Procedimento de manutenção do filtro bi combustível.
Para atender à necessidade do mercado, com o crescente aumento da produção de veículos bicombustíveis, acabam de chegar ao mercado os filtros MAHLE específicos para essas aplicações, para a linha de veículos nacionais.
Os filtros MAHLE têm um processo de fabricação exclusivo no Brasil, onde o adesivo tradicional dos outros fabricantes foi substituído por um sistema de terminais plastificados sem adesivo. Eles têm uma área de filtragem superior aos similares no mercado, o que lhes garante uma maior vida útil. O aumento da área filtrante permite que a bomba de combustível trabalhe com uma corrente menor, preservando a sua vida útil e reduzindo o desgaste das escovas – ao contrário dos filtros tradicionais, nos quais, devido a uma maior restrição, a bomba trabalha com uma corrente elevada, que pode até ocasionar a sua queima.
Os papéis existentes hoje no mercado permitem a aplicação dos filtros somente para álcool ou somente para gasolina, não possibilitando a aplicação de um no lugar do outro. O papel filtrante para a linha bicombustível da MAHLE foi desenvolvido especificamente para isso e aprovado por todas as montadoras, permitindo a utilização do filtro com gasolina ou álcool separadamente, ou uma mistura de álcool com gasolina em qualquer proporção.
O corpo dessa linha de filtros foi desenvolvido com uma nova geração de plástico de engenharia reforçado com fibras e aditivos, permitindo a condutividade elétrica com o objetivo de descarregar a eletricidade estática que pode provocar faíscas capazes de perfurar o corpo do filtro. Com esses novos materiais, os filtros tornam-se mais resistente, possibilitando sua aplicação em
linhas de alimentação sob uma pressão normal.