Totti mais rápido; pole da Truck em Goiânia sai neste sábado.
Leandro Totti (Volkswagen Constellation) repetiu o resultado da manhã desta sexta-feira e também terminou na frente no segundo treino livre da Fórmula Truck, que neste domingo, no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia, terá a quinta etapa da 20ª temporada da sua história. Totti, campeão de 2014, completou os 3.835 metros em 1min46s260, média de 129,9 km/h e é considerado o favorito para fazer a pole position, a ser disputada neste sábado a partir das 14 horas. A largada da corrida está marcada para domingo às 13 horas.
Veja vídeo em: https://youtu.be/mHlUAy6-Oww
No sábado, entre 9h e 9h45 será realizado o terceiro treino livre que define as posições dos pilotos para, às 14 horas, começar o treino classificatório. Os que terminarem nas posições ímpares (1º, 3º, 5º, 7º etc) integram o Grupo A enquanto os que encerrarem os trabalhos nos postos pares (2º, 4º, 6º, 8º etc) formam o Grupo B. A série A entra na pista a partir das 14 horas e terá 15 minutos para definir os cinco mais velozes. Os pilotos do Grupo B treinam, durante os mesmos 15 minutos, mas a partir das 14h30, e lutam pelos cinco primeiros lugares.
Os dez mais velozes, cinco do Grupo A e cinco do B, independentemente dos tempos obtidos, se classificam para o Top Qualifiyng, que com 10 minutos de duração, a partir das 15h05, decide a quinta pole position da temporada. Até agora, em quatro etapas, somente Paulo Salustiano, vice-líder do Campeonato Brasileiro, conseguiu quebrar a hegemonia de poles de Felipe Giaffone, o líder. Felipe marcou as três primeiras do ano (Caruaru, Campo Grande e Londrina) enquanto que Salustiano foi o mais veloz no Velopark, onde venceu de ponta a ponta. Os três primeiros na classificação geral: Felipe Giaffone, Paulo Salustiano e Djalma Fogaça, usam o restritor de potência.
Restritor de potência
Criado em 2015 para dar mais equilíbrio ainda ao Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, o restritor é uma peça colocada na entrada de ar do turbo que reduz a potência dos motores dos três primeiros colocados na classificação geral. O líder na classificação geral usa um com entrada de 74 milímetros, que tira cerca de 70 cavalos do motor. O segundo na tabela do Campeonato Brasileiro utiliza o de 76mm e não pode aproveitar algo em torno de 50 HP do motor, enquanto que o terceiro colocado usa o de 78 milímetros e perde aproximadamente 30 cavalos de potência. Desde o início da temporada, Djalma Fogaça foi o único a se manter entre os três primeiros em todas as etapas e, consequentemente, a usar o restritor.
Os mais rápidos no segundo treino livre para a quinta etapa:
1º) Leandro Totti (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min46s260, média de 129,9 km/h
2º) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min46s969
3º) Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 
1min47s293
4º) Beto Monteiro (Iveco), Lucar Motorsports, 1min47374
5º) André Marques (MAN), RM Competições, 1min47s383
6º) Djalma Fogaça (Ford), DF Racing Fans, 1min47s430
7º) Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min47s438
8º) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, 
1min47s622
9º) David Muffato (Scania), Muffatão, 
1min47s836
10º) Adalberto Jardim (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min48s015
11º) Roberval Andrade (Scania), Corinthians Motorsport, 1min48s090
12º) Rogério Castro (Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min48s094
13º) R
aijan Mascarello (Ford), DF Racing Fans, 1min49s208
14º) Alex Fabiano (Volvo), Clay Truck Racing, 1min53s610
15º) Régis Boessio (Volvo), Boessio Competições, 1min55s254
16º) Débora Rodrigues (Volkswagen Constellation -MAN), RM Competições, 1min56s640
17º) Luiz Lopes (Iveco), Lucar Motorsports, 1min57s247
18º) Jaidson Zini (Iveco), Dakar Motorsport, 
2min12s214
19º) Gustavo Magnabosco (Scania), Corinthians Motorsport, 2min14s501
16º) Pedro Muffato (Scania), Muffatão, 

sem tempo
17º) Fabiano Brito (Scania), Falsi & Falsi Racing, 
sem tempo
Venda de ingressos
Os ingressos também podem ser comprados pela internet, através do site www.lojaformulatruck.com.br/loja. As vendas pelo site se encerram nesta sexta-feira, dia 10 de julho. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 com direito a um boné oficial da F-Truck, que deverá ser apresentado no domingo junto com o bilhete de entrada. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 11 e 12 de julho (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 12 de julho), que não receberão.
Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 10 de julho, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento. Para facilitar a retirada é preciso levar o número do pedido.
O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.
A credencial VIP, cujo preço é de R$ 610, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso somente no domingo (12/7), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área especialmente reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.