Rosberg crava a pole position para a prova desta tarde no Canadá.
Território dominado por Lewis Hamilton, o Circuito Gilles Villeneuve dessa vez viu Nico Rosberg ser o mais rápido. É o alemão que largará na pole-position na sétima etapa do Mundial de F1, neste domingo, tendo superado o companheiro de equipe Mercedes por somente 0s079 no Q3 do treino classificatório.
Pole-position em Montreal em 2007, 2008 e 2010 e vencedor do GP do Canadá em 2007, 2010 e 2012, Hamilton vai ter de se contentar é em largar na segunda posição. E dessa vez não tem motivos para ficar bravo a não ser consigo mesmo. Ele cometeu um pequeno erro na segunda parcial em sua última volta lançada que o impediu de manter a hegemonia no fim de semana.
Sim, o Q3 foi o único momento em que Rosberg conseguiu ser mais veloz que Hamilton nestes dois dias de atividades de pista. Agora o líder do campeonato vai tentar se manter à frente durante as 70 voltas do GP para garantir, também, que manterá a liderança do Mundial de Pilotos.
A segunda fila será dividida por Sebastian Vettel, da Red Bull, e Valtteri Bottas, da Williams. A equipe inglesa vinha se mostrando forte — possivelmente a segunda força —, mas foi surpreendida pelo tetracampeão. Vettel encaixou uma volta que foi somente 0s002 mais rápida que a de Bottas. Quase nada.
E Massa ficou em quinto, exatamente 0s030 atrás do alemão. O placar da batalha interna da Williams passou a indicar vantagem de 4 a 3 a favor do jovem finlandês.
Daniel Ricciardo completa a terceira fila. Fernando Alonso sai em sétimo ao lado de Jean-Éric Vergne, e a quinta fila tem Jenson Button e Kimi Räikkönen.