Renault conquista primeira vitória no Brasileiro de Marcas.
Gabriel Casagrande, da equipe C2 Team, subiu no lugar mais alto do pódio em Nova Santa Rita (RS)
A Renault conquistou no último sábado sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro de Marcas com o Novo Fluence 2015. O lugar mais alto do pódio foi ocupado pelo curitibano Gabriel Casagrande, da equipe C2 Team, na prova realizada no Velopark, em Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre.
A primeira bateria foi extremamente movimentada, com duas intervenções do Safety Car. Começou com Vicente Orige e Vitor Meira mantendo os Honda Civic nas duas primeiras posições, mas Gabriel Casagrande, que largou na terceira posição, colou nos pilotos da marca japonesa com o Renault Fluence já na terceira volta. Após a primeira saída do carro de segurança, na volta sete, Casagrande colocou por dentro na curva 1, ultrapassou Orige e assumiu a liderança.
As emoções vieram nas voltas finais, com uma intervenção do safety car, Casagrande começou a sofrer pressão do estreante Luiz Razia, mas soube administrar bem a vantagem, cruzando a linha de chegada com o Fluence na primeira colocação.
“Quero agradecer à Renault pela confiança, porque eles poderiam ter escolhido outras equipes e eles optaram pela C2, confiaram na nossa estrutura e no nosso trabalho. Estou muito feliz em ter sido o primeiro a conquistar esta vitória para a montadora no campeonato de marcas, sei que vamos lutar pelo título. O carro é muito bom, muito rápido, e temos tudo para conquistar muitos resultados bons e brigar pelo campeonato no final da temporada”, comemorou Casagrande.
Gabriel Casagrande pertence a nova safra de pilotos que competem em categorias nacionais. Foi vice- campeão do Campeonato Brasileiro de Turismo em 2013. Na temporada passada se dividiu entre o Campeonato Brasileiro de Marcas e a Stock Car. No Marcas, Casagrande venceu duas provas e conquistou uma pole position.
Seu companheiro de equipe é o paulista Beto Cavaleiro, que tem passagens por importantes categorias de carros de turismo no país e esteve na disputa das duas últimas temporadas da Stock Car. Em 2014, participou de uma etapa do Brasileiro de Marcas, e optou por seguir na categoria em 2015.
A outra equipe representante da Renault no Campeonato Brasileiro de Marcas é a Full Time Sports, com Rubens Barrichello e Eduardo Rocha nos cockpits dos modelos Fluence. “É um grande prazer aceitar esse novo desafio junto com a Renault, que está voltando ao automobilismo nacional, e me sinto honrado em fazer parte desse momento. Vou correr em casa, com a Full Time Sports, e acredito que será um campeonato bem competitivo. Será um carro novo, um desafio novo, mas com a velha e sempre paixão pela velocidade. Será uma grande alegria conhecer mais uma categoria”, comenta Barrichello.
A segunda bateria, no domingo, foi vencida pelo piloto Nonô Figueiredo, da Chevrolet. O Fluence 2015 mais bem posicionado foi o de Barrichello, na sétima posição. Após quatro provas realizadas, quatro marcas diferentes chegaram em primerio lugar, mostrando todo o equilíbrio e forte competitividade do campeonato.
A tarceira etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas acontecerá no Autódromo Internacional de Curitiba, no fim de semana de 31 de maio.
O automobilismo no DNA da Renault
Tudo começou em 1898, quando Louis Renault percebeu que as competições automobilísticas eram uma ótima vitrine para exposição de seus veículos, e competiu em algumas provas, juntamente seu irmão Marcel, com um carro que construiu na época.
Mas foi na Fórmula 1 que a marca alcançou as mais importantes conquistas. A Renault fez sua estreia na categoria em 1977 e nesses 37 anos, foram 12 títulos mundiais de Construtores e 11 de Pilotos.
Além disso, a Renault organiza na Europa o World Series, evento que reúne três categorias. São elas: a Fórmula Renault 3.5 Series e a Fórmula Renault 2.0, onde 60% dos pilotos que passam por estas categorias chegam até a Fórmula 1. Alguns deles são: Nico Rosberg, Kimi Haikkonen, Pastor Maldonado, Romain Grosjean, Felipe Massa e outros. Outra categoria é a Clio Cup, que utiliza o Renault Clio, modelo europeu semelhante aos utilizados nas ruas. O World Series também serve para a Renault promover ações com clientes da marca, como Track Days, gincanas e voltas rápidas em carros de competições.
Copa Petrobras de Marcas – 1ª bateria:
1. 83. Gabriel Casagrande – C2 Team (Renault Fluence) – 23 voltas em 26min39s035
2. 28. Luiz Razia – Toyota Bassani (Toyota Corolla) – a 1s410
3. 3. Vitor Meira – JLM Racing (Honda Civic) – a 4s238
4. 43. Vicente Orige – JLM Racing (Honda Civic) – a 4s546
5. 1. Thiago Marques – RZ Motorsport Toyota (Toyota Corolla) – a 6s434
6. 11. Nonô Figueiredo – Onze Motorsports(Chevrolet Cruze) – a 8s890
7. 8. Willian Freire/Thiago Oliveira – KFF Pro Racing (Chevrolet Cruze) – a 10s017
8. 59. Renan Guerra – Amir Nasr Racing (Ford Focus) – a 10s981
9. 99. César Bonilha – Jupiter Racing Team (Ford Focus) – a 15s806
10. 98. Carlos Souza – KFF Pro Racing (Chevrolet Cruze) – a 15s812
11. 53. Ronaldo Kastropil. Jupiter Racing Team. Ford Focus. . 16s221
12. 7. Beto Cavaleiro – C2 Team (Renault Fluence) – a 20s957
13. 111. Rubens Barrichello – Full Time Sports (Renault Fluence) – a 7s236*
14. 17. Daniel Kaefer – RZ Motorsport Toyota (Toyota Corolla) -a 7s520**
Não completaram 75% da prova
15. 13. Eduardo Rocha – Full Time Sports (Renault Fluence) – a 9 voltas
16. 12. Guilherme Salas – Onze Motorsports (Chevrolet Cruz) – a 11 voltas
17. 9. Rodrigo Baptista – Toyota Bassani (Toyota Corolla) – a 13 voltas
18. 57. Felipe Tozzo JLM Sport (Honda Civic) – a 20 voltas
19. 31. Willian Starostik – Amir Nasr Racing (Ford Focus) – a 20 voltas
20. 0. Gustavo Martins – JLM Sport (Honda Civic) – a 7 voltas***
* #111Penalizado em 20 segundos no tempo de prova por atitude anti-desportiva contra #99
* #17*Penalizado em 20 segundos no tempo de prova por ultrapassagem irregular contra #8 utilizando traçado não-oficial
*** #0 Excluído da prova por atitude anti-desportiva contra #2
Copa Petrobras de Marcas – 2ª bateria:
1. 11. Nonô Figueiredo – Chevrolet Cruze – 22 voltas em 26min07s908
2. 1. Thiago Martins – Toyota Corolla – a 1s196
3. 43. Vicente Orige – Honda Civic – a 2s826
4. 0. Gustavo Martins – Honda Civic – a 5s877
5. 12. Guilherme Salas – Chevrolet Cruze – a 6s176
6. 98. Carlos Souza – Chevrolet Cruze – a 6s609
7. 111. Rubens Barrichello – Renault Fluence – a 7s559
8. 13. Eduardo Rocha – Renault Fluence – a 7s686
9. 9. Rodrigo Baptista – Toyota Corolla – a 8s001
10. 31. William Starostik – Ford Focus – a 13s879
11. 7. Beto Cavaleiro – Renault Fluence – a 19s741
12. 59. Renan Guerra – Ford Focus – a 24s656
13. 53. Ronaldo Kastropil – Ford Focus – a 1 volta
14. 57. Felipe Tozzo – Honda Civic – a 1 volta
15. 3. Vitor Meira – Honda Civic – a 1 volta
16. 83. Gabriel Casagrande – Renault Fluence – a 5 voltas
17. 99. Cesar Bonilha – Ford Focus – a 11 voltas
18. 28. Luiz Razia – Toyota Corolla – a 13 voltas
19. 17. Daniel Kaefer – Toyota Corolla – a 20 voltas
20. 8. William Freire/Thiago Oliveira Chevrolet Cruze – a 21 voltas