Rede Bourbon: uma empresa Amiga do Planeta.
Programas que valorizam a construção de uma sociedade sustentável, campanhas de apoio à comunidade local, e ações sobre o consumo consciente são frequentes em todas as unidades Bourbon
Construir e gerir locais com responsabilidade social é uma prática da Rede Bourbon Hotéis & Resorts, que tem unidades em várias cidades do Brasil, no Paraguai e Argentina, sendo 14 no total. Para a empresa, assumir uma postura sustentável vai além de ações pontuais de preservação ou uso racional de recursos naturais. Por isso programas de apoio e incentivo ao funcionário e à comunidade local, e ações sobre consumo consciente, fazem parte da rotina da Rede.
A Escola Bourbon de Hotelaria: principal projeto de treinamento e desenvolvimento da Rede; O Potenciais Sucessores – programa que visa treinar funcionários para assumirem cargos de gerência; A priorização da contratação de pessoas da comunidade local; O apoio às ações contra a exploração do trabalho infantil e abuso sexual de crianças e adolescentes; E campanhas para entidades são alguns exemplos de como a empresa tem atuado nos mercados em que está presente.
Com a preocupação de sempre estimular a correta utilização da água, energia elétrica e quanto ao consumo responsável de outras fontes naturais esgotáveis, a Rede conta com diversas ações para que seus hóspedes e colaboradores atuem como agentes influenciadores. Sensores de presença em corredores e banheiros de uso comum, que faz com que lâmpadas acendam somente quando for necessário, reduzindo assim o consumo excessivo da energia elétrica; cartão-chave que faz com que haja o desligamento automático de energia do quarto, assim que o hóspede o retira da base; e uma parceria da Itaipu Binacional com o Bourbon Cataratas que implantou carregadores para veículos elétricos no resort, são algumas ações de destaque que estão presentes nas unidades da Rede.
Já quando o assunto é a principal preocupação mundial, o consumo excessivo da água, fonte esgotável mais importante para o planeta, a Rede tem atuado de forma incansável. Verificação e ajustes de vazamentos ou desperdícios são rotina em todas unidades. Além disso, a novidade é que agora todos os hotéis e resorts contam com o selo “Bourbon Amiga do Planeta” que aparece em adesivos que são instalados nos quartos e demais dependências, para lembrar e estimular o consumo consciente de água tanto para os hóspedes como para o público interno.
A Rede Bourbon também é um exemplo a ser seguido na forma como trata o tema desperdício de alimentos. Há um sistema de gestão de estoque do que é utilizado em todas as unidades, e as equipes de Alimentos & Bebidas recebem frequentemente cursos de capacitação quanto ao manuseio e o destino das sobras. Nos dois resorts – Foz do Iguaçu (PR) e Atibaia (SP) – é realizado o processo de compostagem. Essa técnica diminui o acúmulo de lixo e gera benefícios para a natureza. Todo o processo é feito com muita segurança, para que não haja emissão de odores e nem riscos para quem manuseia o conteúdo. Os resíduos são transformados em adubo e têm como destino as hortas das duas unidades, além de auxiliar na manutenção das árvores frutíferas presentes em bosques e áreas comuns.
Atividades em datas comemorativas ao planeta e suas fontes também são realizadas pela Rede. Pelo segundo ano consecutivo, sempre durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, acontece a campanha “Check Out Verde Bourbon”. Ao fazer o check out nos Resorts Bourbon, o hóspede recebe sua nota de despesas em um envelope produzido a partir de papel semente, que pode ser plantado. E no dia em que aconteceu a Hora do planeta, em março, todas as unidades apagaram suas luzes em respeito à data, e incentivaram seus hóspedes a fazerem o mesmo em seus quartos.
Outras ações de grande importância, como a criação do incentivo para a eliminação do uso de produtos plásticos nas unidades e escritórios, e a preocupação em manter seus funcionários atualizados oferecendo a eles formação de qualidade, para que se desenvolvam como profissionais e cidadãos, é uma preocupação constante da empresa.
“Trabalhando dessa forma, com esforços para conquistar um planeta melhor para todos, não só por meio de ações que diminuem os gastos de fontes esgotáveis, mas também com programas que façam com que todos os nossos públicos criem uma consciência sustentável, acreditamos que podemos fazer a diferença. Somos uma grande empresa, que além de ter a obrigação de fazer sua parte, vai além e tenta transformar todos a sua volta em pessoas conscientes e melhores cidadãos. Temos exemplos de funcionários que aprenderam determinada ação no trabalho, e depois nos contaram que levaram isso para suas respectivas casas. Outros ainda se tornaram mais preocupados com a própria formação, buscando cursos extracurriculares para poderem participar de programas internos, como o Potenciais Sucessores. Essa é uma mostra de como temos conseguido contribuir com a formação de um planeta sustentável”, completa Maria Cristina de Carvalho e Silva, diretora de Recursos Humanos da Rede.
Preocupação internacional
O Bourbon Conmebol Assunção, que fica localizado no Paraguai, é uma mostra de que as ações da Rede Bourbon não se restringem às unidades brasileiras. Este hotel, desde sua construção, tem pitadas de consciência sustentável. Toda a fachada tem janelas e teto do lobby construídos com vidros de controle solar. Desta maneira, os ambientes ficam bem iluminados sem que haja alteração no clima interior. Outra contribuição para a temperatura ambiente do hotel, é a tinta refletiva branca, utilizada para impermeabilizar o telhado, e controlar a entrada de calor. O hotel conta também com uma estação de tratamento de esgoto que retira as bactérias de toda água impura, depois elimina a parte que foi contaminada e finaliza o processo entregando água limpa. Por essa preocupação, o hotel integra desde 2013 o Conselho Paraguaio de Construção Sustentável.
Sobre a Rede Bourbon Hotéis & Resorts
Idealizada há mais de 50 anos pela família Vezozzo, a Rede Bourbon Hotéis & Resorts consolida sua atuação no mercado da América Latina, como um grupo internacional e com opções para personalizar o atendimento aos hóspedes e clientes. Sob o comando de Alceu A. Vezozzo Filho, atende a todos os segmentos de hospedagem com um completo portfólio de categorias e marcas, classificadas de
acordo com o perfil de cada empreendimento. Hoje, a Rede conta com uma unidade Be – Bourbon Exclusive (Buenos Aires – ARG), duas unidades na categoria Convention & Spa Resort (Atibaia – SP e Foz do Iguaçu – PR), três na Convention (Assunção – PY, Curitiba – PR e Ibirapuera – SP), cinco na categoria Business (Alphaville e São Paulo – SP, Joinville – SC, São José dos Pinhais e Londrina – PR), uma na categoria Residence (Rio de Janeiro – RJ), e duas na Express (Cascavel e Curitiba – PR), totalizando 14 unidades em operação. No final de 2013 foi lançada a marca Rio Hotel by Bourbon, com previsão de sete novas unidades até 2016 nas cidades São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu (PR); Botucatu e Limeira (SP); Macaé (RJ) e Ciudad Del Este (Paraguai). Mais informações sobre as marcas e categorias no link www.bourbon.com.br/quem-somos/marcas.