Volkswagen Amarok Highline Série Ultimate chega ao mercado brasileiro com tecnologia e segurança de topo.
- Série especial ainda mais sofisticada e requintada da picape média Volkswagen traz conteúdo inédito
- Novidade é oferecida exclusivamente com a carroceria de cabine dupla, transmissão automática de oito marchas e motor 2.0 TDI biturbo com 180 cv
- Modelo conta de série com quatro airbags, tração 4MOTION, revestimento parcial dos bancos em couro Alcantara, rodas de liga-leve de 19 polegadas, faróis bixênonio com luz de condução diurna em LED, entre outros
A Volkswagen está lançando no mercado brasileiro a Amarok Highline Série Ultimate, série especial ainda mais sofisticada e requintada da picape média. A novidade, que começa a chegar neste mês às concessionárias da marca, será posicionada acima da versão Highline – que já é uma das picapes mais avançadas tecnicamente disponíveis no Brasil – e trará itens exclusivos de aparência e conforto.
Topo de linha e com conteúdo inédito, a Amarok Highline Série Ultimate é completa de série: traz faróis bixênonio com luz de condução diurna em LED, novo santantônio de aço inoxidável e novo estribo plano de alumínio. Os vidros das portas traseiras e o vigia são escurecidos, assim como as lanternas.
Complementam o visual externo do modelo as rodas de liga leve aro 19” estilo “Cantera”, pneus 255/55 R19, a capa dos retrovisores na cor Prata Sargas com detalhe inferior cromado, o spoiler inferior dianteiro na cor chrome effect e a faixa lateral com a inscrição “Ultimate”.
Internamente, a picape conta com acabamento nobre, começando pelo revestimento parcial dos bancos em couro Alcantara. Sistema de som com navegação embutido no painel, bancos dianteiros com ajuste de altura, apoio lombar, aquecimento e airbags laterais (ao todo a Amarok Highline Série Ultimate traz quatro airbags – dois frontais e dois laterais) estão entre os itens de conforto e de segurança. Há, ainda, pedaleiras de alumínio e tapetes com a inscrição “Ultimate”.
Força e inteligência
Disponível exclusivamente com a carroceria de cabine dupla e transmissão automática de oito marchas, a Amarok Highline Série Ultimate traz um refinado e tecnológico conjunto mecânico: motor TDI de 2 litros, 4 cilindros e 16 válvulas, com 180 cv, dotado de sistema de injeção direta common-rail e alimentado por dois turbocompressores, com torque máximo de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.
Assim como a versão Highline, a série especial apresenta de série e como item exclusivo na categoria o ABS “off road”, que otimiza a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia) e em velocidades de até 130 km/h, proporcionando uma maior eficiência de frenagem.
Tração integral 4MOTION, sensores crepuscular e de chuva, sistemas ISOFIX para fixação de cadeiras para criança no banco traseiro, de auxílio ao motorista como o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração) e EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial) são equipamentos de série da picape Volkswagen. Juntamente com o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), a Amarok Highline Série Ultimatedispõe para o motorista os sistemas HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida) e HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida).
Controle de estabilidade (ESC) – A Amarok Highline Série Ultimate incorpora de série o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
ABS off-road – Outra inovação do utilitário são os freios ABS com função off-road com distribuidor eletrônico da força de frenagem (EBD). Esse recurso reforça os freios em estradas não pavimentadas, uma exclusividade que estreia no segmento das picapes compactas de cabine dupla. Ativado pelo botão off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca um curto travamento da roda, criando uma “pequena cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”.
BAS – Função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem) é outro importante recurso de segurança. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.
ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração – O sistema auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.
EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.
O HDC mantém uma baixa e constante velocidade de descida da picape, sem intervenção do motorista, adequando a rotação do motor e acionando os freios automaticamente de acordo com as solicitações do percurso. Funciona em velocidades até 30km/h e em rampas com inclinação a partir de 9º.
O HSA mantém o freio acionado após o motorista tirar o pé do pedal de freio por até 3 segundos, tempo suficiente para acelerar e partir em rampas com inclinação maior que 3º, sem que haja um recuo do veículo.
Funcionalidade com o conforto de automóvel
A picape média Volkswagen é referência em suas medidas tanto nas dimensões do habitáculo quanto nas medidas da caçamba. Internamente, o espaço para os joelhos no banco traseiro permite à Amarok transportar cinco ocupantes com muito conforto. Com apenas duas pessoas a bordo, é possível rebater o banco traseiro para aumentar a área de carga no interior.
Na caçamba da Amarok as medidas apresentam 1.555 mm de comprimento e 1.620 mm de largura, resultando em uma ampla superfície de carga com 2,52 m2. Mas isso não é tudo: a largura de 1.222 mm entre as caixas das rodas é uma das maiores oferecidas na categoria e permite transportar paletes padrão europeu (1,2 x 0,8 m) na transversal, aproveitando melhor o espaço de carga.
Graças a essas medidas, à baixa altura entre o assoalho da caçamba e o solo (780 mm) e à capacidade para levar mais de 1 tonelada, é fácil transportar equipamentos de lazer, como um quadriciclo motorizado, ou material de trabalho.
A Amarok Highline Série Ultimate tem três anos de garantia e está disponível nas cores Branca Cristal (sólida), Prata Sargas, Cinza Iron (metálicas) e Preta Mystic (perolizada).