Stock Car terá novidades na pontuação e no formato da classificação e das corridas em 2017.
A Stock Car terá importantes novidades na temporada 2017, que envolvem o formato da classificação e o das corridas e uma nova pontuação. Estas mudanças trarão impacto significativo na disputa do campeonato segundo o quarteto da Cimed Racing, composto por Denis Navarro e os campeões Felipe Fraga, Marcos Gomes e Cacá Bueno.
Em 2017, as rodadas duplas passam a ter a mesma duração: 40 minutos mais uma volta, diminuindo assim em cinco minutos a prova 1 e ampliando em 10 a segunda. Com isso, a pontuação da corrida 2 aumenta: o vencedor passa a levar 20 pontos – e não mais 15.
Outra alteração significativa na dinâmica das corridas é a obrigatoriedade do pit stop para reabastecimento tanto na primeira quanto na segunda corrida, uma das medidas que mais agradou os pilotos da Cimed Racing.
“Com isso, voltamos a um formato em que o piloto que vence a corrida 1 pode lutar por boas posições na etapa seguinte, o que não era possível no regulamento do ano passado”, diz Cacá Bueno, pentacampeão da categoria e que neste ano estará no atual time bicampeão da categoria, a Cimed Racing.
“Nos últimos dois anos, eu e o Felipe (Fraga) fomos campeões privilegiando sempre a prova 1. Agora, com uma pontuação mais equilibrada e com a obrigatoriedade do pit stop nas duas corridas, certamente terá que haver uma boa performance na rodada dupla como um todo para lutar pelo título”, prevê Gomes.
Fraga confessa que prefere as provas únicas, mas, neste ano, o campeonato ganha uma rodada dupla a mais, já que a etapa de abertura do campeonato, em Goiânia, será neste formato – e não mais como Corrida de Duplas, como nos últimos anos. Entretanto, o atual campeão achou interessante o novo formato de classificação.
Em 2017, conforme o regulamento publicado no site oficial da CBA, a Stock Car volta a ter o treino dividido em três partes: Q1, Q2 e Q3. Na primeira parte, os carros entram na pista em 2 grupos (divididos pela posição do campeonato – pares e ímpares) e os 15 melhores passam a sessão seguinte. Depois, com todos juntos, apenas os 6 melhores se classificam. A grande novidade vem no Q3: cada piloto entra sozinho na pista para apenas uma volta lançada, e assim será conhecido o pole position.
“Vai ser emocionante este formato de uma única volta e a administração do pneu ao longo da classificação será fundamental”, explica Fraga. Navarro também está ansioso com as mudanças. “O torcedor vai ver uma rodada dupla bem diferente a partir deste ano, a começar pela classificação e pela dinâmica de pit stops. Novidades são sempre bem-vindas”, diz Denis, que volta a competir pela Cimed Racing neste ano, integrando um quarteto em um mesmo time e patrocinador, algo inédito na Stock Car.
William Lube, chefe da equipe Cimed Racing, também prevê uma nova dinâmica. “Com a parada obrigatória nas duas provas, acabou aquela estratégia kamikaze de tentar fazer as provas sem paradas. A importância da prova 2 também aumentou, mas o interessante é que agora os carros que vão bem na 1 poderão ser mais competitivos na 2, mesmo com o grid invertido, pois todos terão que parar – o que não acontecia no passado”, diz.
A pré-temporada da Stock Car será no próximo dia 30, em Goiânia, onde também será disputada a primeira etapa no dia 2 de abril.
Confira a pontuação completa das corridas na temporada 2017:
Etapa com duas provas:
PROVA 1
1º – 30 pontos
2º – 26
3º – 23
4º – 21
5º – 19
6º – 17
7º – 15
8º – 13
9º – 12
10º – 11
11º- 10
12º – 9
13º – 8
14º – 7
15º – 6
16º – 5
17º – 4
18º – 3
19º – 2
20º – 1
PROVA 2:
1º – 20 pontos
2º – 18
3º – 16
4º – 14
5º – 12
6º – 10
7º – 8
8º – 7
9º – 6
10º – 5
11º – 4
12º – 3
13º – 2
14º – 1
Corrida Final (última etapa): a pontuação é dobrada – o primeiro colocado soma 60 pontos, o segundo 52 pontos e assim sucessivamente.
Corrida do Milhão (pontuação diferente das demais provas):
1º – 30 pontos
2º – 25
3º – 22
4º – 20
5º – 19
6º – 18
7º – 17
8º – 16
9º – 15
10º – 14
11º – 13
12º – 12
13º – 11
14º – 10
15º – 9
16º – 8
17º – 7
18º – 5
19º – 3
20º – 1