Toyota confirma que Corolla e Etios terão controle eletrônico de estabilidade.
De acordo com o site Argentina Autoblog, os modelos da Toyota, Corolla e Etios, vendidos no Mercosul,vão ser equipados com controle eletrônico de estabilidade (ESP), que não é oferecido nem como opcional em ambos os modelos atualmente.
Ainda conforme o que os executivos daToyota do país vizinho disseram aos jornalistas argentinos durante o lançamento do Etios 2016, esta decisão já está tomada e a ideia é que, quando a marca japonesa incorpora um dispositivo de segurança, ele esteja disponível em toda a linha, não apenas nos modelos de maior valor.
Vale lembrar que o ESP vai ser obrigatório na Argentina para todos os carros novos a partir de 2018. No Brasil, o equipamento passará a ser obrigatório a partir de 2020 para modelos zero-quilômetro inéditos ou que passarem por grandes mudanças. E em 2022 para todo e qualquer carro novo que sair das linhas de montagens das fabricantes.
Por isso, várias marcas já começaram a equipar seus modelos com o item de segurança que evita derrapagens indesejáveis, principalmente em pisos escorregadios, atuando nos freios e, se necessário, no corte de potência do motor para controlar o carro.
No caso do Etios, ainda não se sabe quando o carro vaio receber o equipamento. Mas, noCorolla, que tem chances de ser mostrado renovado no próximo Salão do Automóvel, em novembro, já no início do ano que vem o sedã poderá contar com o ESP, mesmo porque todos os principais rivais já o têm de série.