Ricardo Maurício vence e é bicampeão da Copa Petrobrás de Marcas.
Com quatro vitórias na temporada ele é o primeiro bicampeão da história da Competição.
O piloto Ricardo Maurício (Honda/Chevron) sagrou-se bicampeão da Copa Petrobrás de Marcas nesse domingo, no autódromo Internacional de Curitiba. Esse é o primeiro bicampeonato da história da competição. “Foi uma etapa difícil. Na primeira corrida o carro quebrou, vazou óleo no motor e tivemos que desmontar tudo para descobrir o problema, mas voltamos bem e agora é comemorar o título”, diz o campeão da temporada. A Honda também virou o jogo e conquistou o título de Marcas com 576 pontos. Só na segunda corrida da etapa, o Honda Civic dominou a prova e ficou com as três posições no pódio.
Embora tenha chegado à Curitiba com a liderança, as chances de título ficaram mais difíceis para Ricardo Maurício ao final da primeira prova. Com problema na roda e vazamento de óleo no motor, ele chegou em quarto lugar na corrida. Denis Navarro venceu a primeira e a diferença de ambos ficou em apenas 4 pontos. A equipe de Juliano Moro teve que trabalhar rápido para garantir um carro mais competitivo para a segunda prova. “Estávamos focados o tempo todo, brigamos contra o tempo para encontrar o problema no carro e continuar sonhando com o título”, lembra o chefe de equipe Juliano Moro.
O trabalho funcionou e Ricardo Maurício pulou da quinta para terceira posição logo na largada. Denis Navarro esteve muito próximo durante a primeira metade da corrida, quando foi ultrapassado por Felipe Gama e Vicente Orige. Embora o adversário estivesse mais distante, Ricardo Maurício não perdoou e partiu para cima de Ricardo Zonta garantindo a liderança até a bandeirada final. Além da vitória, a quarta da temporada, ele ainda levou o título. “No ano passado venci sem vitórias, mas esse ano tudo evoluiu, o carro, as equipes e as vitórias vieram. Essa temporada está também mais competitiva e só a regularidade não bastaria para vencer. Passei o tempo todo fazendo contas e avaliando o melhor momento de ultrapassar. A cabeça tem que funcionar o tempo todo junto com o acelerador e o freio”, explica.
Emocionado, Juliano Moro que também é piloto, comemorou seu primeiro título como Chefe de Equipe. “O trabalho é diferente, mas a emoção é a mesma. Subir no pódio com meu piloto mostra que estamos no caminho certo e fizemos um bom trabalho”, avalia.
Ricardo Maurício terá pouco tempo para desfrutar as alegrias do título. Em apenas 15 dias, ele volta para a pista para disputar o título da Stock Car. Ele, Thiago Camilo, Daniel Serra e Cacá Bueno são os finalistas e candidatos ao título da temporada 2013. “Agora vou buscar o segundo bicampeonato do ano”, conta o piloto que já foi campeão em 2008. Além do título, os 32 pilotos do grid estarão disputando um milhão de reais. “Vou comemorar a vitória de hoje, mas amanhã é voltar o foco para a final”.
A temporada 2013 da Copa Petrobrás de Marcas teve 8 etapas e 16 corridas, sendo a última com pontuação dobrada. A data para a temporada de 2014 ainda não foi definida.