carrosCateg. InternacionaisFórmula 1Galeria de fotosGaleria de vídeosHistóriaLembranças da Fórmula 1Notícias

Vídeo – Primeira Vitoria de Nelson Piquet na F1

Temporada de 1980 na Fórmula 1. O Brasil vivia uma época de vacas magras na Fórmula 1, desde que Emerson Fittipaldi deixou a McLaren para fundar a Fittipaldi (conhecida nos primeiros anos como Copersucar), única equipe nacional da história da categoria. O “Rato”, aliás, tinha vencido a última corrida na categoria, o GP da Inglaterra de 1975, em Silverstone. Desde então, os pilotos do país viviam um jejum de quase cinco anos sem triunfos. Mas esse período complicado foi encerrado no dia 30 de março de 1980, no GP dos Estados Unidos-Oeste, disputado no tradicional circuito montado nas ruas de Long Beach, na Califórnia.

Obra do futuro tricampeão Nelson Piquet, então apenas em seu terceiro ano na Fórmula 1 (sua segunda temporada completa). Pela Brabham, o brasileiro saiu na pole position em Long Beach e não foi ameaçado durante toda a corrida, em um domínio espetacular. Seria a primeira vitória das 23 que obteria na principal categoria do automobilismo. O piloto, aliás, foi saudado pelo bicampeão Emerson Fittipaldi, que chegou em uma excelente terceira posição após largar na 24ª e última posição. Foi o último pódio do “Rato” na F-1.

Mas essa corrida não ficou marcada apenas por momentos felizes. Na 50ª volta, Fittipaldi, Clay Regazzoni e John Watson lutavam pela quarta posição. No fim da reta dos boxes, o Ensign do piloto suíço perdeu os freios e acertou o Brabham do mexicano Ricardo Zunino, que tinha abandonado a prova na largada após um acidente, abandonado na área de escape. O carro de Regazzoni acertou a barreira de pneus e acabou jogado para fora da pista. As lesões ocasionadas pela batida o deixaram paraplégico e encerraram sua carreira.

Nelson Piquet se manteve na frente na largada

A corrida acabou cedo para Reutemann

A Alfa Romeo de Depailler não aguentou até o final da corrida.

Villeneuve vinha bem na prova, até se envolver num acidente.

Foi a última corrida de Clay Regazzoni na F1

Com problemas no pneu, Arnoux acaba caindo para a nona posição

Devagar e sempre, foi o lema de Patreze

Foi o último pódio do Emo

Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=xlHHg9pKoNY&feature=youtu.be

Fontes:

Rafael Lopes O Globo

https://formulatotal.wordpress.com

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *