Tudo sobre o novo Jeep Renegade que chega em 2015
Apresentação do SUV que será uma das atrações do Salão de SP. Vendas no país começam em abril do ano que vem.
Cinco opções de motor e quatro de transmissão. Será com esse pacote mecânico que o Jeep Renegade – apresentado em julho à imprensa, nos Estados Unidos – estreará no mercado global para combater os utilitários-esportivos compactos. No Brasil, onde o SUV será produzido e comercializado a partir de abril de 2015, haverá três configurações de propulsor e duas de câmbio. A primeira aparição oficial do jipe ocorrerá no Salão de São Paulo, em novembro.
As versões de entrada, com tração 4×2, serão equipadas com o motor 1.8 flex de 132 cv e câmbio manual de cinco velocidades. A configuração intermediária, 4×2 ou 4×4, terá sob o capô o propulsor 2.0 diesel de 172 cv e transmissão manual de seis marchas ou automática de nove. Por fim, a opção topo de linha, 4×4, virá com o motor 2.4 diesel de 186 cv e câmbio automático de nove velocidades. Ainda não foram revelados os nomes das versões para o mercado brasileiro, mas é de se esperar que sejam os mesmos de EUA e Europa: Sport, Latitude, Limited e Trailhawk. O leque de cores para a carroceria deve contar com dez tonalidades, muitas bastante chamativas.
Futuro rival de modelos como o Ford EcoSport, Chevrolet Tracker e Renault Duster, além dos futuros nacionais Honda Vezel e Peugeot 2008, que também estreiam por aqui no ano que vem, o Renegade deve partir de R$ 68 mil e superar a barreira dos R$ 90 mil na configuração mais completa, esbarrando em concorrentes de porte maior, como Kia Sportage e Hyundai ix35.
Jeep Renegade – versão básica | |
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Preço estimado | R$ 68.000 |
Motor | Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, comando simples, flex |
Cilindrada | 1.747 cm³ |
Potência | 130/132 cv a 5.250 rpm |
Torque | 18,4/18,9 kgfm a 4.500 rpm |
Transmissão | Manual de cinco marchas, tração dianteira |
Direção | Elétrica |
Suspensão | Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
Freios | Discos ventilados na frente e sólidos atrás |
Pneus | 215/65 R16 |
Dimensões | Comprimento 4,232m. Largura 1,887 m. Altura 1,689 m. Entre-eixos 2,570 m |
Capacidades | Tanque 48 litros, Porta-malas 350 litros |
Peso | 1.418 kg |
Com visual off-road robusto típico da Jeep e rodas que variam de 16 a 18 polegadas, o lançamento tem linhas muito cativantes. Agradam também os detalhes que remetem a outros veículos da marca, como o formato de galões de gasolina nas lanternas e nos porta-objetos do console, a “carinha” do jipe Willys nas lentes dos faróis e no interior do porta-malas, entre outros.
Por dentro, o ar de Fiat (detentora do grupo Chrysler) é sentido graças ao tecido e desenho dos bancos e de componentes, como as chaves de seta e de comando do limpador de para-brisa. O nível de acabamento, porém, é bastante caprichado, em que pese a presença de plástico duro no console e nas laterais das portas. As molduras das saídas de ventilação, das caixas de som e da manopla do câmbio podem ter cores distintas do restante da cabine, o que dá um tom extra de classe ao jipinho. Destaque também para as duas seções de teto solar removíveis, que reforçam o apelo fora de estrada.
Construído sobre plataforma derivada do Fiat 500L, o Renegade satisfaz no quesito espaço interno. Com 2,57 metros de entre-eixos (como comparação, EcoSport e Duster têm 2,52 m e 2,67 m, respectivamente), o SUV acomoda bem até quatro adultos altos, oferecendo área satisfatória para as pernas e cabeça. Já o porta-malas, de acordo com a fabricante, é de 350 litros, volume mais acanhado que o do Ford (362 l) e o do Renault (475 l).
Em termos de equipamentos, o Jeep tem recheio de fazer inveja aos rivais. O pacote inclui freio de mão elétrico, seletor de tipo de terreno com reduzida para as versões 4×4, ar-condicionado digital, tela multimídia de cinco polegadas sensível ao toque, volante multifuncional com comandos de voz, controlador de velocidade adaptativo e controle de tração. Resta agora vê-lo em ação para confirmar tudo o que se imagina dele. Para a Jeep, o Renegade é a aposta para fazê-la emplacar mais de um milhão de carros no mundo por ano. No Brasil, a impressão é de que o jipinho vai cair no gosto geral.