As vendas de automóveis Mercedes-Benz crescem no País.
• Região Nordeste registra o maior crescimento da marca com aumento de 63% nas vendas
• As vendas totais no Brasil atingiram um incremento de quase 15% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2013
• Expectativa da marca é superar 11 mil automóveis vendidos neste ano
• Novos concessionários inaugurados no primeiro semestre; outros cinco previstos até o final do ano
As vendas de automóveis da Mercedes-Benz no país no primeiro semestre deste ano foram quase 15% maiores do que no mesmo período do ano passado. Foram vendidos no Brasil 4.986 automóveis da marca, contra 4.363 unidades comercializadas nos seis primeiros meses de 2013.
O maior crescimento percentual nas vendas ocorreu no Nordeste com o aumento de 63%, refletindo o processo de expansão econômica da região. Em Fortaleza, CE, foram vendidos no primeiro semestre deste ano 140 automóveis, ante 108 no ano passado, um incremento de 30%. Na cidade de Recife, PE, a elevação foi ainda mais significativa, atingindo 64%, enquanto em Salvador, BA, as vendas cresceram 29%.
Com a inauguração do concessionário de Natal, em maio deste ano, as vendas na capital do Rio Grande do Norte foram aceleradas, subindo 300% e, em Teresina, PI, passaram de 14 para 67 carros, 357% a mais que no mesmo período de 2013.
“No primeiro trimestre, a Mercedes-Benz superou também seu recorde de vendas no país, crescendo 30% em relação a 2013 (2.442 x 1.882 unidades)”, relembra Dimitris Psillakis, diretor geral de Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil. “Os números nos deixam otimistas e vamos superar a marca de 11 mil emplacamentos em 2014”.
Considerando o primeiro semestre, os dois modelos mais vendidos da marca foram o C 180 (1.378 unidades) e o A 200 (963 unidades). O CLA 200, lançado no início do ano, também teve venda expressiva, somando 606 emplacamentos no período.
Entre os fatores para o crescimento nas vendas está a expansão da rede de concessionários, aumentando a presença da marca em novas áreas, onde tem obtido excelente aceitação. “Nossas vendas no Nordeste já alcançam 30% de nossas vendas no país”, acrescenta Psillakis.
Outro fator que vem contribuindo para alavancar as vendas da marca no mercado nacional é o grande número de lançamentos. No total, a Mercedes-Benz lançará 17 novos modelos e versões ao longo de 2014. Um dos objetivos globais da marca com todas essas novidades é também atrair e conquistar clientes mais jovens.
Ainda este ano, a Mercedes-Benz lançará no Brasil a nova geração da Classe C e o utilitário esportivo GLA. Esses novos modelos irão impulsionar, ainda mais, as vendas da marca no mercado brasileiro de automóveis premium, que deverá atingir um volume de até 40 mil unidades em 2014.
Em relação ao aumento da rede, até junho deste ano foram inaugurados quatro novos concessionários nas cidades de Santos, Natal, Joinville e Maringá. No segundo semestre serão outros cinco, entre eles um em São Luís, no Maranhão, outro em Niterói, no Rio de Janeiro, e mais três no estado de São Paulo, aumentando para 47 o número de concessionários instalados no país para a comercialização de automóveis premium.
Produção de automóveis no Brasil
Os trabalhos de construção da fábrica de Iracemápolis, estado de São Paulo, que terá capacidade de produção de até 20 mil veículos por ano, começarão em agosto com a terraplenagem do terreno. O empreendimento envolve o investimento de R$ 500 milhões.
Nessa nova planta de automóveis Mercedes-Benz serão produzidos, a partir de 2016, a nova Classe C e o utilitário esportivo GLA.
Crescimento das vendas na região Nordeste
jan – jun/2013 | jan – jun/2014 | 2013 x 2014 | |
Fortaleza | 108 | 140 | 30% |
Recife | 59 | 97 | 64% |
Salvador | 68 | 88 | 29% |
Natal | 7 | 28 | 300% |
Teresina | 14 | 64 | 357% |
TOTAL | 256 | 417 | 63% |