VW conquista pela segunda vez consecutiva o certificado Top Employer.
A Volkswagen do Brasil acaba de conquistar a certificação Top Employer 2020, o mais importante reconhecimento internacional da excelência nas práticas de Recursos Humanos. É a segunda vez consecutiva que a VW conquista este certificado e, em 2020, ainda é a única entre as montadoras do país a recebê-lo. O Top Employers Institute atua em 119 países de forma independente e conta com um processo de pesquisa e auditoria de 600 melhores práticas de gestão de pessoas.
“O certificado mostra que estamos no caminho certo. É a segunda vez consecutiva que recebemos o reconhecimento e coincide com a transformação cultural que vivemos com a Nova Volkswagen. Estamos sempre pensando nas melhores práticas para nossos empregados, proporcionando condições ideais de trabalho e benefícios para garantir que as pessoas se desenvolvam pessoal e profissionalmente. Assim criamos um ambiente interno saudável e mantemos nossos empregados engajados, além de atrair novos talentos”, comemora Marcellus Puig, Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.
Na Volkswagen, houve evolução em muitas frentes dentro dos pilares de estratégia de Recursos Humanos no ano de 2019: Transformação Cultural, Liderança, Desenvolvimento, Bem-Estar, Digitalização e Novo Modelo de RH. O foco nestas áreas contribuiu para a empresa disseminar a cultura de inovação, incentivar os gestores a liderarem pelo exemplo, inspirarem e demonstrarem atitude positiva, empoderarem e estimularem ownership, criarem senso de urgência, celebrarem e reconhecer suas equipes.
Outro exemplo é o Pilar Digitalização: a companhia desenvolveu ferramentas digitais que facilitam o dia a dia dos empregados, munindo-os de informações e oferecendo maior facilidade de acesso aos serviços de RH. O aplicativo disponível para todos os empregados é pioneiro na utilização da tecnologia de inteligência artificial Watson, desenvolvida pela IBM.
A certificação também aponta indicadores de desempenho – como satisfação dos clientes, retenção de conhecimento, rotatividade, absenteísmo, entre outros, que sabidamente impactam diretamente nos resultados financeiros de todas as organizações.