Honda apresenta novo motor que equipará carro da F1 – Salão do Automóvel
A Honda Motor Co. Ltd. apresentou no mês de outubro a primeira imagem do motor que está em desenvolvimento para equipar o carro da equipe na temporada 2015 da Fórmula 1. A empresa anunciou em maio de 2013 a decisão de retornar à FIA (Federação Internacional de Automobilismo) a partir do próximo ano, em parceria com a equipe britânica McLaren.
Segundo Yasuhisa Arai, Diretor Administrativo Sênior da Honda R&D Co.,Ltd., que está à frente do projeto F1, o desenvolvimento da unidade de potência está em sua fase principal. “Além de realizarmos simulações, passamos para a próxima fase na qual realizamos avaliações do motor em bancada, conectado ao turbocompressor e sistemas de recuperação de energia. Toda a equipe está concentrada, preparando-se para o início da participação no campeonato em seis meses”, ressalta.
Durante o Grande Prêmio do Japão, que aconteceu no último dia 6 de outubro, a Honda mostrou um filme de apresentação do motor, incluindo o som do propulsor acelerando no Circuito de Sakura (Tochigi, Japão), para onde foi transferida a seção de desenvolvimento de esportes automobilísticos da empresa. Na mesma data, os fãs da marca e de F1 puderam conferir o vídeo no site e nas mídias sociais da Honda.
o grupo Honda no Brasil – Presente no país desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Moto Honda da Amazônia Ltda. é atualmente a maior fabricante de motos do Brasil, com mais de 20 milhões de unidades produzidas. Desde 2001, a empresa produz, também em Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores de popa importados de outras unidades da marca no mundo. Um ano depois iniciou a produção de quadriciclos na unidade. Em 1992, com a criação da Honda Automóveis do Brasil Ltda., a empresa entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro também por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em 2013, anunciou sua segunda planta de automóveis, em Itirapina, interior de São Paulo, com inauguração prevista para 2015. Em uma iniciativa inédita no segmento automotivo no país, a empresa iniciou, no mesmo ano, a construção do seu primeiro parque eólico na cidade de Xangri-lá, no Rio Grande do Sul. Para administrar as operações do parque, que irá suprir toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, foi criada a Honda Energy do Brasil. No país, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda que, presentes na rede autorizada de todo o Brasil, facilitam o acesso dos clientes aos produtos da marca.