Venda de carros na Europa sobe pelo décimo mês consecutivo
A venda de carros na Europa subiu 4,3% em Junho, impulsionada sobretudo pelas marcas Volkswagen e Renault. Este foi o décimo mês consecutivo de subidas nas vendas, a mais longa série de crescimento dos últimos quatro anos.
De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, 17 de Julho, pela associação europeia de fabricantes automóveis, os registos subiram de 1,18 milhões de veículos, em Junho de 2013, para 1,23 milhões em Junho deste ano. Segundo a mesma fonte, as vendas da marca Dacia aumentaram 32% e da Seat 13%.
A associação europeia de fabricantes automóveis compila dados de todos os países da União Europeia, à excepção de Malta, e também da Suíça, Noruega e Islândia. A maior subida na venda de carros, entre os países periféricos, foi registada na Grécia, onde as vendas dispararam 41%, ao passo que, em Portugal e Espanha, cresceram 24%. Já no Reino Unido, por exemplo, os registos aumentaram 6,2%.
A venda de carros na Europa está a recuperar de um mínimo de 20 anos, atingido em 2013, e a ser impulsionada por descontos.