Salão Duas Rodas:Sinônimo de Negócios e Entretenimento
Evento mostrou, mais uma vez, que é o espaço ideal para realização de negócios e ainda de diversão para os amantes das duas rodas. De 7 a 12 de outubro – com o dia 6 exclusivo para profissionais do setor –, Salão atraiu a atenção de mais de 260 mil visitantes
Com 64 horas de entretenimento, 268.794 mil visitantes, presença de 12 mil profissionais do setor em um dia exclusivo para negócios, 58 apresentações e shows, mais de 400 marcas e 500 modelos de motocicletas expostas, sendo 40 lançamentos. Esse foi o balanço da 13ª edição do Salão Duas Rodas, maior evento do setor da América Latina e um dos maiores do mundo, que aconteceu de 7 a 12 de outubro, no Anhembi, em São Paulo. Mais uma vez, o evento – organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado – mostrou as novidades e tendências do mercado de duas rodas e foi um polo gerador de negócios, além de um espaço de entretenimento.
Para João Paulo Picolo, diretor do Salão, as expectativas para esta edição foram superadas. “Tivemos um feedback muito positivo do público presente e dos expositores. Os visitantes puderam conhecer as novidades das principais marcas de duas rodas do Brasil e do mundo, além de se divertir com todas as atrações que trouxemos este ano, como o Duas Rodas Experience; o grupo Força e Ação, de manobras radicais sobre duas rodas; os testes rides da Honda e Yamaha; o Led’s Tattoo, que pela primeira vez esteve no evento; o Triumph Wheelie Machine, com desafio para empinar uma moto, Jorge Negretti e equipe em shows de acrobacias, e muito mais. Fora que as marcas expositoras ficaram satisfeitas com o público e com os contatos feitos”,declara Picolo.
Para Marcos Fermanian, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o evento teve um saldo positivo. “A 13ª edição do Salão Duas Rodas reforçou ainda mais o comprometimento das fabricantes com o mercado nacional. Foram cerca de 40 lançamentos e atualizações apresentadas durante o evento, bem como a entrada de novas marcas, que devem estimular o segmento nesse final de ano”, diz Fermanian.
DIA EXCLUSIVO PARA PROFISSIONAIS DO SETOR É APROVADO
Trazendo sempre novidades, o Salão Duas Rodas inovou nesta edição por abrir suas portas um dia antes –6 de outubro – para que profissionais do setor pudessem conhecer as novidades e lançamentos, fazer contato com expositores, networking, realização de negócios e abertura de novos canais de venda. Tudo com muito conforto e agilidade. “Essa foi uma decisão acertada, pois tivemos a adesão de 12 mil profissionais do setor que puderam vir e ter contato direto com os expositores e falar de negócios. Pelo retorno que tivemos, os expositores também aprovaram a iniciativa”, avalia João Paulo Picolo. Neste mesmo dia houve, pela primeira vez no Salão, o Premium Club Plus – ação de relacionamento com os compradores Vips do setor. O projeto contou com a presença de 200 compradores com poder de decisão,que participaram de 100 reuniões de negócios junto aos expositores do evento.
Quem também aprovou a iniciativa foram os profissionais do segmento de duas rodas. “Um dia exclusivo para os profissionais é superimportante para uma melhor visualização dos produtos e mais tranquilo para conversar com os expositores e ver os lançamentos das marcas”, disse Vinícius Guerra, da 74 Motos Ltda. Luciana Araújo, da Potiguar Norte, também gostou da ideia. “Está sensacional visitar o Salão com o público restrito, pois facilita para ver os lançamentos da marca que represento, a Honda. O Salão está lindo”. Superação é a palavra que define o evento, segundo Marta Martinelli, da Motonanuque. “O Salão Duas Rodas parece que a cada ano se supera. Eu vim para uma reunião nacional e também para visitar. Está tudo espetacular, além de ser o momento ideal para que possamos fazer networking e trocar informações calmamente”, declarou.
CONFORTO E AGILIDADE: VENDA ANTECIPADA DE INGRESSOS
Outra inovação foi a venda de ingressos antecipada no site do evento. Desde o mês de maio, os amantes das duas rodas puderam adquirir a sua entrada para conhecer os lançamentos do Salão e visitar o evento de forma ágil e prática, já que puderam imprimir seu ingresso em casa. “A venda de ingressos pelo site também foi um grande sucesso. Semanas antes do início do evento, nós já tínhamos batido o número de vendas da edição anterior. Prova de que as pessoas estavam interessadas em garantir seu acesso e do crescimento do setor. Fizemos também uma campanha maciça nas redes sociais, inclusive oferecendo descontos para quem curtisse nossa página no facebook, o que nos ajudou bastante”, avaliou o diretor.
GRANDES LANÇAMENTOS MARCARAM O SALÃO DUAS RODAS
Triumph, Harley-Davidson, Yamaha,Traxx, Kawasaki, Honda, Dafra, BMW, Ducati, Polaris, Suzuki foram algumas marcas que fizeram seus lançamentos dentro do Salão Duas Rodas. A KTM e a Indian Motorcycle escolheram o evento para iniciar suas atividades no mercado brasileiro e mostrar seus produtos para os amantes das duas rodas. A aceitação do público foi imediata e de sucesso. Ao todo foram 400 marcas e 500 modelos de motocicletas apresentadas, sendo 40 lançamentos. Na Harley-Davidson, por exemplo, foi possível conhecer a primeira motocicleta elétrica da história da marca americana. Ela é um protótipo e ainda não está à venda, mas os visitantes do Salão puderam não só conhecer, mas também fazer um test ride “virtual” no modelo, por meio de um simulador. A Indian Motorcycle escolheu o Salão para mostrar os cinco modelos que serão vendidos no país: Scout, Chief Classic, ChiefVintage, Chieftain e Roadmaster.
Para quem curte grandes máquinas, a Kawasaki lançou a Ninja H2R, exclusiva para as pistas. A moto de 316 cavalos de potência só será vendida por encomenda. Já a Triumph apresentou no evento duas novas versões da Tiger 800, sendo a top de linha a XCa, que possui faróis de neblina de LED, bancos e manopla aquecidos, suporte lateral para malas e suporte para GPS. Na Honda foi possível conhecer a scooter que será vendida no Brasil a partir de 2016. O destaque foi a mecânica moderna, boa dose de tecnologia e estilo que mescla o moderno e o clássico e ainda marca a Honda no segmento de scooters de média cilindrada no país.
A chinesa Traxx apresentou, entre outros modelos, a cinquentinha Sky 125 Plus, equipada com motor 8,8 cv a 7500 rpm e torque de 0,96 kgfm. O câmbio rotativo e semiautomático não utiliza embreagem. O painel apresenta mostrador de marcha, hodômetro, marcador de combustível e indicadores de luz alta e neutro. Seu tanque comporta cinco litros. O modelo ainda é conceito e, em breve, entrará em linha de produção. A Yamaha revelou a inédita Factor 150, com motor flex e de uso urbano e utilitário. Também foi apresentada a nova geração da R1, com motor de 4 cilindros e 998 cc e capaz de render 200 cavalos de potência máxima. Outra novidade foi a MT-09 Tracer, baseada na naked MT-09, mas recebeu modificações para se tornar mais confortável e apta a viagens.
Já a BMW promoveu a estreia mundial de um modelo de baixa cilindrada no Salão Duas Rodas: o G 310 Stunt. Em São Paulo, ele aparece ainda como protótipo, mas a marca diz que a versão final será apresentada até o final do ano e que o modelo será produzido também em Manaus, provavelmente a partir do ano que vem. A Dafra revelou duas novidades: a Horizon 150, que estará em breve nas lojas, e substitui a Kansas, que teve produção encerrada; e uma scooter, segmento que a marca irá apostar mais forte nos próximos anos. A Ducati mostrou a Scrambler em várias versões: Urban Enduro, Icon, FullThrottle e Classic. Em todas as versões, a Scrambler conta com motor bicilíndrico de 803 cm³ e 75 cavalos, acoplado ao câmbio de seis marchas. O visual da Scrambler tem como referência o modelo dos anos 1960 e 1970. A KTM, maior fabricante de motos europeia, apresentou a 390 Duke e a 200 Duke, que logo chegarão ao mercado brasileiro. O Salão também foi o espaço ideal para acessórios, itens de segurança e muito mais.
ATRAÇÕES NA ÁREA INTERNA E EXTERNA MOVIMENTARAM O SALÃO DUAS RODAS
Programa ideal para toda a família. Assim foi a 13ª edição do Salão, que contou, ao todo, com 58 apresentações e shows voltada para todas as idades. Na parte externa do Anhembi, grandes atrações atenderam os aficionados das duas rodas, como o Honda Scooter Experience, onde participantes puderam fazer testes rides. Dos mais de 268 mil visitantes, pelo menos 6 mil puderam, pela primeira vez no evento, pilotar grandes motocicletas de marcas famosas premium com valor de mercado de mais de R$ 100 mil. Uma experiência que, certamente, agradou ao público. Uma das novidades foi a SH 300i, sucesso na Europa, com mais de um milhão de unidades vendidas, sua chegada está prevista para o primeiro semestre de 2016 marcando a estreia da Honda no segmento de scooters de média cilindrada no Brasil. No entanto, no Salão Duas Rodas, a empresa possibilitou testes para motos de alta cilindrada Honda, e o visitante teve a possibilidade de dirigir uma NC 750X. Ao todo foram realizados 5.173 testes, sendo 2.129 no espaço dedicado às scooters e 3044 em motos de alta cilindradas.
Teve ainda o Test Ride da Yamaha, que funcionou full time. No espaço era possível pilotar uma MT07, de 700 cilindradas. Outra atração outdoorfoi o Duas Rodas Experience. “Os testes aconteceram com total segurança, disponibilizamos equipamento de segurança individual para todos que participaram do nosso espaço”, contou Clóvis Gesteira, coordenador de negócios da marca. No Duas Rodas Experience, parceria com a Revista Duas Rodas, patrocínio da Pirelli e Mobil, ecom o capacete oficial da Taurus, o público pôde sentir a adrenalina de uma rápida arrancada, teste de frenagem, dirigibilidade, agilidade e ergonomia de modelos premium de grandes marcas como BMW, Triumph, Kawasaki, Ducati e KTM. “Fizemos mais de 3 mil testes. Os participantes puderam escolher entre cinco motos de cinco marcas distintas. Eles saíram felizes. A avaliação do público foi unânime”, disse Eduardo Tostes, representando a revista Duas Rodas.
O público era desafiado no Triumph Wheelie Machine, que foi realizado pela primeira vez no Salão. A atração era um simulador projetado para “empinar” com total segurança uma Triumph Daytona 675R em condições reais de funcionamento da motocicleta. Instrutores devidamente treinados e qualificados conduziram cada participante desde a utilização do equipamento de segurança às técnicas de pilotagem para uma empinada correta.Cada participante teve três tentativas para empinar esta máquina inglesa, campeã em sua categoria entre todas suas concorrentes
O Força e Ação, com manobras radicais sobre duas rodas, também foi um espaço bastante disputado pelo público durante os dias de evento. “Foi fantástico. Não esperávamos que o público se deslocasse até o nosso espaço [no estacionamento do Anhembi], mas superou a nossa expectativa, pois foi melhor do que quando era no sambódromo. Os dias mais concorridos foram sábado e domingo à noite”, disse Fábio Rolim, piloto e líder da equipe. Jorge Negretti e sua equipe foram, mais uma vez, um show à parte durante o evento. Sempre lotado, o público festejava a vibrava a cada manobra e salto sobre caminhões na área externa do Anhembi.
Dentro do Anhembi, a atração Moto Trial, que contou com a presença do piloto espanhol Jordi Pascuet, foi um destaque. “ O evento foi muito bom. Não temos nada para reclamar e muito para elogiar. Durante o campeonato, as pessoas ficaram esperando para assistir os competidores. Todos elogiaram e aplaudiram. Acreditamos que o nosso espaço agregou ao evento”, avaliou Cristiano Dias, proprietário da atração.
PÚBLICO GANHA GRANDES MOTOS NO SALÃO
O militar da Aeronáutica, Saulo Luna de Freitas, de 24 anos, foi o ganhador do campeonato Melhor Motociclista do Brasil. O concurso, uma parceria do Salão Duas Rodas com a Revista Duas Rodas, teve como principal objetivo estimular a pilotagem segura. Como prêmio, ele levou para casa uma Ducati Scrambler. O local recebeu cerca de 35 motociclistas comuns por dia. A primeira fase foi uma prova teórica de direção defensiva de motocicletas. Uma vez aprovado, era necessário mostrar a aplicação dos conceitos e o uso correto dos equipamentos de segurança na prova prática como: a utilização de jaquetas, capacete, luvas e botas; inspeção de pneus e luzes de sinalização; e habilidade ao fazer um percurso pré-definido. Quinze finalistas fizeram mais uma prova prática e Freitas saiu do Salão Duas Rodas pilotando uma Ducati Scrambler – modelo italiano que é o lançamento da marca no evento. “Achei a prova bastante tensa. O início das aplicações dos testes foi bastante apreensivo”, disse o vencedor.
Outro sortudo foi Tiago Alves Gonçalves, que levou para casa uma Harley-Davidson customizada, sonho de qualquer amante das duas rodas. Ele foi o ganhador da promoção do projeto Discovery Turbo, uma parceria do Discovery Channel com o Salão Duas Rodas. No espaço, a equipe AZ Motorcycle, mostrou a cultura biker que está em evidência hoje em dia. Ao final da customização, a moto foi sorteada.
DEPOIMENTOS
HONDA
“Estamos impressionados com o movimento. Todos os dias chegamosantes da abertura do evento e vemos todas essas pessoas já esperando paraentrar. Pelo momento do mercado é um sinal positivo, pois mostra a quantidadede gente que gosta de motocicletas. Certamente conseguimos um reforço institucional,captar dados do cliente e fazer negócios. O ponto positivo da organização foi ode trazer as atrações externas para próximo do pavilhão, o que ajuda a manter ovisitante mais tempo no Salão Duas Rodas”. Gisele Segala, supervisora de marketing
HARLEY-DAVIDSON
“Sempre aguardamos ansiosamente por cada edição do Salão Duas Rodas, pois é uma grande oportunidade para expor toda a experiência que a marca pode proporcionar para diferentes perfis de clientes e entusiastas. No evento é possível, inclusive, apresentar produtos e inovações para um público que não costuma frequentar concessionárias e showrooms, porém que tem curiosidade para conhecer o universo Harley-Davidson. É um evento que, por tradição, reúne um público bem diversificado. É possível se deparar com homens e mulheres com uma ampla e diversificada faixa etária, e encontrar desde jovens que têm ou desejam adquirir uma moto para a rotina da cidade, até os amantes de longas viagens a bordo de tradicionais modelos de motocicletas.O Salão é sempre uma boa oportunidade para negócios. Além das motocicletas, este ano, a Harley-Davidson dedicou um espaço do estande para a venda de Motorclothes® e o resutado foi bastante positivo”, Flavio Villaça, gerente de Marketing, Produto e Relações Públicas
KAWASAKI
“O Salão Duas Rodas é sempre um divisor de águas. Por pior ou melhor omomento em que o setor automobilístico atravesse, sempre que acontece umevento deste porte, os apaixonados por motocicletas e até mesmo osaspiracionais ou o público que por algum motivo deixou de ser motociclista,desperta. A paixão por duas rodas aflora e aparece. É neste momento quetemos que apostar todas as nossas fichas. É neste período que nossas vendascrescem, nossas equipes se animam e amotivação passa a correr nas veias mais intensamente. O consumidor entendea importância, a conveniência e o prazer de ter uma motocicleta.Pela primeira vez, e de forma inédita, tivemos a oportunidade de lançar simultaneamente com a Espanha o nosso mais novo lançamento a nova Ninja ZX-10R que traz tudo o que é possível em termos de inovação em motos de pista e de rua. A Kawasaki aproveitou a oportunidade da importância deste evento para apresentar sua nova moto – campeã com duas etapas de antecedência do World SuperBike, o principal evento do mundo das competições. Além disso, consolidamos nossos lançamentos de 2016 neste evento: a Vulcan S e a Z300.A Kawasaki aposta cada vez mais no mercado brasileiro e acredita que nosso DNA atende e satisfaz o cliente que quer ser feliz”. Mauro Ferraz, gerente de vendas
LAQUILA
“Sempre fazemos bons negócios no Salão e o evento é de grande importância para a apresentação de lançamentos para o público. É uma oportunidade para prospectarmos e fazermos novos negócios”. Alexandre Wunderlich, gerente de projetos e marketing.
BMW
“Tivemos boa participação do público e conquistamos algumas vendas na loja”. Luciana de Oliveira Francisco, gerente sênior de marketing
BULL MOTORS
“Estamos otimistas que a feira traga resultados e queconsigamos agregar novos negócios. Quanto à movimentação, foi muito boa”. Rubens Guimarães, gerente comercial
TRIUMPH
“A 13ª edição foi melhor que a edição passada. É a nossasegunda participação no evento e está sendo bem interessante tantocomercialmente como para solidificar a marca. Nos três primeiros dias, opúblico foi mais voltado para o perfil da marca, que é premium”. Fernando Filie, gerente de marketing
DUCATI
“Estávamos esperandoo efeito da crise, mas o Salão Duas Rodas chamou atenção pelos entretenimentos,lançamentos e/ou compras. As novidades que trouxemos atraíram muita gente parao estande. O mercado está comedido, mas os negócios estão acontecendo”. Arthur Wong, gerente de comunicação
POLARIS E INDIAN
“Edição especial para lançar a Indian. A receptividade dopúblico com as motos foi bastante positiva. Vendemos 20 unidades, mais do queesperávamos para a feira. Participamos do evento, além da Indian, também com aPolaris, que trouxemos pela segunda vez e não sentimos queda de público emrelação à edição anterior. Outro aspecto positivo foi o fato de coincidir com oferiado, em que as pessoas puderam aproveitar para vir ao Salão Duas Rodas”. Paulo Brancaglion, gerente de marketing
TRAXX
“Tivemos resultados positivos. Nosso objetivo era de atrairnovos representantes e conseguimos, pois recebemos gente de todo o País”. Jaqueline Dal Bello, assessora de imprensa
DAFRA
“O Salão Duas Rodas teve a presença de público forte desde oprimeiro dia do evento. O feriado não atrapalhou em nada. Muito pelo contrário,agradou quem veio de fora da cidade porque tinha mais tempo para deslocamento.Ponto positivo é que as pessoas estavam interessadas e já vinham para o eventosabendo o que iriam encontrar. Foi importante para conversar com o consumidor econquistar novos concessionários”. Patrícia FernandesAssumpção, gerente de comunicação e marketing
TOURATECH BRASIL
“O evento foi legal em termos de negócios, praticamente igual à edição anterior. Achamos que está coerente com a situação do mercado”. Gabriel Colafemina, diretor comercial
YAMAHA
“Apesar da crise, os expositores investiram e trouxeramlançamentos. Os estandes estão bonitos e com boas atrações. Nós da Yamaha inovamosem relação aos concorrentes e à edição passada. O evento é importante pararelacionamentos e de construção da imagem e da marca. Tivemos um volumeinteressante de público, inclusive na loja de acessórios”. Ricardo Tedesco, gerente de marketing
IMS (W3 RACING)
“Nós andamos de moto e somos apaixonados pelo off-road. Somos uma das poucas marcas nacionais de roupas e acessórios presentes no Salão Duas Rodas e ficamos muito satisfeitos em apresentar os produtos da coleção 2016 e incentivar o reaquecimento do setor. O evento reuniu grande público do início ao fim, desde os fãs das motos com suas famílias até os lojistas e fabricantes que movimentam o segmento. A coleção 2016 da IMS RaceWear foi muito bem recebida por todos e o lançamento, um verdadeiro sucesso. O Salão Duas Rodas é uma boa referência, por isso as expectativas de vendas dos novos produtos são ótimas”. Wellington Valadares, presidente
PNEUS TECHNIC
“Expomos nossos produtos desde 2009 no Salão Duas Rodas e consideramos esta edição ótima em termos de negócios, principalmente nos primeiros dias, com a captação de representantes para a nossa empresa. Dentro das circunstâncias do mercado, o evento foi bom”. Leonor Fernandes Costa, assessora de marketing
GIVI
“Consideramos o Salão Duas Rodas produtivo. Não esperava o resultado tão positivo. Recebemos um público mais interessado e sofisticado. O evento, no geral, está mais organizado, inclusive com mais opções de alimentação do que a edição anterior”. Rodrigo Hipólito Antônio, diretor geral
SUZUKI
“O evento está do tamanho do mercado. Pela situação que nosencontramos, achamos que os negócios foram até surpreendentes”. Luis Ferreira
IPIRANGA PRODUTOS DE PETRÓLEO
“Achamos o público positivo e fechamos bastante negócios”. Sabrina Marinho
TAURUS
“Evento bastante positivo para realizar negócios. Trouxemoslançamentos e novidades da Taurus para o evento. A empresa está em um momentodiferente, com nova logo e novos produtos, além do já conhecido San Marino”. Leilane Schmack
TUTTO MOTO
“Conseguimos prospectar bastante clientes. Como somos umaempresa B2B – business to business – os dois primeiros dias foram melhores”. Bruno Lima
Mais informações:www.salaoduasrodas.com.br.