Pódio escapa no final, mas Cacá Bueno e Jimenez saem de Nogaro em 3º no campeonato.
Dupla brasileira quase repetiu o terceiro lugar na Corrida Principal, disputada nesta segunda na pista francesa. Piquet e Stumpf foram mais uma vez “vítimas” de um pneu furado.
Faltando dois minutos para o final da Corrida Principal, que encerrou nesta segunda-feira (dia 21) a rodada de abertura da temporada 2014 do Blancpain Sprint Series, o carioca Cacá Bueno ocupava a terceira posição com o BMW Z4 #0 do BMW Sports Team Brasil, equipe 100% nacional e patrocinada pelo Banco do Brasil. Mas, com o carro já desequilibrado pelo desgaste dos pneus, o piloto não conseguiu segurar os ataques dos adversários e terminou a prova em Nogaro (Fra) em quinto lugar no geral e quarto lugar na categoria Pro.
Com o resultado e o pódio conquistado na prova de domingo (20), Bueno e o companheiro Sérgio Jimenez deixam a pista em terceiro lugar no campeonato, com 16 pontos, em um início animador de temporada para o time patrocinado pelo Banco do Brasil.
No outro carro do time brasileiro, Nelsinho Piquet e Matheus Stumpf fizeram um início de prova perfeito. O gaúcho Stumpf largou com o BMW Z4 #21 em 18º, ganhou sete posições e, com um excelente trabalho da equipe no pit stop, Nelsinho voltou para a pista em sétimo. Mas o pneu dianteiro direito foi novamente o “vilão” da dupla e furou após um toque sofrido por Nelsinho nas voltas finais. A dupla, que ontem teve o pneu furado no início da corrida, precisou parar nos boxes e completou a bateria em 15º (12º na categoria Pro).
A vitória nesta segunda ficou com a dupla Maximilian Buhk e Maximilian Gotz, da equipe HTP Motorsport, a bordo de uma Mercedes SLS AMG GT3. Eles lideram a temporada, com 27 pontos. O brasileiro Cesar Ramos, que largou na pole com o Audi da equipe WRT, abandonou ainda na largada, após ter a suspensão quebrada por um toque durante a volta de apresentação.
Ao contrário da Corrida Classificatória, a prova desta segunda-feira aconteceu no seco. Jimenez largou com o BMW Z4 #0 e assumiu a ponta. O piloto conseguiu suportar a pressão dos rivais, mas acabou ultrapassado e caiu para terceiro, posição que entregou o carro para Cacá logo que abriu a janela para o pit.
Com pneus novos, Bueno saiu rápido e conseguiu manter o terceiro posto. Mas, no final, com o carro já desequilibrado, acabou perdendo posições.
“Nosso carro não estava bom hoje. Esperávamos ser superados pelos Audis, mas não pela Mercedes. Resistimos bravamente o quanto pudemos. Paramos logo para a troca de pilotos, saí rápido com pneu zero, mas os pneus não aguentaram até o final e o carro ficou bastante desequilibrado. Quando o Audi chegou, faltando 1min40 para o final da prova, eu não tinha o que fazer. Forcei o ritmo, mas com o pneu gasto eu tinha pouca aderência e não conseguia frear direito e não deu para segurar. Quase beliscamos o pódio, mas no geral deu pra perceber que a temporada promete ser melhor e estamos evoluindo”, analisou Bueno.
Jimenez também destacou o início promissor da temporada, mas também ressaltou que não dava para comemorar. “É um começo bom, com certeza. Não dá pra reclamar, mas também não dá para comemorar. Acho que a corrida de hoje novamente mostrou que é preciso mexer na equalização dos carros, pois os Audi e Mercedes têm um rendimento muito superior”, explicou o piloto paulista.
No BMW Z4 #21, Stumpf fez uma excelente largada, partindo de 18º e ganhando posições na pista. “O carro estava bom no começo da prova, muito estável e consegui ganhar sete posições. Na troca de pilotos, a equipe trabalhou muito bem e ganhamos mais posições. O Nelsinho já era o sétimo e vínhamos fazendo uma boa prova de recuperação até que infelizmente teve o furo no pneu”, declarou o gaúcho.
Piquet, que fez sua estreia na categoria, também lamentou. “Levei um toque de leve, mas que pegou do jeito errado e tirou o bico do pneu, que esvaziou. Mas, avaliando a prova antes disso, foi bom. Conseguimos nos recuperar, o pit stop foi bom e agora é continuar trabalhando e melhorando o carro”, comentou o brasileiro que anunciou a mudança do número do carro de 21 para 30 nas próximas etapas. “Acho que vai dar mais sorte”, completou.
No próximo domingo (27), a Rede TV! exibirá um compacto da rodada em Nogaro para todo o Brasil.
A segunda etapa do Blancpain Sprint Series acontecerá nos dias 17 e 18 de maio, em Brands Hatch, na Inglaterra. Vinte carros estão participando do campeonato, um dos principais do turismo mundial, com modelos da BMW, Audi, Lamborghini, Ferrari, Mercedes e McLaren. Em Nogaro, seis ex-pilotos de Fórmula 1 estiveram no grid. Além de Piquet, também correram Alex Zanardi, Giorgio Pantano, Tomas Enge, Andrea Montermini e Marcus Winkelhock.
Os melhores na Corrida Principal:
1 Maximilian Buhk/ Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) 41 voltas
2 Gregory Guilvert/ Stephane Ortelli (G-Drive Racing Audi R8 LMS Ultra) a 1s721
3 Mateusz Lisowski / Vicent Abril (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 29s602 *
4 Sergei Afanasiev/ Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) a 30s677
5 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 32s513
6 Hari Proczyk / Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII) a 33s589
7 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 34s031
8 Fabio Onidi/ Giorgio Pantano (Bhaitech McLaren MP4-12C) a 37s858
9 Alessandro Latif/ Marc Basseng (Phoenix Racing Audi R8 LMS Ultra) a 52s727
10 Filip Salaquarda / Andrea Montermini (Scuderia Villorba Corse Ferrari 458 Italia) a 1min00s637
15 Matheus Dall Agnol Stumpf/ Nelson Piquet Jr (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 2min12s774
* Categoria Silver Cup
Classificação do Campeonato (Top-6):
1 Maximilian Buhk/ Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) 27 pontos
2 Gregory Guilvert/ Stephane Ortelli (G-Drive Racing Audi R8 LMS Ultra) 21 pontos
3 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) 16 pontos
3 Sergei Afanasiev/ Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) 16 pontos
5 Hari Proczyk/ Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII) 11 pontos
6 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) 8 pontos
6 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) 8 pontos
Calendário 2014 do Blancpain Sprint Series:
1ª etapa: 20 e 21 de abril – Nogaro (França)
2ª etapa: 18 de maio – Brands Hatch (Inglaterra)
3ª etapa: 6 de julho – Zandvoort (Holanda)
4ª etapa: 24 de agosto – Slovakia Ring (Eslováquia)
5ª etapa: 7 setembro – Algarve (Portugal)
6ª etapa: 19 de outubro – Zolder (Bélgica)
7ª etapa: 2 de novembro – Baku (Azerbaijão)