixe-boi marinho, que de acordo com recente levantamento divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), deixou de constar na categoria Criticamente em Perigo (CR) e passou para a Em Perigo (EN), classificação intermediária da lista brasileira de animais ameaçados de extinção. A iniciativa trabalha agora para que a espécie passe para a categoria Vulnerável (VU) até que haja a recuperação total da espécie, sendo retirada do documento brasileiro.
Como característica das iniciativas de desenvolvimento sustentável, foi criado um fundo, administrado pela Fundação SOS Mata Atlântica, para que o projeto seja autossustentável em um período de dez anos. No total, são mais de 413 mil hectares de área protegida na Toyota APA Costa dos Corais. E para que cumpra sua meta, o fundo só poderá ser utilizado após adquirir capacidade de gerar, com seu próprio rendimento, os recursos necessários para a manutenção das atividades de gestão da área previstas no plano de trabalho do projeto.
“Agradeço a dedicação e a parceria da Fundação Toyota do Brasil ajudando a preservar o litoral Nordestino. Acreditar em projetos sérios, como o desenvolvido na APA Costa dos Corais, que não só visa a conservação da natureza, mas também a formação de cidadãos são fundamentais para conquistarmos resultados assertivos.”, agradece Paulo Roberto Corrêa Jr., chefe da APA Costa dos Corais.
Desenvolvido no Pantanal sul-mato-grossense, o projeto Arara Azul monitora aves que vivem em 599 ninhos, espalhados por 57 fazendas da região com apoio logístico da Fundação Toyota do Brasil, por meio de picapes Hilux 4×4, que chegam a áreas de difícil acesso, ampliando o monitoramento de ninhos do projeto. Os resultados positivos têm fortalecido o projeto. Em 2013, a Fundação Toyota financiou a construção do Centro de Sustentabilidade do Instituto Arara Azul, em Campo Grande (MS), o qual é agora a sede do Instituto e, ao mesmo tempo, objetiva garantir a perenidade das ações da entidade de forma que ela se torne economicamente autossustentável.
No fim da década de 1980, a arara-azul chegou a somar apenas 1.500 indivíduos. Hoje, estima-se mais de 5.000 aves no Pantanal. E no recente estudo realizado pelo MMA , a espécie saiu da lista brasileira de animais ameaçados de extinção depois de três décadas.
“O Instituto Arara Azul parabeniza a Toyota pela iniciativa em apoiar projetos de conservação ambiental desde sua chegada no Brasil. E também a Fundação Toyota por abraçar essas ações com muito empenho e dedicação. Sinto-me orgulhosa por esta parceria de tão longo prazo. Sem esse apoio seria muito mais difícil obter os resultados que conquistamos nesses 25 anos de projeto”, comemora Neiva Guedes, bióloga e idealizadora do projeto Arara Azul.
Localmente, a Fundação Toyota do Brasil desenvolve uma série de atividades voltadas para a área socioeducacional nas cidades em que a montadora possui unidades – Guaíba (RS), Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP) e Porto Feliz (SP) -, como é o caso, por exemplo, do projeto Ambientação, ação que utiliza a metodologia exclusiva da Toyota para identificar problemas e buscar soluções sustentáveis. Entre as ações estão reflorestamento, gerenciamento de resíduos e uso racional de energia elétrica e água. Durante cinco anos, mais de 415 mil pessoas foram capacitadas, incluindo alunos da rede pública, funcionários da prefeitura e a comunidade.
“Esses resultados reafirmam a parceira e o comprometimento da Fundação Toyota do Brasil com organizações sérias e profissionais respeitados. Estamos extremamente felizes em fazer parte dessa transformação, realizando práticas verdadeiramente sustentáveis”, conclui Ricardo Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil.
Para saber mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br
A Toyota do Brasil Ltda conta com três unidades produtivas em Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP), dois centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS) e Vitória (ES), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF) e mais de 5.300 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londre s (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 325.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites: www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil