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Venda de peças aumentou 10% no último ano.

As empresas que investiram em tecnologia, treinamento e colaboração estratégica, fecharam o ano de 2014 com um bom resultado nas vendas. No caso da CNH Industrial Parts & Service o aumento foi significativo e é resultado da sinergia das marcas do grupo.

Embora dados do Sindipeças (Sindicato nacional da indústria de componentes para veículos automotores) apresente redução nas vendas, a CNH Industrial Parts & Service, que fornece peças para caminhões e máquinas pesadas, registrou crescimento de 10% nas vendas em 2014. A unidade de negócios é a responsável pela distribuição de peças genuínas para as marcas Case IH, Case Construction, New Holland Construction, New Holland Agriculture e Iveco. Atualmente ela atende mais de 560 concessionárias e pontos de vendas espalhados pelo país.

 

O bom resultado é reflexo da sinergia estabelecida entre as cinco marcas do grupo atendidas pela unidade de negócios. A colaboração estratégica e dinamismo para resolver os desafios do mercado se tornaram peça chave para ampliar a relação de sucesso com o cliente.

 

“Sinergia significa colaboração estratégica e operacional. Isso é muito importante com o mercado em baixa. Quando conseguimos estabelecer esta colaboração mútua, aumentamos nossa eficiência logística melhorando rotas de entrega e elaborando novos modos de prestar o serviço. Estamos utilizando as melhores práticas de cada marca para avançar em todos os aspectos com foco constante na satisfação do cliente”, explica o vice-presidente para América Latina da CNH Industrial Parts & Service Maurício Gouveia.

 

Além de suporte estratégico também foi necessário realizar investimento pesado em tecnologia. Há pouco mais de quatro anos, o grupo investiu na construção do mais moderno centro logístico de distribuição de peças da América Latina em Sorocaba. O local está interligado com outros 57 Centros de Distribuição da CNH Industrial no mundo, através de uma sofisticada plataforma logística capaz de monitorar a movimentação de peças genuínas em todas as partes do planeta.

 

Em Sorocaba, o galpão possui 66 mil m² – 16 campos de futebol – e tem capacidade para estocar mais de 20 milhões de peças, que vão de parafusos, motores a cabines. O trabalho é totalmente informatizado, desde o recebimento das peças (in-bound) até sua saída (out-bound). Ao chegar, a peça tem seu código de barras lido por pistolas de radiofrequência, e o destino dela traçado automaticamente. Também foram adquiridos veículos automáticos para transporte de peças, e um sistema de separação vertical (Carrossel), que garante rapidez e precisão ao trabalho desenvolvido pelos colaboradores.

A mão de obra também foi totalmente internalizada, gerando mais 500 postos de trabalho e melhorando significativamente a qualidade do serviço oferecido ao mercado. Desta forma, a empresa conseguiu diminuir a rotatividade de trabalhadores e oferecer treinamento adequado às equipes.  Nessa esfera, destaca-se o programa de sugestões internas, onde cada trabalhador pode e deve influenciar positivamente nas rotinas de trabalho. Um reflexo disso foi a redução na quantidade anual de passos realizados por um funcionário. Em 2013, um colaborador percorria cerca de 480 km por ano dentro do depósito. Com a utilização das sugestões internas, o percurso anual diminuiu para 95 km. A melhoria se baseou na sistematização adequada dos locais de equipamentos, de acordo onde cada funcionário realiza a rotina de trabalho. Além do benefício interno, a ação refletiu diretamente na eficácia do serviço prestado a cada cliente, permitindo que a separação de cada pedido fosse realizada cada vez mais veloz.

 

 “Com os investimentos realizados, alinhados à gestão eficiente e sinergia entre diversas marcas, o crescimento nas vendas se tornou resultado de planejamento e satisfação do cliente final”, finaliza Gouveia.

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