Stock Car promete briga acirrada pela pole do Milhão.
Mais do que que nas quatro provas anteriores, a disputa pela pole da etapa de Curitiba da Stock Car neste sábado deverá ser marcada por uma briga intensa pelo direito de comandar os 31 carros no grid da Corrida do Milhão. Afinal, quem sair na frente já terá garantido no mínimo uma vantagem na perseguição ao cobiçado prêmio de um milhão de reais oferecido pelos organizadores. Com formato de bateria única, contra as rodadas duplas realizadas até agora, equipes e pilotos precisarão se concentrar somente nos 40 minutos e mais uma volta da prova.
Hoje, com sol e temperaturas amenas contrastando com a previsão de frio severo anunciado pela meteorologia no início da semana, equipes e pilotos iniciaram os trabalhos para deixar os carros em condições de sonhar com a pole. Nos boxes da Prati-Donaduzzi, as atividades foram intensas e a coleta de dados do desempenho do paranaense Julio Campos e do amazonense Antonio Pizzonia vai permitir ao diretor-técnico Rodolpho Mattheis orientar as regulagens ideais para o traçado de 3.635 metros do autódromo de Pinhais, na região metropolitana.
Ao final da única sessão de ensaios, dividida em dois grupos e duração de uma hora para cada, o local Ricardo Zonta (Shell) estabeleceu a volta mais veloz (1min19s084) ainda na primeira metade. Foi seguido pelos últimos campeões Marcos Gomes e Felipe Fraga, ambos da Cimed e que também andaram na fase inicial. O vice-líder Daniel Serra (RC), em quarto, foi o mais veloz do segundo grupo, seguido pelo ponteiro da classificação, Thiago Camilo (Ipiranga/A. Mattheis). Campos foi o 15º no geral (1min19s586), à frente de Pizzonia (21º, com 1min19s723)). “A sexta-feira é sempre inconclusiva porque não dá para saber as condições de pneus de todos os pilotos. Aparentemente, eu estava com pneus similares aos do Max Wilson e do Ricardo Maurício, que viraram dois décimos mais rápidos. Então, nossa referência deve ser essa”, explicou Campos. Pizzonia relatou uma tendência do carro de sair de traseira e da tração inadequada, quadro que já começou a ser analisado pelos técnicos da Prati-Donaduzzi na reunião de logo após a prática.
Uma novidade que também está atraindo o interesse dos pilotos é o Hero Push – uma carga extra do botão de ultrapassagem para ser usada na corrida e que será exclusiva dos seis mais bem votados pelos torcedores. A escolha precisa ser feita pelo site www.stockcar.esp.br e a promoção será válida até minutos antes da largada no domingo. Os pilotos da Prati-Donaduzzi estão conclamando os fãs a darem uma força que poderá ser até decisiva. “Um único acionamento num fim de semana normal de duas corridas, quando temos às vezes até 20 cargas, pode nem ser tão significativo. Mas aqui, onde só poderemos usar o botão oito vezes, esse unzinho a mais poderá fazer a diferença”, concordam Campos e Pizzonia.
Os carros voltarão à pista às 8h05 horas deste sábado para o segundo treino livre, se as condições climáticas permitirem – a névoa é sempre uma ameaça no começo das manhãs de inverno na região. A sessão classificatória começa mais cedo que o habitual, a partir das 11 horas, e será desdobrada em três partes. A primeira eliminará 16 carros, enquanto a segunda selecionará os seis que decidirão a pole no Q3.