Scania consolida sucesso na Fenatran 2024 com a venda do primeiro caminhão elétrico.
A Fenatran 2024, o 24º Salão Internacional do Transporte de Carga, foi palco de um marco histórico para a Scania, líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável, com a venda do primeiro caminhão elétrico cavalo mecânico 30 G 4×2 para a empresa Reiter Log. O modelo, projetado para atender às demandas de mercado na busca por soluções mais sustentáveis e eficientes, é ideal para curtas distâncias de até 200Km em operações hub to hub e distribuição, oferecendo zero emissão de CO2 e baixo custo operacional. A fabricante também ganhou com a linha R o desejado prêmio Truck of the Year. No total, a Scania vendeu mais de 2 mil caminhões na Fenatran.
“Comprovamos com esta venda para a Reiter Log que a Scania está fazendo uma Fenatran histórica. O ano de 2024 vem sendo muito especial com recordes de vendas de caminhões. O elétrico chegou para oferecermos o portfólio mais completo do mercado em matrizes alternativas ao diesel”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.
“A Reiter Log é o nosso maior cliente de produtos sustentáveis no Brasil, com uma frota a gás que supera as 200 unidades e agora entra para a nossa história comprando nosso primeiro elétrico cavalo mecânico. Momento de celebrar um feito muito importante para a Reiter Log e seus clientes”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “Agradecemos todo o apoio da Casa Scania Suvesa que atende muito bem a Reiter e merece esta celebração também. Tivemos outro momento de grandes negociações com a Reiter que fechou 100 caminhões aqui na Fenatran sendo 40 do modelo G 460 a gás e outros 60 dentre Super e Plus.”
“Importante reforçar que já tínhamos importado dois elétricos semipesados da Suécia para a PepsiCo, que foram adquiridos para um período de testes a pedido do cliente no final de 2023”, complementa Nucci.
“Esse é mais um passo importante na jornada ESG da Reiter Log. Iniciamos a descarbonização da nossa frota em 2014, estamos investindo mais fortemente desde 2021 e, hoje, somos a maior frota sustentável do Brasil. Mas não acreditamos numa única solução. Além dos caminhões 100% a gás, que buscamos abastecer com biometano, estamos atentos às novidades do mercado para oferecer o melhor arranjo para os clientes que têm o mesmo objetivo na sua operação. Por isso estamos investindo, e apostando, junto com a Scania, como grandes parceiros, nesse novo modelo”, avalia Vanessa Pilz, diretora de ESG da Reiter Log.
Os negócios não param por aí. Além do caminhão elétrico, todos os outros caminhões expostos foram comercializados ao longo dos cinco dias de evento. O novo P 280 6×4 XT (7 litros) – ‘Light Construction’ – para a construção civil, foi vendido para a MS Terraplenagem; a edição comercial Performance G-Line 370, de 370cv, foi adquirida pela Araki Transportes. Já o modelo RH 540 6X4 Plus foi vendido para a Transportes Borges; RH 450 6×2 Plus foi adquirido pela BSA Log Transportes; o GH 460 6X2 (gás comprimido e/ou biometano), de 650km de autonomia, foi negociado para a Bravo Serviços Logísticos; o 500 RH 6X4 Super B100 (100% biodiesel) foi negociado para a Sekalog; o 460 RH 6X2 Super foi vendido para a Jomed Transportes; 560 RH 6X4 Super foi adquirido pela JN Transportes; P 320 8X2 foi vendido para a Casa do Adubo; o semipesado de 7 litros e 280cv foi comercializado para a Elite Garcense Transportes e o 770 S 6X2 V8, Edição Especial ‘The Legend’ foi a aquisição realizada pelo cliente Pedra Brilhante.
Da linha off-road, o R 560 6X4 XT (madeireiro) foi vendido para a W Ávila Transportes; e os modelos G 560 8X4 XT (mineração) e o P 360 6X4 XT foram comercializados para o cliente Terrabel TSL.
“Nesta edição do evento, também estamos celebrando duas marcas importantes: 80 mil caminhões da Nova Geração emplacados desde o início das entregas, em 2019; e 20 mil unidades da gama Super registradas, em apenas dois anos de mercado. O nosso resultado no ano, de janeiro a outubro, com quase 15.500 emplacamentos e os crescimentos em participação, acima de 16t e nos pesados, comprova o ano histórico de 2024 para a marca”, salienta Nucci.
Outro sucesso de vendas no estande foi a edição comercial Performance G-Line 370, de 370cv, que teve sua estreia na feira e vendeu quase 300 unidades.
Truck of the Year Latin America
Durante a Fenatran, a Scania recebeu o troféu Truck of the Year Latin America 2025 com o caminhão Scania R, vocacionado para o transporte rodoviário pesado. Esta é a segunda edição da versão latino-americana do International Truck of the Year (IToY). Coordenada pelo jornalista Marcos Villela, membro representante do Brasil no IToY, a premiação foi composta por um júri de 20 jornalistas e editores de imprensa de veículos comerciais, representando 20 publicações dos mercados mais importantes da América Latina, que avaliaram as inovações tecnológicas em eficiência energética, segurança e conforto para os motoristas aplicadas aos caminhões nos últimos 12 meses.
A premiação aconteceu no estande da empresa e foi entregue a Christian Levin, CEO mundial da Scania e do TRATON Group, Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, e Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil. Os executivos receberam o troféu das mãos de Josué Araújo, diretor de Tecnologia e Inovação da Noma do Brasil, empresa apoiadora.
Acessibilidade para os caminhoneiros
Os destaques da Scania extrapolaram as inovações em tecnologias e produtos. Este ano, a fabricante trouxe diversas iniciativas em acessibilidade, para atender ao público deficiente auditivo e surdo, e deficiente visual e cego. Um vídeo com as principais atrações veiculou em totens com tradução em libras e áudio descritos.
Nos totens, posicionados ao lado de cada caminhão exposto, havia conteúdo em braile com as especificações técnicas dos veículos, além de um QR Code para acessar o vídeo com conteúdo em libras.
No Estúdio Scania que, contemplou uma programação extensa, durante toda a semana, de entrevistas com vários públicos como motoristas, clientes, fãs, porta-vozes da empresa e das concessionárias, um profissional fez a tradução simultânea, além da interpretação em libras para atender toda a comunidade, principalmente, os caminhoneiros surdos do Brasil.
“Nesta edição da Fenatran, em que superamos 15 mil pessoas atendidas em nosso estande, tivemos um olhar especial para os deficientes visuais e auditivos. Além de toda a estruturação de conteúdo em braile e libras, nossa equipe estava preparada para atendê-los todos os dias do evento”, comenta Lana Piccoli, gerente de Propaganda da Scania Operações Comerciais Brasil.
Scania Serviços Financeiros deu show na Fenatran 2024
Com uma série de novidades para os visitantes, foi feito um circuito de prêmios diários em parceria com a Facchini, com sorteios realizados duas vezes ao dia. Dentre as premiações estavam camisetas, bonés, copos, jaquetas e miniaturas.
A principal atração do estande foi a promoção Dreamline Fenatran, do Scania Consórcio, fez um sorteio inédito de quatro caminhões. “Ficamos entusiasmados com a promoção Dreamline Fenatran. O sorteio celebrou a nossa parceria com os clientes, mas também impulsiona o crescimento dos negócios com a qualidade e a inovação dos caminhões Scania”, Rodrigo Clemente, diretor comercial do Scania Consórcio.
Quem ganhou o modelo 560 R 6X4 Super foi a GC Empreendimentos e Participações, de Sinop (MT). Já o 460 R 6X2 Super saiu para a R Pandolfo Cia, de Vacaria (RS). Quem levou pra casa o GH 370 4X2 foi Claudia Mendes Roberto, de Rancharia (SP). E, por último, o ganhador do sorteio do P 320 8X2 com baú foi Rafael Pancotto, de Veranópolis (RS).
Fábio D’Angelo, Diretor Comercial do Scania Banco, acrescentou: “A Fenatran é uma oportunidade única para reforçarmos nosso compromisso com os clientes, oferecendo soluções financeiras que facilitam a renovação e a ampliação de suas frotas, e soluções em seguros para garantir tranquilidade e produtividade às operações de nossos clientes. Estamos confiantes de que nossas ofertas irão otimizar ainda mais os negócios de nossos parceiros.”