Referência no Brasil, Shell-SKB-Paulista desperta atenção também no kartismo internacional.
O Shell-SKB-Paulista abriu a temporada nacional do esporte a motor em janeiro reunindo nada menos que uma centena de kartistas, oriundos de 13 Estados brasileiros. Na segunda etapa do ano, que acontece neste final de semana e marca a reabertura do kartódromo de Interlagos após 10 meses de interdição para obras, o evento terá a uma atração internacional: o kartista italiano Loris Spinelli.
Inscrito nas categorias Graduados e Shifter no SKB, Spinelli já veio ao Brasil ano passado, quando venceu a preliminar das 500 Milhas de Kart pela mesma categoria Shifter. A disputa pela vitória foi intensa entre ele, Danilo Dirani e Rubens Barrichello. Em 2014, o jovem de 19 anos também disputou quatro etapas da temporada regular da Auto GP Grand Series, categoria europeia de monopostos, fazendo a difícil transição para os carros de fórmula, iniciada em 2013.
Um dos fundadores do SKB, o piloto Sergio Jimenez destaca que a participação de Spinelli na segunda etapa da temporada está permeada também pelo interesse dos patrocinadores do italiano no kartismo brasileiro. “Ele é profissional, contratado pela CRG para representar a marca globalmente. Estava nos Estados Unidos e agora vem competir conosco na Shifter. Sua presença é importante não apenas no aspecto competitivo, mas mostra que o evento chama atenção de importantes empresas do kartismo internacional”, observa Jimenez.
O piloto italiano não será a única atração de nome nas pistas neste final de semana. Desde a reabertura do kartódromo para treinos, na semana passada, o jovem Eduardo Barrichello realizou treinos e deve competir no final de semana.
“É um prazer correr onde meu pai nasceu e correu nesta pista tão sensacional”, diz o filho do atual campeão da Stock Car e recordista em largadas na Fórmula 1. “Muito bom ver que houve a reforma neste kartódromo cheio de histórias, inclusive muitas delas com meu pai. A pista está um show…”
Com efeito, a avaliação do jovem Barrichello é compartilhada pelos organizadores do Shell-SKB-Paulista. “Desde a reabertura para os treinos tivemos a impressão de que os tempos seriam bem melhores conforme a pista fosse limpando e emborrachando. Acredito que os tempos de volta possam cair para as marcas dos anos 90, quando havia outra especificação de pneus e os karts eram mais rápidos”, aponta Dennis Dirani.
As respostas para as expectativas dos pilotos serão conhecidas a partir desta sexta-feira, quando começam os treinos oficiais para o SKB16.
Programação:
Dias 05 e 06 de março – TREINOS
Categorias: 1º.Treino / 2º.Treino
Cadete 08:00 – 08:40 / 13:00 – 13:35
Jr Menor 08:40 – 09:20 / 13:35 – 14:10
Junior 09:20 – 10:00 / 14:10 – 14:45
Graduados 10:00 – 10:40 / 14:45 – 15:20
Sprinter 10:40 – 11:20 / 15:20 – 15:55
Shifter 11:20 – 12:00 / 15:55 – 16:30
Senior / Super Senior – / 16:30 – 17:30
OBS: Todas as categoria deverão sortear e montar pneus no Sábado.
Sorteio dos motores categoria Cadete, será às 11:00 horas de sexta feira.
Sábado e Domingo, dias 07 e 08 de março – Classificações e Provas:
Categorias / T. Tempo
Cadete 08:00 – 08:05
Jr. Menor 08:15 – 08:20
Graduados 08:30 – 08:35
Junior 08:45 – 08:50
Sprinter 09:00 – 09:05
Shifter 09:15 – 09:20
Senior / Super Senior 09:30 – 09:35
1ª. Prova do dia
Cadete 10:00 horas
Demais categorias, abastecimento e prova, na sequência da tomada de tempo
Sobre o Shell-SKB-Paulista:
Fundado em 2010 pelos pilotos Sérgio Jimenez, Ruben Carrapatoso, Renato Russo, Paulo Carcasci, Dennis Dirani, André Nicastro e Danilo Dirani, o Super Kart Brasil tem como missão a promoção de um campeonato feito por kartistas para kartistas. Em 2015, o evento é 100% integrado ao Campeonato Paulista, com seis etapas na temporada. São oito categorias que competem quatro corridas por final de semana.
Shell V-Power é a marca patrocinadora máster do evento, que integra seu programa de desenvolvimento de jovens pilotos. O SKB também tem o apoio de Voxx Suplementos, Carnes del Sur, Vroom, Paralego Racing, Hotel Transamérica, CRG, JB Kart Parts, Birel Art Brasil, DDirani Coach, Magiflux, Ital Sistem, TM Racing e Ibea Brasil.
Sobre a Associação Racing
A Associação Racing é uma associação civil sem fins lucrativos cujo objetivo é promover e auxiliar no desenvolvimento de pilotos de competição, além de desenvolver regras e métodos para a prática do kart no Brasil.