Toyota firma parceria global com WWF em prol da sustentabilidade.
A Toyota Motor Corporation e a organização não governamental WWF (Fundo Mundial para a Natureza, a maior entidade conservadora independente), firmaram um acordo de cinco anos que visa acelerar a transição do planeta em prol da sustentabilidade e conservação da biodiversidade. Por meio desta parceria, as organizações trabalharão em conjunto para promover a conscientização ambiental, convergindo em direção a uma sociedade “carbono zero”.
A Toyota é a primeira companhia automotiva e a primeira empresa japonesa a assinar um acordo de parceria global com a WWF.
Como parte da parceria, a Toyota apoiará o projeto Floresta Asiática Viva, que consiste em diversas atividades desenvolvidas pela WWF, em andamento ou prestes a entrar em vigor, para conservar florestas tropicais e animais selvagens no sudeste asiático. O projeto será realizado em lugares prioritários como Bornéu e Sumatra, na Indonésia. No futuro, o projeto será expandido para a região do Grande Mekong, também na Indonésia.
As atividades se concentrarão em aumentar a sustentabilidade de recursos naturais como madeira, papel, celulose, óleo de palma e borracha natural. A produção não sustentável destes materiais está entre as principais causas do desmatamento, colocando as espécies em risco de extinção.
Neste ano, a Toyota doará US$ 1 milhão para o projeto Floresta Asiática Viva e continuará apoiando a iniciativa durante cinco anos. A parceria com a WWF fortalece os esforços da Toyota em atingir as metas de seu Desafio Ambiental 2050. O apoio ao projeto auxiliará na concretização de um dos pilares deste desafio: estabelecer uma sociedade futura em harmonia com a natureza.
Com a expectativa de crescimento na demanda de borracha, principal recurso para fabricação de pneus de carros, a parceria reconhece que tanto a produção quanto a utilização sustentável deste material são necessárias para a conservação dos ecossistemas. A Toyota está ciente dos desafios ambientais e sociais que envolvem o ciclo de produção da borracha natural e assume o compromisso de contribuir com as indústrias e partes interessadas para o estabelecimento de normas internacionais, bem como outras atividades promovidas pela WWF.
De acordo com Didier Leroy, vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, a companhia compartilha da mesma visão da WWF. “Temos que alcançar uma sociedade verdadeiramente sustentável e deixar um planeta vivo para as gerações futuras. Quando começamos a trabalhar em ações concretas para alcançar o nosso Desafio Ambiental Global 2050, decidimos que unir forças com organizações não governamentais focadas nesta causa é essencial. Nossa parceria e apoio a projetos como o Floresta Asiática Viva estão entre as formas mais eficazes para uma empresa como a Toyota provocar um impacto positivo e sensibilizar funcionários, fornecedores e clientes sobre a importância da gestão sustentável de recursos naturais.”
Sobre o Desafio Ambiental Global 2050
Com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente global, a Toyota anunciou, em outubro de 2015, seu Desafio Ambiental 2050. A companhia assumiu novos desafios para o futuro do planeta envolvendo ações que contornem questões ambientais como alterações climáticas, escassez de água, esgotamento de recursos e degradação da biodiversidade. O Desafio Ambiental 2050 visa reduzir a zero o impacto negativo de produção e condução de veículos, gerando benefícios para a sociedade.
Para acessar este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, visite www.toyotaimprensa.com.br.
A Toyota do Brasil Ltda. conta com quatro unidades produtivas: uma em Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP) e Porto Feliz (SP), três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP) e um escritório de representação em Brasília (DF), e mais de 5.700 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sa pporo (J apão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 325.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil