Renault Zoe R240 é eleito o Veículo Familiar VAB do ano de 2016.
O Clube de Mobilidade VAB organizou, neste ano, a 29a edição do evento destinado a eleger o Carro Familiar VAB. O Renault Zoe R240 venceu na categoria de veículos elétricos, tendo sido eleito tanto pelo júri de jornalistas como pelo júri composto por famílias.
Para edição de 2016 dos Veículos Familiares do Ano, a VAB decidiu aumentar para 30 quilômetros o raio de ação elétrica mínima para a categoria de veículos elétricos.
Assim, o Renault Zoe R240 teve como concorrentes veículos 100 % elétricos, mas também veículos híbridos recarregáveis ou veículos elétricos com Range Extender.
25 jornalistas do setor automotivo e 78 famílias classificaram o Zoe R240 em primeiro lugar. O Renault Zoe obteve um total de 159 pontos, passando na frente da Mercedes B250e (154 pontos) e do Kia Soul (147 pontos).
O júri profissional, formado por jornalistas do setor automotivo, considerou o Zoe R240 como um veículo imbatível em termos de preço, dotado de um grande espaço interno e com um design ousado. Eles salientaram também que dirigir um Renault elétrico é algo que está ao alcance de muitas pessoas, graças à sua maior autonomia e ao seu baixo preço. O júri composto por famílias afirmou que o Zoe R240 é um veículo realmente acessível e que terá muito êxito no seu segmento, e é muito prático como segundo veículo, graças aos seus acessórios e ao seu porta-malas de grandes dimensões.
O júri paralelo, composto por crianças, colocou em evidência a sua bela carroceria, a suavidade da rodagem, o conforto do seu banco traseiro e a beleza das suas luzes.
Renault Zoe R240
O Renault Zoe, equipado com um motor R240, proporciona uma autonomia incomparável no seu segmento, ou seja 240 km (norma NEDC), o que corresponde a 30 km a mais do que o motor Q210. Os engenheiros da Renault melhoraram o rendimento do motor otimizando a sua gestão eletrônica. Esse melhor rendimento permite diminuir o consumo elétrico do Zoe na rodagem, mantendo a sua potência.
Com o motor R240, o tempo de recarga do Zoe teve uma redução de 10%, em média, para as utilizações mais corriqueiras. Para ampliar o raio de ação do Zoe, os engenheiros da Renault trabalharam também na redução do tempo de recarga em baixa potência, aperfeiçoando o carregador Caméléon. Essa nova versão do carregador Caméléon proporciona, em especial, um melhor desempenho em tomadas de 3 a 22 kW, as quais representam mais de 95% das infraestruturas de recarga desenvolvidas atualmente.