Ryan Hunter-Reay vence o molhado GP do Alabama.
Após 2h30 de atraso da largada por conta da chuva, Hunter-Reay supera Power e Saavedra para vencer outra vez em Barber.
A terceira etapa da Fórmula Indy, que aconteceu neste domingo (27), no circuito de Barber, no Alabama foi atípica, pois por causa de uma forte chuva que caiu na região do autódromo, a largada ocorreu apenas 2h30 depois do horário previsto, até a pista ter condições de corrida. A prova foi vencida, pelo segundo ano consecutivo, por Ryan Hunter-Reay, com Marco Andretti em segundo, fechando a dobradinha da equipe Andretti.
Após o atraso, a direção de prova optou por colocar a corrida no limite de 1h40, diferente das 90 voltas previstas. Na largada, Will Power pulou na frente, seguido bem de perto por Hinchcliffe e Will Power, logo na sequencia aconteceu a primeira bandeira amarela provocada por uma confusão envolvendo os pilotos Takuma Sato, Montoya, Muñoz e Pagenaud.
Na relargada, Power manteve a ponta, enquanto Hunter-Reay superou Hinchcliffe, seu companheiro de equipe. Depois de algumas voltas, o próprio Will Power escapou da pista, que ainda estava um pouco molhada e perdeu a liderança para o rival da Andretti.
Após mais uma bandeira amarela, provocada por um enrosco entre Bourdais e Aleshin, a pista já estava bem mais seca, então os pilotos aproveitaram para trocas os pneus de chuva, para o slick. Em uma atitude ousada, Sebastien Saavedra resolveu permanecer na pista e assumiu a liderança que lá ficou por algumas voltas, até Ryan Hunter-Reay, mais rápido, assumir a liderança, a qual não mais saiu.
Faltando seis minutos para o final da prova, o russo Aleshin escapou da pista e bateu na barreira de pneus, provocando mais uma bandeira amarela, como não havia mais tempo até que a prova recomeçasse, ela ficou definida com a dobradinha da Andretti, com Ryan e Marco e Dixon fechando o pódio, em terceiro.
Hélio Castroneves não conseguiu um bom desempenho com a pista molhada, chegou a andar na quarta colocação nos primeiros minutos, mas acabou terminando na 19ª colocação. Já Tony Kanaan, após o fim de semana mais difícil dele com a equipe Chip Ganassi, fez uma excelente prova de recuperação, largando de último e fechando em nono.
A próxima prova da Fórmula Indy acontece no circuito misto de Indianápolis, no dia 10 de maio.
Confira o resultado dos 10 melhores:
1 – Ryan Hunter-Reay – Andretti – 63 voltas
2 – Marco Andretti – Andretti – à 1s033
3 – Scott Dixon – Chip Ganassi – à 1s428
4 – Simon Pagenaud – Schimidt Peterson – à 2s435
5 – Will Power – Penske – à 3s155
6 – Justin Wilson – Dale Coyne – à 3s700
7 – James Hinchcliffe – Andretti – à 4s653
8 – Josef Newgarden – Sarah Fisher – à 5s341
9 – Tony Kanaan – Chip Ganassi – à 6s251
10 – Charlie Kimball – Chip Ganassi – à 6s837