Segunda etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras terá grid cheio e grandes nomes em Itu
Dois treinos, realizados nesta terça-feira, já apontam alguns dos favoritos a mais três vagas na final da Seletiva. Giuliano Raucci, Rafael Martins, Sérgio Sette Camara e Pedro Piquet são alguns dos nomes confirmados no grid, que terá 31 karts na Graduados e será válida pelo Brasileiro de Kart
As duas primeiras sessões de treinos livres, realizadas nesta terça-feira (dia 29), na Arena Brasil Kirin, em Itu, no interior de São Paulo, já apontaram alguns nomes entre os favoritos à briga por mais três vagas na final da Seletiva de Kart Petrobras, evento que distribui a maior premiação de kartismo do país e é patrocinado pela Petrobras e Petrobras Distribuidora. A segunda etapa classificatória acontecerá nesta sexta e sábado (1º e 2 de agosto) juntamente com o Campeonato Brasileiro de Kart e terá 31 pilotos na categoria Graduados.
Grandes nomes do kartismo nacional já garantiram presença na disputa em Itu. Nesta terça, um dos destaques foi Giuliano Raucci, vice-campeão da categoria Sudam no Brasileiro de Kart no último fim de semana, que fez o melhor tempo do dia (48s933) na primeira sessão. Outro piloto que teve um ótimo início nos treinos foi o mineiro Sergio Sette Camara, que terminou em segundo no primeiro treino (48s992). Rafael Martins também está entre os favoritos e ficou em sexto lugar nos dois treinos com o tempo de 49s332 na sua melhor volta.
Um dos destaques nesta briga também será o líder da temporada na Fórmula 3 Brasil, Pedro Piquet. Depois de duas vitórias no último final de semana, na etapa de Curitiba (PR), ele já treinou nesta terça em Itu. O paulista Pietro Rimbano, finalista da última edição da Seletiva, também aparece como um dos candidatos a uma das vagas. A prova da Graduados ainda tem entre os inscritos o veterano André Nicastro, mais rápido no segundo treino de hoje (49s191). O piloto, que foi duas vezes terceiro colocado na final da Seletiva, em anos passados, já não pode mais brigar pela vaga, em virtude da idade, mas chega como um dos favoritos para ficar com o título Brasileiro. No último sábado, o carioca faturou o título da Sudam e tem agora sete títulos Brasileiros de Kart, empatado com Paulo Carcasci, e com um a menos que Renato Russo, recordista com oito títulos nacionais.
“Sem dúvida, a disputa pelo título Brasileiro na Graduados e, consequentemente, pelas três vagas na final da Seletiva de Kart Petrobras será um dos momentos mais emocionantes do campeonato deste ano. São pilotos de várias gerações, alguns que já estão participando de provas em monopostos e toda essa ‘mistura” vai se refletir numa disputa de alto nível técnico e briga por posições a cada curva”, destaca Binho Carcasci, promotor e organizador da Seletiva nestes 16 anos.
Após a etapa de Itu, restarão mais duas para a definição dos 12 finalistas da Seletiva de Kart Petrobras: em São Luís, no Maranhão, no dia 20 de setembro, e Itumbiara, em Goiás, que acontece junto com a Copa Brasil de Kart no dia 11 de outubro. Três pilotos já conquistaram vaga para a final na primeira etapa classificatória, em Aldeia da Serra (SP), no mês de maio: os paulistas Vitor Baptista e Vinicius Papareli e o gaúcho, Victor Matzenbacker. A final irá acontecer nos dias 27, 28 e 29 de outubro no Kartódromo de Guaratinguetá, interior de São Paulo.
Confira a programação da categoria Graduados na segunda fase do Brasileiro de Kart:
Terça e Quarta (Dias 29 e 30 de julho)
8h33 às 9h03 – Treinos Livres (Grupo 1)
9h06 às 9h36 – Treinos Livres (Grupo 2)
10h45 às 11h15 – Treinos Livres (Grupo 1)
11h18 às 11h48 – Treinos Livres (Grupo 2)
Quinta (Dia 31 de julho)
8h10 às 8h17 – Warm up (Grupo 1)
8h20 às 8h27 – Warm up (Grupo 2)
10h15 Bateria Classificatória A X B
12h30 – Bateria Classificatória A x C
15h30 – Bateria Classificatória B x C
Sexta (Dia 1º de agosto)
8h10 às 8h17 – Warm up (Grupo 1)
8h20 às 8h27 – Warm up (Grupo 2)
9h00 – Repescagem
10h45 – Pré Final
Sábado (dia 2 de agosto)
8h10 às 8h17 – Warm up
10h30 – Final
Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva será composta por quatro etapas classificatórias em 2014, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.
Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).
Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras este ano vai contemplar os quatro primeiros colocados na final com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, participação no Mitsubishi Driving Experience, palestra sobre marketing e media training. A premiação total – somando todas as ações – deve chegar a 250 mil reais. O campeão receberá 60 mil reais em dinheiro.