Rally do Whisky: Mercedes-Benz predomina na lista de inscritos.
Pelo menos em um quesito, já é possível apontar uma vencedora do Rally do Whisky, prova organizada pelo MG Club do Brasil que acontecerá neste sábado (24 de setembro) com largada às 9:00 no estacionamento do Ecoparada Madero (km 44 da Rodovia Presidente Castello branco, em Araçariguama-SP). A Mercedes-Benz será a marca representada com o maior número de participantes: 15 automóveis. MG e a Puma terão quatro unidades cada. No total, a lista de inscritos tem 42 duplas de piloto e navegador a bordo de 13 diferentes marcas de carros.
O Rally do Whisky será válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica promovido pela FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos). Os participantes sairão do Eco Madero, farão uma parada em Itatiba, mais precisamente na Catedral do Whisky (o ponto que inspirou o nome da prova e uma das maiores coleções de garrafas da bebida no mundo), e de lá seguirão para o restaurante Montanhas do Japi, em Jundiaí.
Uma das atrações nos rallyes de regularidade para carros clássicos é a mistura de veículos de marcas estrangeiras tradicionais, como Mercedes-Benz, Porsche, Jaguar, BMW e Alfa Romeo, com modelos nacionais que atualmente são pouco vistos nas ruas. O Rally do Whisky terá dez carros fabricados no Brasil, das marcas Puma (quatro, modelos GTB, GTE e GTS), Volkswagen (três, modelos Fusca e Voyage), Fiat (dois modelos 147) e Envemo (modelo S-90, réplica do Porsche 356).
Por ser uma prova de regularidade em vias públicas, as médias exigidas ficam sempre dentro dos limites legais de velocidade. A habilidade da dupla piloto-navegador é o fator principal para conseguir um bom resultado, independentemente das características do automóvel. Para muitos, entretanto, o principal atrativo desse tipo de prova é o caráter amigável e a oportunidade de colocar o carro clássico na estrada, desfrutando de paisagens diferentes e visitando locais de interesse cultural ou histórico.
O Rally do Whisky segue o regulamento da FBVA, que divide os participantes em duas categorias. Na Clássicos, os automóveis são subdivididos em cinco classes: Vintage & Pós-Vintage (fabricados até 1945), Pós-Guerra (modelos de 1946 a 1960), Contemporâneos I (1961 a 1970), Contemporâneos II (1971 a 1980) e Contemporâneos III (fabricados entre 1981 e o limite de 30 anos de fabricação – atualmente, 1992). Os participantes da Clássicos devem navegar utilizando somente cronômetros (mecânicos ou digitais), planilhas pré-impressas e calculadoras não programáveis e não modificadas. Na categoria Pro, o equipamento de navegação é livre e todos os modelos (obrigatoriamente fabricados há 30 anos ou mais) concorrem juntos.