Renault Duster no rally mais exigente do mundo.
Um total de 712 concorrentes , incluindo 107 na categoria carros, estão participando do 36 º Rally Dakar deste ano, cobrindo 13 etapas, mais de 9.000 quilômetros e cruzando três países. Em 2014, pelo segundo ano consecutivo, duas equipes Renault Duster estarão defendendo as cores da marca. Embora a popularidade do rally parece ter se desvanecido um pouco, uma vez que ” foi para o exílio ” na América do Sul , ele ainda tem um público interessado em boa parte do mundo . Mais de quatro milhões de torcedores se para aplaudir os pilotos no ano passado, relembrando o entusiasmo generalizado para o Tour de France. Junte-se a nós e acompanhe o desempenho dos Renault Duster até a chegada em Valparaíso , Chile, no dia 18 de janeiro .
Fase 1: Rosario – San Luis (5 de Janeiro de 2014)
As duas equipes Renault partiram em 05 de janeiro para a primeira etapa argentina entre Rosario, a cidade de independência, e San Luis . As equipes alcançado primeiros resultados importantes, com Emiliano Spataro 17ª posição, terminando em 02:31:18, a 00:10:42 atrás do vencedor , Carlos Souza, enquanto Francisco Garcia terminou na 36ª colocação na etapa especial de 180 km.
“Este primeiro dia foi um grande dia para nós”, disse Spataro. “Fomos rápidos e tivemos um bom desempenho com nosso Renault Duster. Não foi realmente uma amostra do que está por vir, mas como ele estava nas montanhas , fez nos ajudar a alcançar o nosso melhor posição em um estágio, de modo que nos estimulou muito.”
Fase 2: San Luis – Mendoza (6 de Janeiro de 2014)
A segunda etapa (6 de janeiro) a partir de San Luis de San Rafael de Mendoza ( 798 km, incluindo uma etapa especial 433 km ) foi uma tarefa difícil, com as primeiras dunas de areia.
Emiliano Spataro perdeu 40 minutos devido a um eixo traseiro quebrado quando o Renault Duster atingiu uma rocha. Mas, apesar deste revés , a equipe terminou a segunda fase em 34º lugar em 5:25:30, a 01:33:15 do francês Stéphane Peterhansel , que tanto venceu a etapa e se tornou o novo líder na classificação geral . Na classificação geral, Spataro terminou na 28ª posição, a 01:39:36s atrás de Peterhansel.
Fase 3: San Juan – Mendoza – San Juan (7 de Janeiro de 2014)
Os muitos obstáculos ao longo dos 596 km da etapa (301 km e 211 km link especial), entre San Juan Mendoza e o retorno a San Juan, levou ao abandono de muitos pilotos favoritos. No entanto, os dois Renault Duster são inflexíveis a competição mais difícil do mundo.
O Renault Duster número 327, de Emiliano Spataro terminou a etapa em 33º lugar com o tempo de 3h29m54s 31m02s do espanhol Nani Roma, vencedor da etapa e novo líder geral. “Terminamos em conformidade. Foi um dia difícil, mas o Renault Duster respondeu como esperado neste tipo de terreno rochoso. Foi difícil para todo mundo mas chegamos ao fim recuperando duas posições no geral.