Se surpreenda com a velocidade, o conforto e o poder; dirigindo o Novo Corolla.
Caros amigos internautas que acompanham os nossos trabalhos diariamente, gostaríamos de apresentar a avaliação da semana; o “Toyota Corolla XEI 2015” que chegou á sua 11ª versão lançado em março de 2014.
Também havíamos testado a versão anterior e o que pudemos perceber de bate pronto foi que a Toyota resolveu retomar a liderança de vendas neste segmento, esse novo veículo é mais robusto com linhas agressivas e mais espaço interno – com nova motorização, câmbio e tecnologias inéditas, como a transmissão automática Multi-Drive de sete velocidades e TV digital integrada a uma tela multimídia de 6.1 polegadas.
Em conversas informais com amigos jornalistas pudemos perceber que o novo Corolla atingirá o público com faixa etária entre 35 e 50 anos.
Segundo a Toyota, o novo design é inspirado no “olhar focado de um atleta de alto rendimento antes de uma competição”, e traduzido pelas formas côncavas e convexas da dianteira, na traseira e nas laterais. O rebaixamento da grade frontal se deu para melhor eficiência aerodinâmica e proteção aos pedestres. o design foi concebido a partir dos conceitos Keen Look e Under Priority, que deixou a dianteira mais afilada, com os faróis mais finos, com destaque para a grade frontal em formato de “V”, com a logo da marca cromada ao centro.
A frente do carro ganhou faróis ligados aos para-lamas e, o capô, recebeu vincos acentuados no centro e nas laterais. A traseira tem contornos da carroceria (com defletores de luz na parte inferior) e do porta-malas unidos às laterais e às lanternas. As rodas de 16 polegadas ganharam estilo próprio de acordo com cada versão. A gama de cores foi ampliada com o inédito vermelho e o branco perolizado.
Uma das principais constatações foi que o consumo do novo Corolla melhorou em aproximadamente 12% com relação á versão anterior. Esse é um dos fatores primordiais em tornar a Toyota e o Corolla em uma referência em economia de combustível e preocupação ambiental.
Novo câmbio, nova motorização
Concebida a partir de um software de gerenciamento que simula sete marchas, a transmissão Multidrive está disponível em todas as versões automáticas e possibilita uma transição de marchas com suavidade, inclusive no modo de condução manual por meio das borboletas no volante (paddle shift). “A transmissão Multi-Drive procede da tecnologia CVT, especialmente para atender o mercado brasileiro, visando melhorar desempenho, conforto e baixo consumo de combustível.
A função possui um software de gerenciamento, que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio no modo “Drive”.
Na versão que avaliamos o câmbio CVT surpreende pela suavidade nas trocas, sem falhas no tempo e no movimento. Aliado a função Sport Mode, no modo manual, o carro rende com maior esportividade a partir de acelerações moderadas, o que deverá atrair novos admiradores. A estabilidade em curvas e terrenos acidentados é excelente.
Interior
Em termos estéticos no interior do carro, o painel foi bastante modificado em comparação ao modelo antigo e agrada, embora pudesse apresentar mais jovialidade, se a intenção da renovação era de conquistar o público jovem. É possível que cause estranheza a primeira vista em quem estava acostumado com o anterior. Porta-luvas e porta-malas (470 litros) mantém o mesmo sistema e com certeza, poderiam ter sido aprimorados para acompanhar o conjunto tão rico oferecido pelo sedã.
Motor
O motor mais potente é o 2.0L Flex de 16 válvulas, que rende 143 cavalos a 5.600 rpm (gasolina), e 154 cv a 5.800 giros (etanol). O torque é de 19,4 kgfm a 4 mil rotações (gasolina) e 20,3 kgfm a 4.800 giros (etanol).
Em nossas marcações constatamos o consumo na cidade de 6,9 km/l usando etanol e em perímetro urbano; e quando estivemos em estrada pudemos constatar um consumo de 12,5 km/l (etanol).
Evolução em conforto
O novo Corolla foi concebido com uma carroceria mais rígida, com o uso de aços de alta resistência à tensão e outros reforços estruturais. Uma das mudanças está na direção, que se tornou 8% mais direta, assim como o posicionamento do volante, que teve dois graus reduzidos, visando mais esportividade e conforto. O ajuste de altura do banco também evoluiu, deslocando-se de 4,5 cm para seis centímetros. Já o ajuste de profundidade foi de 24 cm para 26 cm. Os passageiros dos bancos traseiros também ganharam 8,5 centímetros de espaço para os joelhos.
Ele cresceu:
- 4,62 metros de comprimento (ganho de oito centímetros);
– 2,7 metros de entre-eixos (ganho de 7,5 cm);
- 1,775 m de largura (ganho de 15 cm);
- 1,475 m de altura (perda de 0,5 cm).
*FICHA TÉCNICA:
Motor/Performance
Motorização: 2.0
Alimentação Injeção multi ponto
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 153.0 142.0
Cilindradas (cm3) 1.986 N/D
Torque (Kgf.m) 20,7 19,8
Velocidade Máxima (Km/h) 193 N/D
Tempo 0-100 (Km/h) 10.6 N/D
Consumo cidade (Km/L) 6.2 N/D
Consumo estrada (Km/L) 10.2 N/D
Dimensões
Altura (mm) 1480
Largura (mm) 1760
Comprimento (mm) 4540
Entre-eixos (mm) 2600
Peso (kg) 1285
Tanque (L) 60.0
Porta-malas (L) 470
Ocupantes 5
Mecânica
Câmbio Automática com modo manual de 4 marchas
Tração Dianteira
Direção Elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios Quatro freios à disco com dois discos ventilados.
*Dados do fabricante