Sprint Series: Time brasileiro aposta em bons resultados no ano para buscar a vitória em Zandvoort
BMW Sports Trophy Team Brasil confia em boa fase e espera sair da Holanda com novas conquistas. Programação começa nesta sexta-feira com os treinos livres
Mesmo com a Copa do Mundo rolando nos gramados brasileiros, o Blancpain Sprint Series não para e neste fim de semana, de 4 a 6 de julho, o campeonato 2014 terá sua sequência com a realização da terceira etapa, que acontece em Zandvoort, na Holanda. Na equipe BMW Sports Trophy Team Brasil, o clima é de otimismo, e não poderia ser diferente.
O elenco brasileiro, patrocinado pelo Banco do Brasil, vem da conquista de dois pódios na etapa de Brands Hatch, quando Cacá Bueno e Sérgio Jimenez, do BMW Z4 #0, garantiram o terceiro lugar nas duas corridas da rodada dupla em solo inglês. A outra dupla, formada por Matheus Stumpf e Valdeno Brito (que substituiu Nelsinho Piquet), tinha tudo para completar a rodada também no pódio, não fosse um drive-through notificado pela organização da prova, a poucas voltas do fim, quando Brito ocupava a segunda posição na corrida.
Na última etapa, outra conquista que também foi comemorada, foi a vitória dos mecânicos da equipe no Desafio de Pit Stop, que executaram a mais rápida parada para troca de pneus da etapa e faturaram o prêmio de dois mil euros. Todos esses fatores comprovam a evolução e o bom desempenho do grupo verde e amarelo e dos carros modelo BMW Z4. E com conhecimentos sobre a pista e embalado pelos resultados em Brands Hatch, o time comandando por Antonio Hermann e Washington Bezerra, desembarca em Zandvoort animado para buscar a tão esperada vitória. O canal SporTV transmite ao vivo as disputas. A Rede TV! também vai exibir a corrida principal, às 14h30 do domingo (6).
Cacá Bueno está confiante e destaca que o time tem boas condições de brigar pelo pódio, mas descarta o favoritismo ao elenco brasileiro. “Espero um resultado melhor do que foi em 2013. Zandvoort, talvez, fosse a pista mais esperada por nós, mas este ano o regulamento é um pouco diferente, já que o BOP (Balance of Performances) varia de acordo com o circuito. Mas, é uma pista boa. E lembro que foi o único lugar que brigamos por pódios na temporada passada. Neste ano, estamos tendo bons resultados em pistas um pouco mais complicadas, então porque não pensar em um resultado ainda melhor em Zandvoort? Estou bem otimista. Acredito que o conjunto: acerto da equipe, um melhor balanço de performance e mais equilíbrio tem contribuído para a boa fase. Talvez Zandvoort fosse um lugar ideal para pensar em vitória, e, claro vamos trabalhar para isso, mas sem um otimismo exagerado, afinal não somos os favoritos para ganhar, e ainda não temos o melhor carro. Mas, posso dizer que a nossa vitória está amadurecendo”, considerou o carioca do BMW Z4 #0.
Sérgio Jimenez confia no bom trabalho que a equipe vem fazendo. “Espero uma boa prova. É uma pista que, em certas partes, nosso carro será muito rápido. Ano passado andamos muito bem lá. Eu e o (Ricardo) Zonta largamos em último e chegamos em sétimo. Sabemos da dificuldade que temos em passar outros carros, por causa da velocidade de reta que não temos. Mas, a expectativa é continuar buscando o pódio nas corridas, e sermos o mais constante possível. Podemos não ter o carro mais rápido, mas temos uma ótima equipe e um entrosamento muito bom entre os pilotos. Por isso, acredito que mantendo nosso trabalho, vamos estar perto da vitória e espero que ela aconteça em Zanvoort, que é uma pista legal, onde o público comparece e gosta muito de automobilismo”, analisou o paulista, que ao lado de Bueno, está em terceiro no campeonato com 33 pontos.
O gaúcho Matheus Stumpf também acredita no bom desempenho do time. “Diferente do que aconteceu em Brands Hatch, Zandvoort é uma pista que eu já fiz uma corrida ano passado, e naquela ocasião enfrentamos vários problemas. É um circuito estreito, mas que tem alguns pontos de ultrapassagem, portanto podemos esperar uma corrida bem emocionante e agitada. Acredito que temos condição de brigar pela vitória. Nosso carro se mostrou bem competitivo na última corrida, onde poderíamos ter tido o melhor resultado da equipe na Europa, não fosse a penalização que recebemos. O bom desempenho nos deixa esperançosos para obter mais resultados positivos”, comentou.
Nelsinho Piquet, que já andou em Zandvoort, está animado para voltar à equipe e ao circuito – depois de 11 anos -, onde fez uma pole e terminou a corrida em segundo durante uma prova em 2003 no Marlboro Masters, e que na época, contou com a presença do alemão Nico Rosberg, atualmente líder do campeonato de Fórmula 1. “Gosto da pista de Zandvoort. E, estou muito motivado para voltar ao BMW Team Brasil neste final de semana. Sei que o carro melhorou, desde minha última corrida em Nogaro, e estou ansioso para ir logo pra pista”, relatou Nelsinho.
A terceira etapa da temporada 2014 também contará com o retorno à equipe do experiente piloto Nelsinho Piquet, que assim como na primeira rodada, formará dupla com o gaúcho Matheus Stumpf, a bordo do BMW Z4 #30. Antes de voltar a acelerar, os dois estiveram juntos nos Estados Unidos, onde fizeram alguns trabalhos e estudos em telemetria. A programação começa nesta sexta-feira (4) com os treinos livres, a partir das 6h45 (pelo horário de Brasília).
Programação da 3ª etapa em Zandvoort (horário de Brasília, cinco horas atrás do horário local):
Sexta-feira, 4
6h45 – Treino livre 1
12h10 – Treino livre 2
Sábado, 5:
4h: Classificação
8h45: Corrida Classificatória (transmissão ao vivo no SporTV3)
Domingo, 6:
4h: Warm-up
6h45: Corrida Principal (transmissão ao vivo no SporTV2)
Classificação do Campeonato – após duas etapas (top-10):
1 Maximilian Buhk/ Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 51 pontos
2 Hari Proczyk/ Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII), 42
3 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 33
4 Mateusz Lisowski / Vicent Abril (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 23
5 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 22
6 Gregory Guilvert/ Stephane Ortelli (G-Drive Racing Audi R8 LMS Ultra), 21
7 Sergei Afanasiev/ Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 13
8 Alex Zanardi (Roal Motorsport BMW Z4), 10
9 Niki Mayer-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing Audi R8 LMS Ultra), 8
10 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 8
11 Valdeno Brito/Matheus Stumpf (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 7