Salão de Detroit 2014 – Lançamento Ford 150
Amigos, e apaixonados por caminhonetes de grande porte, nesta tarde em Detroit a Ford apresentou sua nova F-150 com muito mais tecnologia e desempenho.
Divirtam-se
A nova F-150 traz uma combinação impressionante de potência, capacidade de carga e eficiência. Ela usa materiais avançados que aumentam a durabilidade e evitam a corrosão, processadores mais rápidos para aprimorar a dirigibilidade e soluções inovadoras de transporte de carga e reboque.
“A Ford F-150 é conhecida como Picape Raça Forte. Agora, além de força, ela ficou inteligente”, diz Mark Fields, chefe de operações (COO) da Ford. “A nova F-150 redefine o futuro das picapes e é mais um exemplo de como o plano One Ford está levando aos consumidores veículos com o melhor compromisso de qualidade, economia de combustível, segurança, design inteligente e valor.”
A F-150 faz parte da Série F, a linha de picapes mais vendida da América do Norte há 37 anos consecutivos e veículo mais vendido da América há 32 anos. “Temos uma conexão sem precedentes com nossos consumidores”, diz Joe Hinrichs, vice-presidente executivo da Ford e presidente das Américas.
“Ao longo do tempo, a F-150 tem entregado o conjunto mais forte e inteligente no segmento, junto com as características que os clientes exigem para o trabalho ou lazer. As nossas picapes atendem os mais altos padrões do mercado”.
Uma nova picape
Ao projetar a Nova F-150, a Ford aprimorou o chassi em formato de escada, uma de suas assinaturas. Totalmente novo, ele traz uma quantidade inédita de aço de alta resistência, mais forte e leve.
Ligas de alumínio de alta resistência, de uso militar e também aplicadas na indústria aeroespacial e no transporte comercial e energia, foram introduzidas pela primeira vez em toda a carroceria da F-150, aumentando a resistência a torção e impactos, com economia de peso. No total, foram eliminados cerca de 700 kg do veículo, aumentando a capacidade de carga da F-150, assim como a sua capacidade de aceleração e frenagem, com ganho de eficiência.
“Mais do que nunca, os clientes querem uma picape que seja uma parceira confiável, um escritório móvel e oficina para ir a qualquer lugar”, diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford. “Para atender às necessidades dos nossos clientes, criamos novos recursos inteligentes e uma nova abordagem para o uso de materiais avançados e motores que melhoram a capacidade e a eficiência.”
Ainda mais forte
A Ford F-150 2015 está mais forte e robusta que nunca. Antes de chegar ao mercado, ela foi testada exaustivamente nos laboratórios e campos de provas da Ford e por alguns de seus clientes mais exigentes, em mais de 16 milhões de quilômetros.
Os testes de “tortura” simularam as solicitações do veículo durante toda a sua vida útil. Eles incluíram cruzar o país puxando reboque ??e cargas pesadas através de vales, desertos em alta altitude e montanhas, em temperaturas que variaram de abaixo de zero a quase 50ºC.
Usuários da F-150 nas áreas de construção, mineração e serviços públicos também ajudaram a testar a sua caçamba em liga de alumínio de alta resistência. A nova Ford F-150 também correu disfarçada na Baja 1000 e completou com êxito os seus mais de 1.400 km, resultado que outros veículos desenvolvidos especialmente para a competição não conseguiram.
Para enfrentar as condições de dificuldades, o seu chassi usa aço de alta resistência (de até 70.000 psi), mais forte que o aço encontrado em picapes concorrentes para serviço pesado. Oito travessas soldadas aumentam a rigidez e seus amortecedores traseiros posicionados fora do quadro proporcionam maior estabilidade.
Mais inteligente
A nova F-150 introduz vários recursos inovadores, muitos deles exclusivos, que incluem:
. visão 360 graus com câmeras externas que dão uma imagem panorâmica da picape e ajudam o motorista a estacionar, manobrar em lugares apertados e rodar por estradas estreitas e trilhas;
. rampas de carga integradas, que facilitam o carregamento de equipamentos, motos e cortadores;
. BoxLink, uma combinação de braçadeiras de metal e presilhas personalizadas para transportar vários acessórios na caçamba, como rampas a separadores de carga;
. faróis e lanternas traseiras de LED, que proporcionam excelente visibilidade noturna;
. auxiliar de engate de reboque, novo recurso com câmera traseira que cria uma linha dinâmica na tela, baseada no ângulo do volante, para ajudar a alinhar a picape ao reboque sem a necessidade de ajuda externa ou ter de sair do veículo;
. módulo de reboque inteligente, usando novos cabos que ajudam a identificar e informar o motorista sobre possíveis problemas de conectividade do reboque, luzes apagadas ou queimadas e falhas na bateria;
. abertura e travamento da tampa traseira da caçamba por controle remoto no chaveiro, para maior conveniência e segurança. A tampa tem amortecedor e se abre em posição plana, sem a necessidade de usar as mãos;
. tomadas de energia de alta potência na cabine (400 watts, 110 volts) para a recarga de ferramentas elétricas, baterias ou aparelhos móveis, seja rodando ou no local de trabalho;
. lanternas de LED nos espelhos retrovisores oferecem uma iluminação forte e duradoura ao redor da picape;
. novo motor de 2.7 litros com a mais avançada tecnologia EcoBoost, de design leve, ainda mais eficiente e com altíssima potência;
. tampa traseira com degrau de nova geração, totalmente integrado e praticamente invisível quando não está em uso.
Outras inovações inteligentes incluem:
. nova tela LCD de 8 polegadas no painel com aplicativos atualizados – que informam desde economia de combustível a dicas de reboque – e pode ser personalizada para o motorista acessar em um só lugar seus aplicativos usados ??com mais frequência;
. iluminação de LED embutida nas laterais da caçamba para facilitar a localização de ferramentas e outros itens;
. compartimento embaixo do banco na F-150 Super e cabine dupla para a guarda de objetos. Há também dois porta-objetos sob os assentos traseiros;
. degrau lateral disponível na versão caçamba curta, de 5,5 pés.
Esses itens se juntam à disponibilidade de outros equipamentos de assistência ao motorista, como sistema SYNC com MyFord Touch, assistente de partida em rampa, chave de segurança MyKey, câmera de visão traseira, sensor de ré, controle de freio do reboque e degrau extensível na caçamba.
Mais capacidade
Além de ajudar os clientes a trabalhar de forma mais eficiente, a F-150 apresenta tecnologias inéditas no segmento, que incluem:
. cintos de segurança traseiros infláveis, que funcionam como um cinto tradicional, mas com um airbag tubular que infla em caso de acidente e distribui a força do impacto em uma área mais ampla no tórax do passageiro;
. controle de curvas, que automaticamente ativa uma frenagem mais forte nas quatro rodas quando a picape entra numa curva muito rápido;
. piloto automático adaptativo, que permite que o motorista defina uma velocidade de cruzeiro e use a tecnologia de radar para monitorar o tráfego à frente, mantendo uma distância segura entre os veículos;
. sistema de manutenção na faixa, que detecta automaticamente as marcações na pista usando uma câmera montada entre o para-brisa e o retrovisor interno e ajuda a evitar desvios acidentais do veículo;
- sistema de detecção de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado, que usa um radar embutido nas lanternas traseiras e avisa se um veículo entra no ponto cego do motorista.
Quatro opções de motores
A nova F-150 conta com quatro opções de motores para atender praticamente qualquer necessidade de utilização. O novo EcoBoost de 2.7 litros com Auto Start-Stop de série e o V6 de 3.5 litros com duplo comando de válvulas independente e variável se juntam aos conhecidos EcoBoost de 3.5 litros e V8 5.0 Ti-VCT. O motor EcoBoost 2.7 litros, de design leve e compacto, entrega a mesma potência de alguns V8.
A tecnologia Auto Start-Stop ajuda a economizar combustível. Ao contrário de soluções semelhantes usadas em outros veículos, essa tecnologia – desenvolvida especialmente para os clientes de picapes – desliga o motor para economizar combustível quando o veículo está parado, a não ser que ele esteja com reboque ou tração nas quatro rodas. O motor religa em milissegundos quando o freio é liberado.
As versões da F-150 com motor EcoBoost também virão de série com sistema de fechamento ativo da grade do radiador. Ele mantém as aletas abertas quando é necessário refrigerar o motor, como em baixa velocidade no trânsito ou rodando em tempo quente. Em velocidade de cruzeiro, elas se fecham automaticamente para reduzir o arrasto aerodinâmico.
Versões e acabamento
A nova F-150 chega ao mercado norte-americano no final deste ano, mantendo a tradição de oferecer a mais ampla gama de opções de acabamento no segmento de picapes grandes. Os cinco acabamentos principais são: XL, XLT, Lariat, King Ranch e Platinum. Há também pacotes de aparência Chrome para a XL, XLT, Lariat e King Ranch e pacotes de aparência esportivos monocromáticos para a XL, XLT e Lariat.
O pacote off-road FX4 pode ser adicionado à maioria dos modelos 4×4, melhorando o desempenho em trilhas com bloqueio eletrônico do eixo traseiro, protetores e amortecedores off-road.
O design externo e interno da F-150 reflete a experiência de décadas da Ford ouvindo os clientes e entendendo as suas necessidades profissionais e de lazer. A carroceria exibe formas que transmitem força, com uma postura firme, arcos de rodas salientes e grade esculpida.
Conforto, praticidade e requinte definem o interior da picape. Bancos com ergonomia apurada aumentam o conforto na frente e ampliam o espaço para as pernas dos passageiros de trás. Os botões e comandos foram desenvolvidos para poder ser operados com luvas de trabalho.
Os porta-objetos incluem um compartimento para laptop no console central, além de nichos para o armazenamento rápido de celulares, garrafas, canetas e cartões de visita.
“Mais uma vez, a Ford F-150 estabelece novos padrões em termos de durabilidade, capacidade, tecnologia e eficiência para ajudar seus proprietários a ser mais produtivos, seja para o trabalho ou diversão no fim de semana”, completa Raj Nair.
A F-150 continuará a ser produzida nas fábricas da Ford em Dearborn, Michigan, e Kansas City, no Missouri.