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Teste Avaliação – 1ª parte – Nissan Frontier 4×4 em solo Argentino

Caros amigos, uma boa semana a todos vocês, nesta primeira parte referente ao teste com a picape Nissan Frontier 4×4 vamos apresentar o que realizamos a bordo dessa máquina, locais pelo qual passamos, dunas, estradas de terra, períodos e subidas acima de 4.000m acima do nível do mar, salares argentinos, movimentação por locais / vilarejos sem comunicação via celular 3 / 4 ou 5G; usando apenas um sistema utilizado pelos profissionais do rally (wikiloc – trilhas do mundo).

Vamos ao início da loucura!!!!!

Saímos de São Paulo com destino a Salta (Argentina) no dia 23/12/2023, na chegada em Salta nos foi disponibilizada duas picapes Nissan Frontier 4×4 Diesel para que iniciássemos nosso trajeto inovador pelo norte do país vizinho.

Neste primeiro trecho saímos de Salta com destino a Tilcara, uma cidade com pouco mais de 15mil habitantes situada no estado de Jujuy com alguns dos passeios mais interessantes que possam imaginar. Foram 207 km em uma rodovia 100% asfaltada, mão dupla, sinalização de solo em ordem e comunicação visual perfeita.

Neste primeiro percurso, entre as duas cidades já pudemos identificar diversas peculiaridades que estariam mais a frente, com belíssimas paisagens, montanhas exuberantes e o início dos trabalhos com a Nissan Frontier.

Neste trecho de estrada a picape que estava em meu controle, utilizou um consumo médio de 23 km/l; consumindo pouco mais de 9 litros, um controle de tração seguro, e com 5 pessoas dentro da picape; lembrando que a cidade de Tilcara esta a 2.465m acima do nível do mar.

No dia seguinte dentro da cidade de Tilcara subimos a 4.000m de altitude para o passeio Garganta del Diablo, em uma estrada de pedra vulcânica, arenitos e areia. Neste percurso começamos a exigir o máximo de nossas picapes, utilizando tanto na subida íngreme quanto na descida a tração total 4×4 e reduzida; sempre ao nosso lado víamos desfiladeiros e o risco que estávamos tendo para com a viagem. Neste trecho identificamos e verificamos que o trabalho das trações na Nissan 4×4 são excelentes e acima de qualquer questionamento. O consumo neste trecho matinal foi de 9,8 km/l.

 

Neste mesmo dia no período da trade saímos da cidade de Tilcara com destino a “Serrania de Hornocal” um dos lugares mais lindos que já vi em minha vida, uma cadeia de montanhas coloridas, que com a movimentação diária do sol, as paisagens são maravilhosas.

O percurso entre esses dois pontos é composto por dois tipos de piso, saímos de um piso arenoso/ pedras vulcânicas para 45 km em asfalto e depois para mais 38km em subida e curvas em um terreno de areia fofa, pedras e terra batida. Ao entrarmos no Parque Nacional para Serrania de Hornocal estávamos a mais de 4.350m acima do nível do mar; e pela segunda vez no dia colocamos á prova nossas picapes. O diferencial neste piso para o da parte da manhã foi o volume e quantidade de curvas e subidas íngremes, com piso com areia muito fofa, em conjunto depois de   pedras. Na subida para Serrania de Hornocal, foi perceptível e sensível o quanto o motor e controles da Nissan Frontier estavam sendo levados ao extremo, e o quanto o ar rarefeito estava fazendo esse efeito no veículo.

Na manhã seguinte partimos em direção á Salinas Grandes; um outro ponto turístico fantástico que o apaixonado por naturezas e paisagens devem conhecer. A distância entre Tilcara e as Salinas Grandes é de 118 km e levamos aproximadamente mais de 3 horas.

 

Utilizamos a Ruta Nacional 52, conhecida mundialmente como uma das rodovias mais perigosas do mundo pelas suas curvas sinuosas e pelo fato de estarmos em seu ponto mais alto a 4.170m do nível do mar. Nesta subida nossas picapes fizeram a média de 12 km/l com ar condicionado ligado. Cabe ressaltar, e salientar que ao sair de Tilcara abastecemos nossas picapes com o máximo de combustível. Pois nossa próxima parada estaria estipulada para a cidade de San Antônio de Los Cobres que estaria a mais 80 km em estrada totalmente de areia fofa / salina e pedras vulcânicas.

 

Caros amigos internautas, na próxima semana apresentaremos a segunda parte de nossa avaliação em solo argentino, apresentando os piores dias e locais que enfrentamos, ficando por mais de 48 horas nos movimentando pelo Deserto Del Diablo / Tolar Grande / Cono de Arita e terminando no vilarejo de Antofalla; após mais de 9 horas por dentro do deserto e sem comunicação via waze ou google maps.

 

 

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