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Ford apresenta o novo Explorer no Salão de Los Angeles

A Ford faz hoje a estreia mundial do novo Explorer no Salão de Los Angeles, trazendo avanços na tecnologia, motorização e visual. Utilitário esportivo mais vendido da América há 25 anos, o Explorer já superou 7 milhões de unidades e tem a chegada do novo modelo programada para meados de 2015 no mercado norte-americano.

 

O design do Explorer ficou mais robusto, com grade e faróis de LED mais altos, rack de teto rebaixado e novo spoiler traseiro. Os dissipadores de calor usados para resfriar os faróis de LED, que normalmente ficam escondidos, foram deixados visíveis como detalhe de estilo.

 

Além de um novo motor 2.3 EcoBoost de mais de 270 cv e tração integral inteligente, o novo Explorer oferece tecnologias que melhoram a experiência de direção, como câmeras dianteira e traseira com lente grande angular e lavador, assistência de estacionamento para vagas perpendiculares e paralelas, entradas USB na cabine para carregar dispositivos eletrônicos e abertura do porta-malas sem as mãos – basta passar o pé sob o para-choque traseiro, com a chave no bolso, para levantar a tampa.

 

Traz também um novo sistema de áudio Sony de 500 watts, com as tecnologias “Live Acoustics” e “Clear Phase”, que recriam a qualidade de som das melhores salas de concerto do mundo, fechamento ativo da grade do radiador e defletores de ar nas rodas para economizar combustível.

 

Esses recursos se somam a outros equipamentos já presentes no Explorer, apoiados por radar e câmeras: piloto automático adaptativo com alerta de colisão e suporte de freio, sistema de manutenção na faixa, alerta de ponto cego e tráfego cruzado, farol alto automático e cintos de segurança traseiros infláveis.

 

“O Explorer ajudou a definir a forma como o mundo pensa sobre SUVs”, diz Raj Nair, vice-presidente e diretor de Desenvolvimento de Produto Global da Ford. “Ele é a peça central da linha global de utilitários esportivos da Ford porque oferece uma combinação ideal de forma e função.”

 

Introduzido como modelo 1991, para famílias que curtem aventura e conforto, o Explorer é produzido nos Estados Unidos, na Venezuela e agora também na Rússia para venda em mais de 100 mercados mundiais.

“Os clientes adoram o Explorer e com o novo modelo queremos liderar o caminho da inovação, desempenho e diversão”, diz Arie Groeneveld, engenheiro-chefe do novo Explorer. “Nosso objetivo é construir o melhor SUV do mundo.”

 

Novo motor EcoBoost

Seu novo motor 2.3 litros EcoBoost de quatro cilindros, com pelo menos 270 cv de potência substitui o 2.0 EcoBoost. Além de oferecer 12,5% mais potência e 11% mais torque, ele deve manter a liderança do modelo em economia de combustível na estrada.

 

            A linha terá também um motor V6 3.5 com cerca de 290 cv. Já os modelos Explorer Sport e Platinum virão com motor V6 3.5 EcoBoost com mais de 365 cavalos, todos com câmbio automático SelectShift de seis marchas.

 

Nova série Platinum

Com o lançamento da série Platinum, o novo Explorer segue a tendência de sofisticação do segmento – hoje, 90% dos compradores do Explorer Sport optam pelo pacote mais caro disponível. Seus requintes incluem bancos dianteiros em couro microperfurado com costura especial, apliques de alumínio escovado e madeira acetinada nos painéis das portas, painel e volante. O painel, braço do console e portas também têm revestimento em couro.

 

            Painel de instrumentos com tela de 10 polegadas, faróis de LED, teto solar duplo e rodas de 20 polegadas são outros itens do modelo, o primeiro da marca com um oval Ford de alumínio escovado no centro do volante.

 

“Platinum é a expressão máxima de refinamento”, diz Christopher Svensson, diretor de design da Ford nas Américas. “É o interior mais premium já oferecido em um veículo Ford.”

 

Tração integral inteligente

A tração inteligente nas quatro rodas do Explorer, o “Terrain Management System”, avalia as condições da pista cerca de 20 vezes mais rápido que um piscar de olhos para garantir a tração e dirigibilidade. Ela monitora continuamente a velocidade das rodas, posição do acelerador e ângulo do volante para determinar a quantidade ideal de torque na dianteira e traseira para impedir derrapagens. Uma tela mostra a potência distribuída para as rodas dianteiras e traseiras. O sistema de freio ABS muda seu padrão de pulso em pista de areia, grama ou cascalho.

 

Um botão no console permite selecionar quatro modos de gerenciamento de terreno – normal, neve, areia ou lama – definindo como o motor, transmissão, freios e sistema de tração vão operar. Há ainda uma quinta opção para descidas de serra.

 

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