Toyota Etios “Tecnologia e conforto ao alcance de todos”.
Bom dia amigos e apaixonados por carros, esta semana avaliamos o novo Toyota Etios XLS 1.5.
O que mais nos chamou atenção neste veículo é a qualidade da concepção, apesar de ser um projeto de baixo custo, mas sempre seguindo as diretrizes e o conceito “Toyota”. O valor da versão testada pela Veloxtv nas concessionárias é de R$ 42.990.00.
O novo Toyota Etios, possui um bom espaço interno e itens de conforto acima da média apresentada nos outros veículos que duelam neste segmento. Para um compacto o quesito espaço interno X conforto encontra-se na medida certa, cabendo tranquilamente e confortavelmente no banco traseiro três pessoas de médio porte.
Outro ponto importante no Toyota Etios, é o posicionamento do painel de instrumentos com ótima visibilidade e completo, mas como a Toyota sempre inova deixou-o numa posição pouco ortodoxa para os padrões usados atualmente.
Volante com regulagem de altura, ABS e Airbag duplo, faróis de neblina e rodas de liga leve completam os detalhes Premium. Outro item elogiável é a quantidade de espaço para copos e garrafas, sendo que cada porta e no túnel central existem 7 lugares com essa função. O porta-luvas pode ter climatização, item pouco visto no segmento, apesar da abertura não ser uma das melhores; entretanto o seu espaço interno é excelente.
A ergonomia é boa, com os comandos dos vidros e os controles das alavancas na coluna de direção encontram-se em boa posição. Os sistemas de áudio e climatização também apresentam comandos bastante práticos, assim como o interessante botão para abertura do capô no painel.
Os cintos de segurança são fixos e o banco traseiro é inteiriço. O ar condicionado, por exemplo, funciona muito bem, refrigerando o interior rapidamente, garantindo assim conforto aos passageiros. Os difusores, apesar da disposição, se mostram eficientes.
A versão Hatch( testada ) tem boa dirigibilidade em curvas graças ao entre eixos menor e ao tamanho reduzido. Mesmo assim,
a suspensão foi ajustada para maior conforto. Mais macia,ela absorveu muito bem os muitos buracos e depressões, não batendo no fim do curso em condições normais de condução.
O design agrada e as formas são harmoniosas. Uma “aparência”simples e formas delicadas.
A direção elétrica é leve em manobras e ajuda na boa dirigibilidade. Ela não é muito comunicativa e um tanto lenta nas manobras, mas não prejudica o prazer ao dirigir, principalmente considerando neste segmento o cliente aprecia uma condução mais confortável do que dinâmica. Mesmo assim, o desempenho surpreende para um carro 1.5, chegando a parecer que o Etios tem mais potência do que indica a ficha técnica. O sedã é ágil na cidade, se revelando um carro esperto no trânsito. Como referência, ele acelerou de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos, número próximo ao de compactos com motorização 1.6.
Motor com desempenho muito honesto e consumo excelente; tanto no centro urbano quanto nas viagens longas. O nível de ruído em movimento, muito aceitável. Com 1.5cc FLEX ele é ágil no transito e muito eficiente na estrada. Câmbio preciso e suave nas trocas não requer esforço no transito de São Paulo. Embreagem muito bem calibrada, o que ajuda muito na operação.
Ficha técnica – Toyota Etios Sedan 1.5 XLS
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.5 16V, comando duplo, flex; Potência: 92/96 cv a 5.600 rpm; Torque: 13,9 kgfm a 3.100 rpm; Transmissão: manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: aço estampado aro 15, com pneus 185/60 R15; Peso: 980 kg; Capacidades: porta-malas 562 litros, tanque 45 litros; Dimensões: 4.265 mm (comprimento), 1.695 mm (largura), 1.510 mm (altura), 2.550 mm (entre-eixos).
O Etios possui garantia de 3 anos.
O Etios parece pronto para a batalha no mercado nacional e com uma grande vantagem sobre os rivais, ainda pode e irá evoluir bastante.
A seguir amigos as melhores imagens do Toyota Etios 1.5 XLS.