Categ. NacionaisKartNotícias

Tuka Rocha tem 100% de aproveitamento para vencer seu primeiro Shell SKB Paulista em Interlagos.

O domingo no Shell SKB Paulista de Kart foi de consagração para Tuka Rocha, piloto da Stock Car que participou pela primeira vez do SKB neste ano. Tricampeão brasileiro em 1996, 1997 e 1998, Tuka buscava esse título inédito desde a sua primeira participação em 2011 no Super Kart Brasil. O vencedor da corrida 2 da Stock Car em Ribeirão Preto triunfou nas duas baterias realizadas no sábado e nas duas no domingo pela Senior, largando todas na pole position.

“Foi muito legal esse fim de semana. Muito bom poder relembrar um pouco da infância aqui em Interlagos e poder ter essa disputa leal com ótimos pilotos. Se eu vou correr mais vezes? É só chamar que eu corro, ainda mais num campeonato bacana como é o Super Kart Brasil”, disse o piloto do kart #25.

O dia em Interlagos começou com uma grande disputa entre Gabriel Crepaldi e Pedro Braga. Cada piloto havia vencido uma prova no sábado pela categoria Cadete. No domingo o roteiro se repetiu, com um triunfo para cada competidor. O título ficou com Crepaldi por ter vencido as corridas mais longas, que valem mais pontos.

“Foi um dia muito bom, estou feliz com o título. Tenho um amigo de Birigui que viajou mais de 500 km só para me ver correr, então essa vitória vai para ele. A disputa ali entre os quatro primeiros na bateria final foi um pouco tensa, mas consegui levar a melhor e estou bastante contente”, disse Crepaldi, que foi parabenizado pessoalmente por Emerson e Emmo Fittipaldi após a conquista.

O título do SKB na categoria Jr Menor ficou com Matheus Morgatto. Na terceira bateria do fim de semana, o dono do kart #62 largou na frente, mas Diego Ramos venceu e levou a disputa para a última bateria. Pole também na prova decisiva, Morgatto pulou na frente, com o adversário do kart #13 perdendo algumas posições na largada. A partir daí, o título ficou nas mãos de Morgatto, que já havia ganho as baterias do sábado.

“Ganhar três corridas das quatro foi ótimo para mim. Estou bastante feliz com esse título do SKB. A última prova foi a mais fácil porque meus concorrentes estavam brigando eles. Aproveitei isso para abrir vantagem e consegui até poupar o kart ali no final”, disse Morgatto, que recebeu a bandeirada com 6s8 de vantagem para Ramos.

Na Graduados, o grande duelo foi entre Gaetano Di Mauro e André Nicastro na primeira prova do dia. Pilotando o kart #11, Di Mauro esperou o momento exato e, no bico de pato, fez a ultrapassagem no único espaço que tinha para assumir a vice-liderança na penúltima volta. A vitória ficou com Allan Croce, que venceu de ponta a ponta. Zaya Fontana sofreu com problemas na largada, mas escalou o pelotão e terminou a corrida em quinto após as duas vitórias no sábado.

A segunda corrida do dia era decisiva. Os quatro melhores na pontuação, Zaya, Di Mauro, Nicastro e Croce, estavam separados por apenas 7 pontos. Após a largada, Zaya e Nicastro dispararam na frente. Sabendo que com um segundo lugar o título estaria garantido, o piloto da kart 155 não ofereceu muita resistência para a ultrapassagem de Nicastro com o kart #28. O problema foi segurar o ritmo de Allan Croce, que vinha na terceira posição. Zaya cruzou a bandeira quadriculada com menos de quatro décimos para Croce e ficou com o título por uma diferença de apenas 1 ponto para André Nicastro.

“Foi um final de semana muito bom com duas vitórias e um segundo lugar. O mais difícil foi fazer a recuperação na bateria 3, onde acabei caindo para o último lugar, mas fui recuperando pouco a pouco. Apesar das vitórias serem mais saborosas, foi esse quinto lugar que me deu chances de ser campeão”, diz Zaya Fontana, que foi saudado por Nicastro na saída da pista e recebeu o elogio do experiente adversário, que aproveitou para falar que o título estava em boas mãos.

Na Junior, após o duelo intenso entre Gianluca Petecof e Marcel Coletta no sábado, a primeira bateria do domingo foi de vitória para Pedro Goulart, dono também da pole position no início da manhã. Na corrida final, Colleta foi o grande personagem. Largando na primeira fila, ele espalhou ainda na volta inicial e passou com as quatro rodas na areia. O desempenho do kart #77 não foi prejudicado e Colleta recuperou uma posição atrás da outra até tomar a liderança de Goulart, sagrando-se campeão do SKB18. Gianluca também fez uma ótima recuperação e ficou com o vice-campeonato após terminar em segundo na última bateria.

“Vim muito rápido desde os treinos. Ontem foram dois bons resultados. Hoje foi mais complicado com duas largadas difíceis. Acabei conseguindo recuperar na primeira e cheguei em terceiro. Na última, eu acabei caindo ainda mais para trás por causa de um toque, mas consegui manter a tranquilidade, e recuperei as posições aos poucos para sair com a vitória e esse título do SKB”, diz Coletta, piloto do kart #77.

Na Sprinter, a disputa do dia foi entre Fernando Stocco e João Vasconcelos. O resultado foi uma bateria para cada um, mas o título ficou com Stocco, que teve que segurar o adversário até a última curva da prova decisiva. O piloto carioca do kart #99 ressaltou a importância da diminuição no preço da categoria, além das premiações que aumentaram.

“Foi exatamente por causa do preço menor que eu consegui vir competir aqui em Interlagos. A organização da competição está de parabéns. A nossa equipe vem do Rio de Janeiro e estávamos procurando um campeonato que fosse acessível para o nosso bolso. Foi um final de semana muito bom e espero voltar mais vezes”, afirma Stocco, após a sua primeira conquista no SKB. O piloto campeão vai ganhar 100% do valor da inscrição para a etapa seguinte. No SKB18 a organização preparou um pacote especial para a divisão de entrada, no qual cada volta percorrida nos treinos e provas do evento custou menos de R$ 20.

Sem enfrentar os mesmos problemas do sábado, quando teve que largar da última posição nas duas provas por causa da vela, Danilo Dirani largou nas duas baterias da Shifter desse domingo na pole position. O piloto do kart #28 abriu uma boa vantagem logo no início das duas provas e venceu com tranquilidade, fechando o fim de semana com três triunfos.

“Nós viemos numa ótima semana com o acerto do motor Iame no nosso kart Birel Art. Ontem tivemos aquele probleminha na vela, mas mesmo assim conseguimos um primeiro e um segundo lugares. Hoje o dia foi realmente perfeito com duas poles, duas vitórias e também com as melhores voltas”, destaca o piloto, terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de Turismo, a categoria de acesso para a Stock Car.

Na última categoria do final de semana, a Super Senior , que corre no mesmo grid da Senior, Ricardo Thomazi fechou o SKB18 com três vitórias e comemorou o fato de ter andado sempre entre os primeiros.

“O final de semana foi muito legal. Ontem eu larguei na pole e ganhei as duas corridas. Hoje as corridas foram ainda mais disputadas, mas eu corri pensando no título, tentando não cometer erros. Larguei de sétimo na geral hoje pela manhã e ainda consegui vencer a corrida. Na última eu larguei de quinto na geral e terminei em quarto na geral, segundo na Super Senior. Foi um título muito especial”, finaliza Thomazi.

O Shell SKB Paulista terá uma pausa e volta no mês de setembro, no final de semana do dia 6, novamente no Kartódromo de Interlagos.

Resultados das baterias deste domingo:
BATERIA 3
Cadete
1) 170-Pedro Braga (Cadete), (13 voltas) 13:00,427
2) 200-João Pedro Maia (Cadete), à 0,876
3) 88-Rafael Câmara (Cadete), à 1,544
4) 7-Gabriel Crepaldi (Cadete), à 1,588
5) 111-Rafael Dias (Cadete), à 2,746

Jr Menor
1) 13-Diego Ramos (Jr Menor), (15 voltas) 12:54,457
2) 62-Matheus Morgatto (Jr Menor), à 0,979
3) 38-José Muggiati Neto (Jr Menor), à 5,884
4) 35-Stefano Marins (Jr Menor), à 6,128
5) 73-Enzo Elias (Jr Menor), à 6,527

Graduados
1) 61-Allan Croce (Graduados), (19 voltas) 15:48,624
2) 11-Gaetano Di Mauro (Graduados), à 1,245
3) 28-André Nicastro (Graduados), à 1,420
4) 128-Dennis Dirani (Graduados), à 4,480
5) 155-Zaya Fontana (Graduados), à 7,38

Junior
1) 119-Pedro Goulart (Junior), (14 voltas) 11:43,864
2) 818-Arthur Leist (Junior), à 1,234
3) 77-Marcel Colleta (Junior), à 1,694
4) 80-Gabriel Paturle (Junior), à 3,516
5) 70-Vinicius Ponce (Junior), à 3,739

Sprinter
1) 51-João Vasconcelos (Sprinter), (13 voltas) 11:19,545
2) 99-Fernando Stocco (Sprinter), à 0,375
3) 195-Rafael Bertosso (Sprinter), à 1 volta

Shifter
1) 28-Danilo Dirani (Shifter), (15 voltas) 12:14,058
2) 218-Vinicius Papareli (Shifter), à 4,145
3) 34- Matheus Di Iorio (Shifter), à 8,003
4) 77-Guilherme Samaia (Shifter), à 8,468
5) 9-Pedro Feitosa (Shifter), à 8 voltas

Senior
1) 25-Tuka Rocha (Senior), (15 voltas) 12:48,869
2) 54-Daniel Rotta (Senior), à 2,983
3) 10-Daniel Lancaster (Senior), à 7,341

Super Senior
1) 180-Ricardo Thomazi (Super Senior), à 7,636 do líder da Senior
2) 9-Antonio Canedo (Super Senior), à 12,736
3) 42-Julio Pires (Super Senior), à 13,217
4) 29-Christiano Mattheis (Super Senior), à 13,493
5) 37-Fernando Pastro (Super Senior), à 15,246
9) 5-Beppe Askerbo (Super Senior), à 9 voltas

BATERIA 4
Cadete
1) 7-Gabriel Crepaldi (Cadete), (15 voltas) 14:55,408
2) 88-Rafael Câmara (Cadete), à 0,417
3) 170-Pedro Braga (Cadete), à 0,523
4) 80-Fabrício Falcão (Cadete), à 0,605
5) 48-Vinicius Dias (Cadete), à 3,489

Jr Menor – 4ª Prova
1) 62-Matheus Morgatto (Jr Menor), (20 voltas) 17:09,551
2) 13-Diego Ramos (Jr Menor), à 6,875
3) 38-José Muggiati Neto (Jr Menor), à 8,364
4) 35-Stefano Marins (Jr Menor), à 13,028
5) 12-Francisco Porto (Jr Menor), à 14,087

Graduados
1) 28-André Nicastro (Graduados), (22 voltas) 18:19,138
2) 155-Zaya Fontana (Graduados), à 3,299
3) 61-Allan Croce (Graduados ), à 3,636
4) 11-Gaetano Di Mauro (Graduados), à 5,474
5) 55-Luiz Felipe Branquinho (Graduados B), à 5,876

Junior
1) 77-Marcel Colleta (Junior), (20 voltas) 16:48,768
2) 101-Gianluca Petecof (Junior), à 1,182
3) 119-Pedro Goulart (Junior), à 3,266
4) 70-Vinicius Ponce (Junior), à 3,380
5) 16-Lucas Okada (Junior), à 5,354

Sprinter
1) 99-Fernando Stocco (Sprinter), (15 voltas) 13:06,320
2) 51-João Vasconcelos (Sprinter), à 0,342
3) 195-Rafael Bertosso (Sprinter), à 11,570

Shifter
1) 28-Danilo Dirani (Shifter), (20 voltas) 16:24,171
2) 3-Gabriel Dias (Shifter), à 3,195
3) 218-Vinicius Papareli (Shifter), à 6,591
4) 77-Guilherme Samaia (Shifter), à 9,430
5) 9-Pedro Feitosa (Shifter), à 45,767

Senior
1) 25-Tuka Rocha (Senior), à 0,193 do líder da Super Senior
2) 54-Daniel Rotta (Senior), à 0,641
3) 10-Daniel Lancaster (Senior), à 6,691

Super Senior
1) 29-Christiano Mattheis (Super Senior), (20 voltas) 17:17,938
4) 180-Ricardo Thomazi (Super Senior), à 0,876
5) 37-Fernando Pastro (Super Senior), à 5,324
7) 9-Antonio Canedo (Super Senior), à 11,012
8) 880-Maique Papareli (Super Senior), à 35,174
9) 5-Beppe Askerbo (Super Senior), à 14 voltas
10) 42-Julio Pires (Super Senior), à 17 voltas

Pontuação do SKB18 – Pódios:
Cadete
1-Gabriel Crepaldi 71 pontos
2-Rafael Câmara 70
3- Pedro Braga 65

Jr.Menor
1- Matheus Morgatto 86 pontos
2- Diego Ramos 77
3- Stefano Marins 48

Graduados
1-Zaya Fontana 74 pontos
2- André Nicastro 73
3- Allan Croce 62

Junior
1- Marcel Colleta 80 pontos
2- Gianluca Petecof 65
3- Pedro Goulart 56

Sprinter
1- Fernando Stocco 81 pontos
2- João Vasconcelos 73
3- Rafael Bertosso 68

Shifter
1-Danilo Dirani 85 pontos
2- Gabriel Dias 62
3- Vinicius Papareli 60

Senior
1- Tuka Rocha 90 pontos
2-Daniel Rotta 73
3-Daniel Lancaster 59

Super Senior
1-Ricardo Thomazi 85 pontos
2-Christiano Mattheis 69
3-Fernando Pastro 55

Sobre o Shell SKB Paulista:
Fundado em 2010 pelos pilotos Sérgio Jimenez, Ruben Carrapatoso, Renato Russo, Paulo Carcasci, Dennis Dirani, André Nicastro e Danilo Dirani, o Super Kart Brasil tem como missão a promoção de um campeonato feito por kartistas para kartistas. Em 2015, o evento é 100% integrado ao Campeonato Paulista, com seis etapas na temporada. São oito categorias que competem quatro corridas por final de semana.
Shell V-Power é a marca patrocinadora máster do evento, que integra seu programa de desenvolvimento de jovens pilotos. O SKB também tem o apoio de Voxx Suplementos, Carnes del Sur, Vroom, Paralego Racing, Hotel Transamérica, CRG, JB Kart Parts, Birel Art Brasil, DDirani Coach, Magiflux, Ital Sistem, TM Racing e Ibea Brasil.

Sobre a Associação Racing
A Associação Racing é uma associação civil sem fins lucrativos cujo objetivo é promover e auxiliar no desenvolvimento de pilotos de competição, além de desenvolver regras e métodos para a prática do kart no Brasil.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *