Stock Car – Ipiranga Racing é dominante na chuva.
A chuva prevista para o fim da tarde que começou a cair às 9 da manhã no autódromo de Goiânia mudou as perspectivas para o penúltimo fim de semana de corridas da temporada 2022 da Stock Car.
Pelo cronograma, hoje os pilotos fariam dois treinos livres no traçado misto de 3.835 metros, e amanhã (sábado) aconteceriam classificação e corridas da 10ª etapa. No domingo, sem treinos livres e apenas com um warm up de 20 minutos, classificariam e correriam a 11ª etapa no traçado externo de 2.695 metros.
Se o tempo se firmar, esse continua sendo o cronograma, mas foi decidido que no fim do sábado, se houver previsão de chuva para o dia seguinte, se opta por disputar as corridas da 11ª etapa no misto.
Antes da chuva, o chefe da Ipiranga Racing, Andreas Mattheis, traçava um panorama sobre as dificuldades. “É como uma semifinal do campeonato, e em circunstâncias duras para todos. Esse ano já tivemos uma etapa em Goiânia, no anel externo. Então vamos ter os treinos livres sexta-feira no traçado misto, e sábado classificamos e corremos em um espaço curto de tempo. Domingo é ainda mais crítico, porque não teremos treinos livres no anel externo, apenas um warm up de 20 minutos e aí classificamos e corremos. Então o acerto, que é bem diferente do usado no sábado, terá que amanhecer bom no domingo, temos que dar um tiro certeiro nos ajustes. Some-se a isso o fato de que nessa época do ano já faz muito calor em Goiânia, mais de 30 graus, com o asfalto a 60 graus, e ainda costumam ocorrer chuvas intermitentes, e o desafio só aumenta. Mas nós somos movidos a desafio e estamos muito animados”.
A tal chuva intermitente veio, e após aparecer no pela manhã, no primeiro treino livre os pilotos usaram pneus slick. Thiago Camilo treinou no primeiro grupo, com a pista ainda molhada, e Cesar no segundo, com a pista mais seca. Thiago foi 16º e Cesinha 3º. No treino da tarde a chuva voltou e todos usaram pneus de chuva. Thiago Camilo foi o mais rápido do primeiro grupo e Cesar Ramos o mais rápido do segundo grupo e no geral.
“O carro está muito bem acertado nas duas condições, talvez um pouquinho melhor na condição de pneus de chuva. Vamos ver o que teremos amanhã, mas tenho certeza que estaremos competitivos e brigando pela pole e pela vitória em qualquer circunstância”, disse o piloto do Toyota número 30.
“Com pouco tempo de pista, pneus e condições de asfalto e temperatura variando muito, é importante o carro chegar bom para a gente trabalhar apenas no ajuste fino, e é isso que está acontecendo. Estou bastante confiante”, reforçou Thiago Camilo, piloto do Toyota número 21 da Ipiranga Racing.